Terça-feira, 3 de abril de 2018 - 22h08
Investimentos na ZF
Ao pedir a moça em casamento, o noivo ouviu do pai que concedia principalmente “aquela mão que vive metida no meu bolso”. Queixa similar à da Amazônia, sempre com a mão federal levando o bônus tributário das riquezas geradas, mas recebendo em troca uma contrapartida aquém das necessidades.
As reuniões dos líderes da região, afirma o governador de Rondônia, Confúcio Moura, “são como um muro de lamentações”. Alfredo Lopes, do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), defendeu o alinhamento entre a região e o conjunto nacional, até porque, argumentou o Grupo de Trabalho Interministerial do Ministério de Ciência & Tecnologia, “existe para vetar novos investimentos na ZFM” e, até por isso, a indústria regional encolhe.
Quem pensa em segregar a Amazônia? Somente uma visão maluca e desleal com o Brasil poderia supor que alguma região em separado ganharia ao sufocar as possibilidades de desenvolvimento da região que possui maior potencial.
A Amazônia precisa se alinhar ao conjunto nacional, só rejeitando as amarras crônicas que o freiam e atrasam. Sudeste também está desalinhado? Todos ganharão com regras mais isonômicas e a harmonia do conjunto nacional.
A renovação
Os partidos apostam numa grande renovação dos quadros políticos em Rondônia e por isto tantos nomes novos estão já sendo lançados para as disputas do Senado e ao governo estadual. As nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados também estão repletas de novidades com farta opção de alternativas para o eleitorado.
A peleja
Os vereadores de Porto Velho estão lustrando as botinas para galgar cargos mais altos em 2018. São os casos de Ada Dantas e Luan da TV para deputado federal e Mauricio Carvalho, Elis Regina, Alex Palitot, Zequinha Araujo, Jair Montes e Cristiane Lopes, entre outros nomes ainda se decidindo. São os predadores da temporada.
A substituição
Com o falecimento do ex-deputado federal Agnaldo Muniz, em trágico acidente provocado por aquaplanagem na rodovia 319, que liga Porto velho a Humaitá, se cogita nos bastidores políticos que o MDB substitua o recém-filiado vitima do desastre, pela sua irmã Marley Muniz. Anteriormente ela era cogitada para ser suplente do senador Valdir Raupp no seu projeto de reeleição.
Troca troca
Segue o troca troca de partidos pelos deputados estaduais em Rondônia. Faltam algumas definições ainda, mas Só na Bença (Pimenta Bueno) esta deixando o MDB, Hermínio Coelho (Porto Velho) o PDT, Leo Moraes (PTB) já migrou para o Podemos, Rosângela Donadon (com base em Vilhena) deixou o MDB e ingressou no PDT. E tem mais gente buscando acomodações.
Mas perdas
Os partidos com mais perdas no Congresso Nacional são o PT de Lula, o MDB de Michel Temer e o PSDB de Aécio Neves. Em vista das acomodações para a disputa presidencial é o PSL dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (RJ), Alvaro Dias (PR) do Podemos, o DEM do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (RJ) as siglas mais beneficiadas pelas mudanças.
Via Direta
***Duas comunicadores combativas, verdadeiras leoas na defesa das causas populares, devem enfrentar as urnas na disputa por cadeiras a Assembléia Legislativa *** São elas Luciana Santos (PSB) e Ivete Gomes (PSD) ***
È péssimo o estado de estradas consideradas vitais para a economia de Porto Velho, casos das Belmont e Penal, repletas de lamaçais*** A chiadeira dos produtores é grande.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu