Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Vigilância aérea - Por Carlos Sperança


Vigilância aérea

Com o narcotráfico tomando conta de nossas fronteiras, a Força Aérea Brasileira-FAB decidiu ampliar a vigilância do espaço aéreo nas divisas com o Paraguai e a Bolívia. A Operação Ostium é a maior desta modalidade já vista na história para coibir vôos irregulares, possivelmente ligados ao tráfico de drogas.

Iniciada na última sexta feira a operação militar com aviões tucanos deve se prolongar até o final do ano com missões equipadas com radares moveis em cidades próximas as fronteiras como Chapecó (SC) e Corumbá (MS). As aeronaves da operação ficarão posicionadas em Cascavel e Foz do Iguaçu (PR) e Dourados (MS).

Participam das ações nas divisas as aeronaves de ataque A-29 Super Tucano, Aviões Radar E-99, e de reconhecimento R35-A e RA 1, aeronaves remotamente controladas (ARPs) RQ-450 e os helicópteros H-60 Bak HawkAH-2 Sabre.

O que não dá para entender é o fato da FAB não posicionar as aeronaves desta operação também em Rondônia aonde os cartéis do narcotráfico e do contrabando têm feito o espaço aéreo de quintal. Com a palavra o Ministério da Defesa.



 

Contra a impunidade

Vigilância aérea - Por Carlos Sperança  - Gente de Opinião

A primeira manifestação do ano contra a impunidade será neste domingo, em todo o País. O objetivo da mobilização nacional convocada pelos movimentos Vem Para a Rua e Brasil Livre é em apoio a Operação Lava a Jato, o fortalecimento do projeto que elimina o foro privilegiado e contra as conspirações no Congresso Nacional para livrar a pele dos corruptos envolvidos no Caixa II.

Vigilância aérea - Por Carlos Sperança  - Gente de Opinião


 

Causas sociais

Gente de Opinião

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, sempre atenta as grandes causas do povo brasileiro e com longa tradição em defesa dos mais oprimidos, emitiu sua posição a respeito da proposta da Reforma da Previdência do governo Michel Temer. A proposta, como se sabe, pode deixar milhões de brasileiros sem aposentadoria e sem nenhum tipo de proteção social, atingindo principalmente as famílias mais pobres.

Gente de Opinião

Caça fantasmas

Ante as noticias da mídia sobre a Operação Caça Fantasmas em andamento pela Policia Federal e Receita, relativa à identificação e punição das empresas que tem fraudado o fisco, fica sugestão para as autoridades estender as investigações a determinados órgãos públicos estaduais em Porto Velho lotados de fantasmas e marajás, acobertados por políticos influentes. É coisa de louco!

Recorde nacional

Um dos piores recordes nacionais atribuídos a Rondônia é o desperdício de água tratada em Porto Velho, que somadas às ligações clandestinas, atinge 70 por cento do consumo local. A Companhia de Águas e Esgotos - Caerd, mesmo com este histórico de ineficiência, promete 100 por cento de água encanada para Porto Velho no ano que vem mesmo sem conseguir controlar toda a água que vai para o ralo. Difícil acreditar.

Caso Naiara

Impressiona a impunidade dos crimes onde os políticos estão no meio. É o caso de uma jovem que foi assassinada a mando da família de políticos, já enrascada com a justiça. Até agora os culpados não foram devidamente punidos. Uma história de ciúmes, violência e vingança e com o final marcado por requintes de crueldade que esta sendo levantada por um importante programa policial em rede nacional. É o fantasma Naiara assombrando... 

Via Direta

Vigilância aérea - Por Carlos Sperança  - Gente de Opinião

*** Com o alto escalão tomado por vários credos e tantas rivalidades tribais vigentes a gestão do prefeito Hildon Chaves (PSDB) agoniza *** È muito tigre no mesmo capão e até ajustar as coisas vai tempo, inclusive pendengas entre secretários e adjuntos *** Enquanto isto haja paciência dos tucanos ***Alvo de fogo amigo, os Raupistas investigam o DNA de quem esta fomentando mais ainda seus processos na imprensa rondoniense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)