Segunda-feira, 30 de novembro de 2015 - 20h34
O genocídio dos negros
No parecer apresentado pela relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI Rosangela Gomes (PRB-RJ) que investiga a violência contra jovens negros e pobres, foi sacramentada a proposta de um Plano Nacional Contra a Violência, alegando-se que se consolidou um genocídio institucional no segmento.
No entanto, os vários planos nacionais anunciados pelo governo brasileiro não tem solucionado os problemas até agora no país. No Brasil, temos planos para tudo: contra as drogas, saneamento, do lixo. Certamente só mais um projeto – que muitas vezes nem sai do papel – não conseguirá resolver um problema tão complexo e de tamanha gravidade.
Mas alguma coisa precisa ser feita. O Mapa da Violência tem demonstrado claramente a mortandade da juventude negra em contaste com os índices de mortos dos jovens brancos.
Medidas duras foram propostas pela relatora: a desmilitarização das polícias, a criação de um fundo de combate ao racismo e a aprovação de um projeto que acaba com os chamados de autos de resistências usados por policiais para justificar mortes em perseguições. Vamos engatinhando.
Entre alcaides
Os prefeitos rondonienses se reúnem hoje em Porto Velho – são 52 ao todo – para eleger a nova diretoria da Associação Rondoniense dos Municípios -AROM. Estão no páreo o atual presidente que pleiteia a reeleição, Marinho da Caerd (de Machadinho do Oeste) e pela oposição o prefeito de Santa Luzia do Oeste Jurandir de Oliveira. Marinho é considerado o favorito por ter a máquina na mão.
A composição
Em entrevista exclusiva ao jornal Alto Madeira, no final de semana, o ex-senador Expedito Junior, presidente regional do PSDB anunciou chapa puro sangue na capital com a deputada federal Mariana Carvalho disputando o cargo de prefeita e um vice talvez indicado por ele, do mesmo partido, possivelmente o empresário Lindomar do Sandubas,que, diga-se de passagem, seria um bom nome.
Má estratégia
Em que pese o fato do PSDB ter bons quadros para apontar o vice da chapa de Mariana, trata-se de má estratégia lançar chapa puro sangue. A tucana é de fato, favorita para 2016, mas subestimar os adversários é o caminho mais rápido para uma derrota. Alianças são necessárias. Estou farto de ver baitas favoritos tombarem por aqui, ainda mais por aqui, onde as coisas se decidem nos últimos dias, com efeito manada.
Correção de rumos
O clã Donadon está empenhado numa correção de rumos para deixar para trás a imagem de família corrupta. Os ex-deputados Marco Antonio Donadon e Natan Donadon já estão soltos, cumprindo penas alternativas, a deputada Rosangela Donadon (esta é ficha limpa) tem exercido um mandato ilibado e o ex-prefeito Melki Donadon está reabrindo a Associação beneficente em Vilhena.
A polêmica
Volta à polêmica da decoração natalina em Lambançópolis. Nada contra o que foi planejado na capital, mas gastar R$ 2,5 milhões numa decoração natalina é mais um equívoco. Em Ji-Paraná a decoração já está pronta, agradou a toda população e só custou R$ 180.000,00. Se eu fosse os árabes, eu metia na rua quem apresentou tal orçamento - com a cara lavada. A coisa já esta dando desgaste.
Via Direta
*** O tal Black Friday em Porto Velho resultou em muitas queixas dos consumidores. Em muitas lojas os descontos eram maquiados *** Dois deputados estaduais, de asas crescidas, entram na disputa da prefeitura de Ariquemes: Adelino Follador e Alex Redano*** Com a crise, aumenta sensivelmente a inadimplência dos mutuários do Programa Minha Casa, Minha Vida *** Entre comer e pagar as prestações, os mutuários escolhem se alimentar.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri