Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Volta à polêmica da decoração natalina em Lambançópolis



 

O genocídio dos negros

No parecer apresentado pela relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI Rosangela Gomes (PRB-RJ) que investiga a violência contra jovens negros e pobres, foi sacramentada a proposta de um Plano Nacional Contra a Violência, alegando-se que se consolidou um genocídio institucional no segmento.

No entanto, os vários planos nacionais anunciados pelo governo brasileiro não tem solucionado os problemas até agora no país. No Brasil, temos planos para tudo: contra as drogas, saneamento, do lixo. Certamente só mais um projeto – que muitas vezes nem sai do papel – não conseguirá resolver um problema tão complexo e de tamanha gravidade.

Mas alguma coisa precisa ser feita. O Mapa da Violência tem demonstrado claramente a mortandade da juventude negra em contaste com os índices de mortos dos jovens brancos.

Medidas duras foram propostas pela relatora: a desmilitarização das polícias, a criação de um fundo de combate ao racismo e a aprovação de um projeto que acaba com os chamados de autos de resistências usados por policiais para justificar mortes em perseguições. Vamos engatinhando.


 



 

Entre alcaides

Os prefeitos rondonienses se reúnem hoje em Porto Velho – são 52 ao todo – para eleger a nova diretoria da Associação Rondoniense dos Municípios -AROM. Estão no páreo o atual presidente que pleiteia a reeleição, Marinho da Caerd (de Machadinho do Oeste) e pela oposição o prefeito de Santa Luzia do Oeste Jurandir de Oliveira. Marinho é considerado o favorito por ter a máquina na mão.

A composição

Em entrevista exclusiva ao jornal Alto Madeira, no final de semana, o ex-senador Expedito Junior, presidente regional do PSDB anunciou chapa puro sangue na capital com a deputada federal Mariana Carvalho disputando o cargo de prefeita e um vice talvez indicado por ele, do mesmo partido, possivelmente o empresário Lindomar do Sandubas,que, diga-se de passagem, seria um bom nome.

Volta à polêmica da decoração natalina em Lambançópolis - Gente de Opinião

Má estratégia

Em que pese o fato do PSDB ter bons quadros para apontar o vice da chapa de Mariana, trata-se de má estratégia lançar chapa puro sangue. A tucana é de fato, favorita para 2016, mas subestimar os adversários é o caminho mais rápido para uma derrota. Alianças são necessárias. Estou farto de ver baitas favoritos tombarem por aqui, ainda mais por aqui, onde as coisas se decidem nos últimos dias, com efeito manada.

Correção de rumos

O clã Donadon está empenhado numa correção de rumos para deixar para trás a imagem de família corrupta. Os ex-deputados Marco Antonio Donadon e Natan Donadon já estão soltos, cumprindo penas alternativas, a deputada Rosangela Donadon (esta é ficha limpa) tem exercido um mandato ilibado e o ex-prefeito Melki Donadon está reabrindo a Associação beneficente em Vilhena.


 

A polêmica

Volta à polêmica da decoração natalina em Lambançópolis - Gente de Opinião

Volta à polêmica da decoração natalina em Lambançópolis. Nada contra o que foi planejado na capital, mas gastar R$ 2,5 milhões numa decoração natalina é mais um equívoco. Em Ji-Paraná a decoração já está pronta, agradou a toda população e só custou  R$ 180.000,00. Se eu fosse os árabes, eu metia na rua quem apresentou tal orçamento - com a cara lavada. A coisa já esta dando desgaste.



 

Via Direta

*** O tal Black Friday em Porto Velho resultou em muitas queixas dos consumidores. Em muitas lojas os descontos eram maquiados *** Dois deputados estaduais, de asas crescidas, entram na disputa da prefeitura de Ariquemes: Adelino Follador e Alex Redano*** Com a crise, aumenta sensivelmente a inadimplência dos mutuários do Programa Minha Casa, Minha Vida *** Entre comer e pagar as prestações, os mutuários escolhem se alimentar. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)