Quarta-feira, 4 de setembro de 2013 - 10h45
Frase do dia:
“Após queimar omelete, Câmara desfrita o ovo" – Jornalista Josias de Souza.
1-7-Prisioneiros ilustres, o retorno!
Pensei que o caso era um osso e era um nervo. Ao tocar nas obras de ampliação do Centro de Progressão Penitenciária, que terá 600 vagas no regime semiaberto e custará R$ 3,4 milhões, não pensei que teria a companhia de um magistrado da estirpe do ministro Marco Aurélio do STF. Lépido, o ministro despachou uma voadora digna de registro: “O político não merece, por ser político, um tratamento preferencial. O tratamento deve ser igualitário para todos os cidadãos. Não concebo que sejam construídos ou reformados [os presídios] só para abrigar políticos, até porque não há tantos políticos condenados assim.” Concordo com tudo o que ele disse e lamento apenas que a última frase seja verdadeira.
2-Regulando a embreagem
Depois de um período submerso, como faz a sucuri, voltei a escrever e, na primeira coluna falei das operações no estado que estavam compasso de espera, meia-embreagem, mais quietas que cascavel alimentada. Hoje a cascavel surgiu brandindo o chocalho macabro p’ro lado da deputada Epifânia Barbosa, empresário Edson Silveira, ex-prefeito Roberto Sobrinho, ex-secretário Mário Sergio e ex-controlador geral, Sérgio Pacífico. Tem muita comida de cobra nas operações Apocalipse, Termópilas, “8666”, “Pau-Brasil”, Vórtice, Hidra de Lerna dentre outras e a cobra está faminta.
3-Fechando as contas
A necessidade é mãe das artes. Com a espada de Dâmocles sobre a cabeça e o punhal da Lei de Responsabilidade Fiscal no peito, mandatários resolveram se defender com a única arma possível: a tesoura. Na capital o prefeito médico Nazif apertou o garrote para estancar a sangria. Em Cacoal o prefeito padre Franco passou uma penitência pesada: pão, água ou brisa para comissionados. No estado o médico Confúcio foi cirúrgico: uniu e costurou secretarias, cortou CDSs e até o próprio salário e na ALE, Herminio congelou o orçamento deste ano e anunciou um corte para 2014. Meno male, diz seo Genaro, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal é dureza e pode levar algum desavisado e mão aberta ao xilindró.
4-Uma conta que não fecha
No Distrito Federal só 9 dos 15 médicos brasileiros escolhidos, se apresentaram para trabalhar no primeiro dia do “Mais Médicos”. Em Porto Alegre, só 8 dos 13. Para o ministro Padilha da Saúde, isso “só reforça o diagnóstico de que o Brasil tem um número insuficiente de profissionais médicos diante de um mercado muito aquecido. Isso é mais grave ainda para as unidades básicas”. Gosto de números ou de fazer contas como o ministro Padilha, mas nada sei de diagnóstico matemático. Isso parece coisa do seriado Dr. House. Ou isso ou alguém mexeu na geografia e alterou o Teorema de Hipócrates revelando uma equação cujo resultado é um ângulo reto de 66º C. Ou seja: ou isso é malária ou é dengue.
5-Curando a bicheira
Depois de dado um tiro no próprio pé o que provocou uma infeção, a Câmara Federal resolveu tratar a bicheira e com a maior sem cerimônia aprovou por unanimidade dos 452 presentes a PEC349/2001 do Voto Aberto. A proposta estava no fundo numa gaveta desde 2006 quando foi apresentada pelo deputado Luiz Antonio Fleury. Aprovada na Câmara irá ao Senado onde deve receber uma tarde inteira de discursos efusivos, autoelogios, manteiga, salsa parrilha, orégano e ser promulgada, isto se o bendito do Senado não resolver aprovar a sua PEC que trata do mesmo tema. Que coisa... um presidiário da Papuda conseguiu fazer em 7 dias o que o Congresso tentou sem sucesso por 7 anos. Ééé do Brazil, zil, zil!
6-Turbulência à vista
O tempo está ruim pros lados do senador Cassol se for verdade verdadeira o que disse o presidente do Senado Federal, o impoluto Renan Calheiros: “Não tem nenhuma lógica ou razoabilidade o Congresso Nacional, por meio das suas Casas, rever, validar ou emendar julgamentos judiciários que transitaram em julgado no Supremo. Se o STF mandar para o Senado qualquer decisão envolvendo a prisão de um senador, eu devolvo.” Isso quer dizer o seguinte: desde que Renan – ele foi denunciado pelo Procurador Geral ao STF – não esteja na linha de tiro, pode ser que ele devolva. Ou não...
7-CPI da Espionagem
Com ares de causa supranacional o Senado vai instalar a CPI da Espionagem, uma proposta surgida desde que pipocou o primeiro relato no mês de junho. Vai ser a grande vitrine para políticos que pretendem disputar a próxima eleição mas tem tudo para ser apenas isso. Embaixadores não falam por terem imunidade parlamentar e espiões – que o diga Bond, James Bond – por terem a pílula de cianureto escondida na cavidade do primeiro ou segundo pré-molar, dependendo do dentista que a incrustou. Mas a honra e soberania nacional enxovalhadas agradecem o esforço ainda que inócuo.
8-Cara de pau
Com a mesma desfaçatez de sempre os movimentos sociais de araque, as organizações que mamam nas tetas da viúva e até partidos políticos travestidos de povo querem se misturar à plebe rude que deve ir às ruas neste 7 de setembro para protestar. Como o movimento é genuinamente popular, as bandeiras e siglas são substituídas por pedaços de cartolina e faixas artesanais com todo tipo de reclamação e usando de muita criatividade. Só para variar, os arautos do caos só falam daquela pequena parcela de mascarados e esquece da grande maioria que tenta dar um norte ético ao país. Mesmo no meio da multidão serão reconhecidos e rejeitados. Como água e óleo, não se misturam.
9-Arapongagem
Depois de muito bate-boca, bate-pau e bate-cabeça, autoridades do Rio de Janeiro descobriram a fórmula mágica para acabar com o vandalismo durante os protestos de rua de forma simples: vão abordar quem estiver com o rosto coberto por máscaras, camisas, lenços e qualquer outro objeto que dificulte a identificação facial, exigir documentos podendo encaminhar à delegacia mais próxima para identificação criminal, tudo com permissão prévia da justiça e do Ministério Público. Detalhe: toda abordagem será feita com gravação em câmara de vídeo. Aí danou-se! Considerando o histórico de confrontos no Rio o que vai pintar de manifestante que caiu da bicicleta e se feriu não tá no gibi. Se a moda pega...
10-Pois é...
É pule de 10. Confúcio acelera para anunciar em janeiro anuncia que vai disputar a reeleição. Quem sobreviver verá.
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol