Quarta-feira, 6 de junho de 2012 - 18h40
Frase do Dia:
"Quando um homem poderoso passa a confundir-se com os deuses, ensinavam os gregos, estimula os deuses a mostrar-lhe seus limites.". – Carlos Brickmann sobre Lula, o semideus.
I-Valter - more or less - free
Pois é: Valter Araújo está mais ou menos livre? Explico: está livre, mas não pode entrar na ALE pois o habeas corpus refere-se àquela primeira prisão. Ora, está mais ou menos livre ou mais ou menos preso? Mas falar pode, não pode? Mas pelo fato de estar mais ou menos livre – ou seria mais ou menos preso – terá que ficar mais ou menos mudo? Não sei, mas torço para que Valter meta a boca no trombone, ainda que para falar meia verdade ou meia mentira. Será que não é hora do Valter falar tudo de todos ou mesmo um pouco de alguns? Fala Valter, fala!
II-Casa de caba
Notas do TRT, do Sintero, coletiva marcada, ligações preventivas e pitacos descabidos de todo mundo para todo lado, depois da entrevista da ministra Eliana Calmo, reforçam a idéia de que existe carne guisada embaixo da farofa. Mas até onde fui informado, tudo está mais que certo e não há motivos para medos, aperreios ou no pior dos mundos, para quem já meteu a mão na bufunfa, ter que devolver algum rico dinheirinho. Isso ainda vai dar rolo pra mais de metro.
III-Rosca fina
Quem conhece ou precisa do serviço público sabe que se depender do humor de servidores pode-se ir para o inferno no primeiro dia. Abrir uma empresa, que em tese vai gerar empregos e impostos, é incentivo oficial para o empresário permanecer na clandestinidade. Participar de licitação, vender e receber do governo é tarefa para heróis e sortudos. Conseguir vaga para fazer uma cintilografia, consulta com cardiologista, neurologista e coisa do tipo é como acertar sozinho na loteria por três vezes seguidas. Mas convenhamos, nem sempre é assim. Tem mais.
IV-Rosca microscópica
Algumas notas na imprensa e um release do TCE mostram que existe algo novo no front. É o “MPC proativo” ou coisa que o valha, que nasce no TCE e deságua em algum ponto que precise de irrigação, dentro da melhor técnica, como mostra esse release: “...a atuação do MPC não só tem impedido a ocorrência de irregularidades, ocasionando economia aos cofres públicos, como também evitado que desperdícios ocorram, através de ações preventivas de orientação ou correção.” Bonito não? Claro que às vezes pintam as “caçambadas desenroscadas” mas...
V-Rosca espanada
As reclamações do serviço público contra as ações do próprio serviço público deveriam ser analisadas e resolvidas no âmbito do próprio governo, principalmente se atrapalham a vida do cidadão ou impedem a execução ou aquisição de bens e serviços. A queda de braço entre TCE e Supel se tornou visível até ao cidadão comum que não contrata com o governo. Se há algo tão grave como parece, metam a boca na vuvuzela, denunciem, chamem a PF, MP, MPF, PGE e OAB. Mas se é só uma rosca espanada, popará: sentem, conversem e troquem a bendita rosca.
VI-Reparando a rosca
Dia 12 teremos audiência pública sobre licitação para compra de produtos e serviços da saúde. Limpeza, refeição, vigilância, medicamentos, anestesistas, neurologistas, manutenção, exames por imagem, leito, procedimentos particulares, tudo enfim. O promotor Geraldo Henrique quer dar transparência e envolver Órgãos do Controle Externo – MPE, MPF, MPC, TCE, CGE, CGU e quem contrata com o Poder Público. Para Zé de Nana, “quem chama o martelo é o prego e quem dá o acocho é a precisão”. Chega de ladrões e picaretas. Bote bem curto doutor.
VII-Efeito dominó
E quando menos se espera mais pedras vão caindo e o dominó se desmantela. O juiz Franklin Vieira dos Santos, da 3ª Vara Criminal de Porto Velho, carregou nas tintas e mandou pra casa do crica alguns ladrões da Assembleia Legislativa de Rondônia, que usavam a “folha paralela”. 3 a 19 anos de prisão e multa. A sentença é parte da Operação Dominó que ainda se desdobra, mas a “tchurma da mão grande” se antecipou e foi pega na goela quando caiu com a Operação Termópilas. Ladrão é uma desgraça. Não tem jeito e não tem medo. É audacioso e corajoso.
VIII-Mais roubalheira
E a Escola de Samba Unidos do Precatório pede licença para apresentar suas atrações. Instada pela ministra Eliana Calmon, a “tchurma do querumeu” vem forte no carnaval fora de época. Nomes insuspeitos e figuras insuspeitas, lado a lado com nomes suspeitos e figuras suspeitas para defender o enredo “Conosco Ninguém Podosco”. Pois é... se é pra esculachar, a gente não se micha pra ninguém. É Rondônia mostrando que se o assunto é roubalheira entre nossos poderes e nossos poderosos, nossa nota é 10. E fique esperto que isso tudo aí é só o começo.
IX-Pulsação
CtrlC + CtrlV do Ilimar Franco de O Globo, para a gente sentir o pulso do ministro Gilmar. “Reação do ministro Gilmar Mendes (STF) ao documento da assessoria do PT sobre os citados na investigação da PF: “Não é um fato normal. É coisa de canalha, de gângster mesmo. Passar isso (o conteúdo das escutas da PF) para a mídia é coisa de fascistas. Eles (os petistas) estavam extorquindo o Toffoli e o Fux (ministros do STF). Oprimindo os dois. Estou indignado com essa estória de Berlim. Não vamos tratar como normal o que não é normal. Estamos lidando com bandidos.””. Para Zé de Nana, “*erda subiu de preço”. Acho que o Zé de Nana matou a pau.
X-No answer
X1-Que tal outro feriado, o “Animus Christi” parase contrapor ao de amanhã ?
X2-Inspeção, taxa, touca, luva, e todo tipo de exigência para quem toca seu negócio dentro das regras. Por que não para o peixeiro, frangueiro e salgadeiro do meio da rua?
X2-Será que vaiaparecer algum gaiato dizendo que a transposição emperrou por causa da denúncia da ministra Eliana Calmon?
Avanço importante em prol da liberdade de expressão
Pulamos algumas casas para avançarmos ao futuro. O CEO da Meta, empresa que é dona das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads acabou
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos