Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

A notícia não tem cor


Frase do Dia:

Gente de Opinião
“A notícia não tem cor” 
Sued Pinheiro sobre o Alto Madeira impresso em preto e branco

I-Ôba Ôba ou “no coice”?

Dia 31 vai ter festa na Câmara de Vereadores: audiência pública sobre transporte coletivo da capital. Recinto pequeno, pauta grande e vamos combinar que audiência pública coonesta e não resolve. Do release: “...serão debatidos temas como: a deficiência na prestação do serviço...; a resistência das empresas concessionárias em cumprirem com os deveres...; Termo de Ajustamento de Conduta não cumprido...; trâmite de ações civis públicas na Justiça...( )...a audiência visa esclarecer a problemática... ( ) ...as alternativas para a melhoria...do serviço. Se é para quebrar o duopólio, pegaram o atalho esburacado.  Detesto dizer isso mas democracia de mais gera resultado de menos. O coice também funciona.

Gente de Opinião

II-A semana e o efeito Orloff

Volta daquilo que alguns chamam de férias e que mais pareceram “feras”, trabalho dobrado cobrindo ausências de colegas, um pequeno acidente doméstico que deixou um bom trecho da minha barriga queimada e dolorida e amigos que se foram com a novidade de viajarem  em bandos para o andar de cima entre o fim e o início de cada ano. Sued Pinheiro era velado na ALE e ali no Braz a gente bebia aos que partiram de outros anos como Manelão, Valverde, Odair e Paulo Queiroz. Faith, organizado como sempre, estava na fila e um dia depois se foi e vai fazer muita falta. Velório, mesmo com piada é sempre complicado. É como se o ”de cujus” sussurrasse circunspecto após uma “lapada de Orloff”: “Eu sou você, amanhã”.

 A notícia não tem cor - Gente de Opinião

III-São Lucas e a PEC 37

São Lucas conta no capítulo 12, versículo 48 um belo ensinamento de Cristo: “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”. Lembrei-me da passagem ao ler sobre a luta do Ministério Público para manter o poder de investigar e a PEC 37 do “seo Lourival”. O debate é bom, mas é corporativo. Liberem o MP ou quem mais possa investigar e depois cobrem. Tendo a aceitar como natural a participação do MP ou outros órgãos de fiscalização na fase inicial do processo, investigando e somando esforços contra o crime e os criminosos. Prefiro que MP, TCU, TCE, PF e polícias sejam punidos por eventuais excessos que ver criminosos soltos por uma investigação frouxa ou inexistente. 

IV-Falando em PEC...

Talvez um dia, quem sabe uma hora dessas, maybe... Não tenho outra explicação que não seja a incerteza de quando sai e a certeza de que uma hora irá sair. PEC da transposição, ou melhor dizendo, EC-60. Quem sabe este ano, ou talvez no próximo, creio que tipo assim, sem falta, é muito provável que até possa ocorrer. Salvo se algo não previsto no trâmite legal obrigue a parar tudo para uma revisão por algo que talvez tenha faltado. Ou talvez seja preciso inserir alguma vírgula nova para chegar a bom termo. Apesar de todas as dúvidas eu tenho a quase certeza de que a esperança pode até morrer, mas a transposição talvez não.

A notícia não tem cor - Gente de OpiniãoV-É mais que isso Segismundo

O petista, advogado e amigo Ernande Segismundo pôs num artigo toda a dor e mágoa que sente com seu partido. Falou-me que publicaria um artigo forte e o fez. Deu nomes aos bois e classificou a boiada. O artigo é a cara do advogado, mas sei que custou muito ao militante. Sinto muito pelo amigo, mas por ser amigo e por ter escrito algo semelhante, permita-me a correção: não seja regional. A solução é refundar o PT, mas não só aqui “para reconquistar o respeito e admiração que um dia já teve da população portovelhense”. Refundar o PT é promover a “extirpação do seio partidário dos que promoveram seu escabroso flagelo”, por sua história e para reaver o respeito do país. Convenhamos porém, é uma tarefa hercúlea.  

A notícia não tem cor - Gente de Opinião

VI-Lei 190 ou Lei de grandes eventos

Ainda sob o impacto da tragédia que se abateu sobre a cidade de Santa Maria, faço um “mea culpa”: sou contra a nossa lei draconiana, que precisa ser revista, mas temos a lei 190 como em tese, deveriam ter todas as cidades. Mas não é esta ou outra lei que irá impedir que uma tragédia como a de Santa Maria ocorra. À estupidez de fogos de artifício em local fechado soma-se a falta do alvará de funcionamento da boate e ausência do Plano de Prevenção a Incêndio. Supondo-se que Santa Maria tivesse sua lei 190, faltou a fiscalização para que a lei fosse aplicada. E nossa fiscalização como anda? A tragédia traz embutida outra perversão:  as mortes na sua maioria foram de jovens universitários. Perda duplamente irreparável.

 VII-Rockfeller tupinikin

Atribui-se a Rockfeller uma frase: “o melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada e o segundo melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo mal administrada”. Rockfeller era americano. Se fosse brasileiro não diria semelhante estultice. Vejam a Petrobras cuja lucratividade some nas voçorocas para salvar a lavoura arcaica da terra brasilis. Como o governo quer a cada vez mais aparelhada Petrobras tenta colorir a inflação negra como óleo cru. O rombo em quatro anos está no pré-sal: R$ 54 bilhões. As dívidas somam R$ 133,9, a capacidade de investir gaseificou-se mas o governo quer mais.

VIII-Conta que não fecha

O governo disse que a conta de energia vai baixar e que não vai faltar energia. O governo não diz, mas as chuvas minguaram tanto que as termoelétricas irão funcionar a full, o que significa dizer que vamos comprar mais petróleo e que os custos adicionais deveriam ser repassados para a conta de energia e para os postos de gasolina. Simples assim, já que não existe mágica ou almoço de graça. Para resolver a equação perversa, a solução passa por medidas impopulares e um discurso técnico verdadeiro. Mas aí a porca torce o rabo ou vice-versa. O Brasil não vai quebrar até 2014. Depois disso a gente se fala. Até lá, é só alegria.

IX-Bem devagarzinho

Quem conhece Brasília sabe que rapidez mesmo só há no trânsito com veículo oficial ou em reuniões de líderes para afinar a pauta. Fora isso... Vejam o caso Renan Calheiros. Obrigado a descer do poleiro em 2007, prepara a volta triunfal à presidência do Senado apesar de um certo Procurador Geral da República estar apresentando robusta denúncia contra o pobre do alagoano. Mas é justo por conta da rapidez seletiva da Ilha da Fantasia que o pecuarista do agreste não precisa se preocupar. O Brasil só funciona depois do carnaval, O STF tem muita coisa para julgar, o volume do processo é grande, a justiça, bem... sabe a justiça? Pois é... 

 

X-Papo com Zé de Nana

X1-Pena de morte é pouco para o desgraçado que matou a menina a facadas.

X2-Se Cassol for inocentado, disputar a eleição e ganhar vira São Cassol da Igreja Mundial.

X2-Soja que cai da carreta + chuva que fica no buraco – fiscalização ausente = rua fedida.

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)