Quarta-feira, 30 de março de 2011 - 21h29
Frase do dia
"Se alguém duvida do potencial desse combustível, veja o Brasil. Mais da metade, a metade, dos veículos no Brasil rodam com biocombustíveis" – Barack Obama, o cara, presidente dos EUA
01-Zé de Alencar
Do jeito como andam as coisas vou acabar sendo um especialista em epitáfios. José Alencar Gomes da Silva, respeitado self made man, admirado político, mineiro de Murié, ou simplesmente, Zé de Alencar é daquelas figuras que angariam respeito em tudo o que fazem. Sua história é exemplar mas, sua luta contra o câncer de forma pública, dá a dimensão do homem que foi. Vice-presidente de Lula, com 398 dias na interinidade, era ao mesmo tempo, leal e um crítico feroz da política econômica do governo. “Não tenho medo da morte mas, da desonra”, dizia. O Zé se vai porém, sem dar à morte o gosto da vitória.
02-Falando em gosto
A quadrilha que roubou as armas na cadeia de Ouro Preto do Oeste não teve o gostinho de sequer dar um tirinho com as armas da polícia. Numa ação rápida e competente, a quadrilha foi desbaratada – adoro esse termo – e os pilantras já estão comendo o marmitex que o povo paga. Tudo rápido, limpo e sem tiros como deve ser ação policial bem planejada. E como pitaquei antes, a ordem de roubo saiu de dentro de um presídio. Esse negócio de visitas em excesso pode ser bom para a “tchurma” de direitos humanos e não para os humanos direitos.
03-De boinas, bruxas e paranóias
Para um devoto de São Tomé, o Incrédulo, como eu, a historia não cola. E só na cabeça dos netos da Velhinha de Taubaté – velha morreu por acreditar em tudo o que lhe contavam – a versão de que uma boina, ou melhor, a falta dela poderia dar o bode que deu. A nota de esclarecimento saiu, tudo está tão azul como a farda de um policial, com ou sem boina mas, a minha paranóia é como calo seco antes da chuva. E é ela diz que existe algo mais. No creo en brujas y paranoia mas, que las hay, las hay. Tanto aquelas quanto a esta. Vou esperar.
04-Indicações
O sempre bem antenado cabeça chata, Robson Oliveira, está imperdível com sua última coluna. Desmente desmentidos e fala de indicações do senador Ivo Cassol. Uma dificuldade extra que Cassol tem quanto a Eletrobrás é que ele é fornecedor de energia. Já indicação para o Incra pode esbarrar num processo que corre em sigilo. O vídeo sobre o fato que ocorreu em 2009, resgatado pelo “serviço arqueológico” do Gente de Opinião, está disponível no Opinião TV. Nada porém que não possa ser contornado por quem vive no céu do Senado. O Paraíba é como Zé de Nana: mata a cobra e mostra. O pau e a cobra morta.
05-(E=mc 2) na mira alemã
Desde que me entendo por gente, os dois gênios da física que habitam minha cabeça fazem hora extra com a teoria do “moto-perpétuo”. Depois da longa pausa Tico e Teco se alvoroçaram com o artigo do Aroldo Pinheiro dando conta de que dois alemães estão pegando algo parecido para gerar energia segura, limpa e barata. A briga entre o São Tomé que trago comigo e alvoroço do Tico e Teco é grande mas, o tema continua sendo instigante. Quem sabe um dia...
06-Zapeando
Aguentei o tranco ontem à noite e na parte inteira da manhã mas sucumbi hoje à tarde, depois de assistir a guerra de audiência das TVs. Cada uma “faleceu” o Zé de Alencar pelo menos uma dúzia de vezes. Acompanhado ainda do resto da virose e sem estímulo para qualquer outra coisa, me entreguei ao “dolce far niente” e ao papo com os vizinhos. O bode chegou “dicumforça” e tão grande que não coubemos os dois numa mesma rede. Mormaço, gatos vadios sujando a grama, a chuva que não vinha e a tarde encompridou tanto que parei de vez!
07-Nada de novo no front
Como abóboras nas carroças, as coisas vão se ajeitando para os de sempre. O ITR – ainda não criado – terá o Amir Lando, O Cleto vai para o Incra, alguém do Cassol vai cuidar da energia, as centrais sindicais botaram o pé na parede e esperam que D. Dilma resolva suas vidinhas, a UNE ajoelhada recebe o apoio ma$$i$$o do governo e até o Nilton Capixaba emplaca uma comissão. E logo a do orçamento! Juro que às vezes dá vontade de tirar a boina, pegar meu boné, pedir minha baixa e vazar na brachiaria. Minha paciência anda por um fiozinho.
08-Yes, vai ter Expovel, of course...
Não sei bem se o termo mais certo seria uma PPP mas, o certo é que a velha ASPRO de guerra vai fazer mais uma Expovel. A inovação é que agora terá o governo do estado parceiro. Por que? Sabe Deus... Como o João do Vale é um cabôco da pá virada, só deu um tapa no chapéu, ajustou a fivela, lustrou a bota e já se movimenta. A Expovel já perdeu a cavalgada e o terreno que arrendava da ACER e haja pedradas! De longe observo a comitiva passando e registro os fatos. Tenho tempo para contar essas e outras histórias. Deixa a poeira baixar.
Vá tentar o que se passa na cabeça desse povo. Na legislatura passada um projeto foi enfiado goela abaixo e aprovado pelos deputados concedendo um aparato de segurança respeitável para os ex-governadores de Rondônia e não teve choro nem vela: saiu do jeito que o mandatário de plantão mandou. Mas, o tempo passa, o tempo voa e a nova Assembléia está premeditando o breque. O deputado Hermínio Coelho apresentou um projeto para acabar com a farra. Como perguntar não gera custos, lá vai: se o projeto passar, fim do privilégio mas, passando ou não significa que estava errado. Se estava errado porque passou e se vai acabar, será que alguém vai devolver o dinheiro do malfeito?
10-Tá tudo dominado...
O Ministério Público pediu à Justiça do Trabalho de Rondônia, que determine à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego o embargo das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. A equipe de fiscais alega que não é possível a continuidade da obra enquanto não forem refeitos os alojamentos, a área de lazer, a lavanderia, a farmácia e a agência bancária da margem direita, destruídos pelos trabalhadores em 15 de março. Ora, ora, ora, meu cumpádi, não advogo para a empresa mas, nesse caso o papagaio comeu o milho e o periquito levou a fama. Pelo andar da mula veia, ou o governo abre as pernas ou teremos uma usina vagalume. É só o começo. A idéia é contaminar a outra.
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol