Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Carnaval do 'já teve'


Frase do Dia:
 



“Um dia é da pedra e o outro da vidraça” – Dito adaptado para o novo prefeito Nazif.

Carnaval do 'já teve'  - Gente de OpiniãoI-Lua de mel azeda

É tradição no Brasil que todo novo governante tenha 90 dias de lua de mel com a imprensa, mas em Porto Velho o povão pôs a tradição num saco preto de lixo e despachou num desses muitos canais da capital só para ver a bagaça da enchente e o que fará o novo prefeito e sua tchurma. Com a paciência por uma “peinha de nada” o povão descobriu nas redes sociais o canal para meter bronca e sobrou para São Pedro, Roberto Sobrinho, Mauro Nazif, Câmara de Vereadores e quem mais for lembrado. Adubado pelas operações que vitimaram Roberto Sobrinho e parte dos seus secretários e irrigado com as chuvas torrenciais, o portovelhense adotou a tolerância zero como lema, deu uma banana para a tradição e começou a cobrança.

II-Secretariado

O secretariado do prefeito Mauro Nazif não apresentou surpresas. Sua campanha solitária já demonstrava que seria pouco provável a participação de políticos de outros partidos, mesmo daqueles que se alinharam ao seu projeto na reta final. Desconhecidos na sua maior parte ou sem maior projeção no serviço público estão literalmente nas mãos do chefe e aí a “porca torce o rabo”. Nazif que estreia como Executivo, tem uma característica muito interessante, possivelmente fruto da atividade parlamentar, que é ouvir todo mundo para decidir sozinho. Pobre de políticos na sua lista é provável que Nazif tenha buscado técnicos, como Jorge Elarrat ou Coronel Gutemberg o que é muito bom para a administração. A conferir em breve.  

Carnaval do 'já teve'  - Gente de OpiniãoIII-A viúva e sua prole

De um lado está quem quer caçar as bruxas. Do outro quem defende que o público deve ser mostrado “duela a quen duela” e tem mais o TCE mandando apurar as contas da Emdur e no meio o prefeito Nazif mais preocupado com o que virá pela frente do que com o que já foi. Certo está o prefeito Nazif preocupado com seu dia a dia na Prefeitura, contudo certo está também quem do outro lado do meio-fio busca informação sobre o dinheiro do seu imposto maltratado, vilipendiado e malcuidado. A tendência de quem assume um cargo público como um prefeito é achar que sua responsabilidade é limitada para trás à sua posse. Ledo engano: quem casa com a viúva assume os filhos. Vasculhar atrás de erros é tarefa para os órgãos de fiscalização. Vê-los ou descobri-los e silenciar é coonestação e aí é como assumir a culpa.  

 

Carnaval do 'já teve'  - Gente de Opinião

IV-Cabeceira de ponte

Uma das obras feita no prazo determinado – a ponte sobre o Rio Madeira – corre o risco de sofrer atraso mesmo depois de pronta, pois os “cabeças gordas” que deveriam promover a mudança da população que será afetada pela construção da cabeceira da ponte esqueceu que esta pequena parte é vital e sem ela a ponte é só um amontoado de cimento ligando nada a lugar nenhum. O rolo está em boas mãos. Em setembro de 2009 o deputado federal Mauro Nazif apoianva o movimento que buscava a solução junto ao DNit. O tempo passa, o tempo voa e o agora prefeito Nazif pode encaminhar de imediato aquilo que sugeria à época.  

Carnaval do 'já teve'  - Gente de OpiniãoV-$erá i$$o me$$mo?

Um ex-vereador diz que o Plano Diretor da cidade de Porto Velho aponta a área da BR-364 sentido Unir como a mais viável para expansão da cidade. Faz sentido. Há algum tempo uma engenheira ligada à área de hidrologia falou do perigo que representaria ocupar a margem esquerda do Rio Madeira – para onde estão querendo levar a população do bairro da Balsa. Faz sentido. Um corretor de imóveis revelou que o metro quadrado do lado de lá aumentou de valor por conta da notícia de que a Prefeitura vai autorizar construções habitacionais na área. As informações estimularam minha paranoia e os gênios da minha cuca torta – Tico e Teco – confabulam para saber quem e$$tará por trá$$ de$$a mamata que $$e adivinha aí. 

Carnaval do 'já teve'  - Gente de OpiniãoVI-Merthiolate

Como é do seu feitio, o secretário Williames Pimentel já traz boas notícias para a Saúde e antes do fim do mês o governador vai reunir os prefeitos eleitos para anunciar um pacote de bondades e ler a nova cartilha. Velho conhecedor do sistema, Pimentel leva a experiência da época em que atuou na Funasa e depois, na Prefeitura de Porto Velho, para dentro da Sesau. E para quem pensa que suas ações são meros paliativos, aguardem porque ele anuncia que vem muito mais por aí. Parcerias com o Incor, reestruturação do sistema de pagamento dos plantões do pessoal da saúde, readequação e destino de unidades e equipamentos, fazem parte das ações emergenciais para 90 dias. Com o DER redondo, com a atividade política se estabilizando e com o novo orçamento o governo ganha fôlego para recuperar o prejuízo e a cumprir a promessa de campanha resolvendo o problema da saúde. Acho que agora vai. 

     

Carnaval do 'já teve'  - Gente de Opinião

 VII-Carnaval do ”já teve”

Faltando menos de um mês para o carnaval a “pira braba” atacou o bolso e o juízo de donos, presidentes e interessados outros nos desfiles das associações de blocos e escolas de samba e a “tchurma da cultura” chora as mágoas e pitangas de velhos sambas enredo e marchinhas de carnavais de antanho. Tristeza... Sem grana, sem cabrochas, sem passistas e Porto Velho se prepara para listar mais uma festa do “já teve”. As corroídas estruturas dos pobres carros alegóricos ainda são vistas abandonadas nos ermos da cidade. Imprevidentes e confiando na sorte, os dirigentes e sobreviventes da cultura esperam que os caraminguás do governo e da Prefeitura caiam nos cofrinhos para comprar lona, tinta e TNT e fazer um carnaval possível. Os “culpados” serão identificados e malhados mas, ano que vem, tudo será como dantes.

Carnaval do 'já teve'  - Gente de Opinião

VIII-Toma que o filho é teu

O governo do estado que retomou a posse do Parque de Exposições, acaba de receber o Estádio Aluízio Ferreira e se prepara para pegar também o Ginásio Cláudio Coutinho. Do jeito que a coisa vai é provável que as terras da União – é muita coisa – sejam transferidas para o estado, que os búfalos da Fazenda Pau D’Óleo sejam contados e virem carne e dinheiro que a Vale possa explorar minério em Costa Marques e que os diamantes do Roosevelt não sejam mais contrabandeados no mercado negro. Com sorte, a gente ganha um sambódromo ou um bumbódromo no Aeroclube, o Aeroclube ganha outra pista perto do Tênis Clube e com sorte a Secel derrame dinheiro para fazer, Boi, Flor e Carnaval. Gente... Vai ser coisa “dubarúio”...   

IX-Toma que o Lula é teu – internacional

Corre o boato que virou notícia quando a Reuters divulgou o “bafão”, que o Brasil quer que a Venezuela proceda a eleições no país, em caso do passamento bolivariano do comandante Chaves, que pelo andar da mula véia “jaóera”. De imediato os dois gênios que habitam meu “coco baiano” imaginaram a solução que me apresso a divulgar já que pode resolver todos problemas brasileiros, do PT, do governo, do STF, do Congresso e quiçá do mundo. Lula para presidente da Venezuela e na vice, Zé Dirceu. Divulguem a ideia sem citar meu nome. Sou extremamente modesto e altruísta. Minha parte prefiro em gasolina bolivariana baratinha.

X-Papo com Zé de Nana

X1-Será que ninguém vai fazer uma delaçãozinha pra pular o carnaval fora da cadeia?

X2-Munheca, Nazif está torcendo para que a chuva continue. Vai ser uma baita economia.

X2-Confúcio vai mexer em casa de caba e fazer a auditoria da folha de pagamento. Vixi...   

Carnaval do 'já teve'  - Gente de Opinião

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)