Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia


 

FRASE DE HOJE:

"A Lava-Jato tem gerado expectativas e uma onda de  consequências. O Tribunal está desafiado a dar uma solução que  ultrapasse qualquer suspeita."– Sepulveda Pertence, ex presidente do STF sobre a substituição do ministro Teori Zavascky.

01-Leseiras de Baco I

“Skindô, skindô! É balacubaco no caterefôfo”. Carnaval chegando, a Prefeitura de Porto Velho estica o lençol curto e os espertos de sempre em todos os carnavais esperam que o povão via impostos garanta a “marvada” e a “mardita”. É tempo de sambas-enredos e da chamada nacional com Neguinho da Beija Flor. A voz do “afro-petiz” é a mesma, a musica idem, mas a “Hanseleza” está vestida. Será que a onda nova de sarados com barriga de tanquinho banirá o nu feminino do carnaval? Égua...  "O tempora, o mores!" Que Baco me leve antes que isso se torne obrigatório.

02-Carnaval x segurança

Quem ficará com a responsabilidade de acordar com as diversas quadrilhas – agora facções – para que o carnaval nos grandes centros ocorra sem arrastões, assaltos e turistas mortos? E como será tal acordo, qual o período de validade? Se acabar com o motim num presídio se tornou algo quase impossível como redigir um arreglo sem nada escrito e com tantas forças em jogo? Qual o enredo por trás de rebeliões pipocando em vários presídios no período pré-carnavalesco? Com a marcha, o “legalize it” e a lei 11343 aqui estamos. Mas aonde mais iremos? Não sei. Que Baco o diga.

03-EFMM: de sonhos e projetos

Vejo satisfeito que o prefeito sonha em resolver o imbróglio da EFMM. Vamos sonhar juntos, mas é preciso planejamento para que o sonho se transforme em realidade. Sem muro de arrimo o Rio Madeira continuará buscando o seu curso e tudo o que fizermos irá literalmente por água abaixo. Que tal ouvir o Rommel ou Amilcar Adamy, ambos da CPRM, já que sou um reles pitaqueiro? Sim, é possível construir o tal muro. E que tal buscar o projeto das eclusas do Madeira – uma coisa tem a ver com a outra – para viabilizar o planejamento? Sem projeto não há dinheiro. Nem sonhos. 

04-O acidente (?) com o dr. Teori

É muito mais provável que tenha sido mesmo um acidente aéreo, a menos que a tecnologia mais avançada tenha conseguido produzir um exercício absurdo de telemetria para jogar contra a água um King Air GT de última geração levando à morte o ministro Teori Zavascki e os ocupantes, num bucólico voo de 200 km. Ocorre que o ministro manuseava a nitroglicerina dos processos da Lava Jato e ainda que ele tivesse morrido de diverticulite, febre amarela ou ataque cardíaco a suspeita existiria. Em tempos de escassez de notícias sobraram Trump, motins e a teoria da conspiração.

05-Bode de bicheira

Renan Calheiros, o bode bicheira de Alagoas, vai deixar a presidência do Senado e numa condição caótica: 11 processos nas costas, folha corrida de dar inveja a Maluf, desafeto de uns tantos colegas, figurões, pule de dez em qualquer delação e logo sem as prerrogativas. Quer ser ministro para voar pela FAB e manter o foro especial. Ao elogiar o Teori apanhou tanto pelas redes sociais que nem ao velório foi. Renan é um Midas ao contrário. Tem o “toque de *erda”. Fede.   

06-Mais hidrelétricas por aqui

Quem acompanhou a construção das hidrelétricas conhece o rolo. O Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF, Eletricidade Bolívia e Eletrobrás lançaram a licitação pública internacional para o Inventário Hidrelétrico Binacional na Bacia do Rio Madeira e afluentes em Rondonia e na Bolívia para avaliar e identificar possível aproveitamento do potencial hidrelétrico a baixo custo, mínimo de impactos socioambientais e com impactos socioeconômicos positivos, de acordo com as disposições do Termo de Referência disponível no “Manual de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas-MME/CEPEL2007 Brasil”. Já os eco-xiitas de Ipanema e as ONG$ apoitam por aqui para zoar, bater bumbo, mostrar a tribo do índio $olitário, blefar, faturar algum e cagar regra$$.

07-Por que a satisfação?

Agentes da Força Nacional fizeram uma varredura hoje, 22 de janeiro no presídio Anísio Jobim em Manaus, 20 dias depois do “acidente pavoroso” onde 56 presos morreram na guerra de facções. Estranhei o entusiasmo do governador do Amazonas ao revelar o inventário "diversos materiais ilícitos: 8 facas, 6 estoques, 20 munições, 26 celulares, 15 baterias de telefone, 1 chave de fenda, 8 marteletes, 1 serrote, 3 alicates, 3 tesouras, 1 estilete, 2 chips, 1 cartão de memória, 4 pen drive e 2 pulseiras de saída de visitantes". O governador deve ter comido jaraqui estragado e pirou ao passar recebo da incompetência ampla, geral e irrestrita.

08-Lá y Ká

Em Vilhena a varredura da força tarefa com agentes penitenciários, Força Tática, Radio Patrulha e GOE também encontrou um arsenal no sábado 21, antes que houvesse uma rebelião. No pavilhão “B” onde estão condenados que se dizem membros do PCC estava o armamento de guerra. Não houve comemoração por parte do governo ou da força tarefa, apesar das armas e celulares terem sido publicadas no site Extra de Rondônia. Comemorar a falha ou a incompetência por que?  

09-Lá y Ká

Para quem gosta de malucos no poder a safra está ótima. Maduro, quase podre, na Venezuela solidariza-se com Trump que esculacha tudo e todos e principalmente quem protesta contra ele. Em São Paulo o prefeito Dória já se fantasiou de gari e vai andar em cadeira de rodas para testar as calçadas da cidade. Hora dessas Dória vai tomar água do Tietê para saber o que é poluição ou fumar crack por um mês para saber como se livrar do vício. E se a moda pega... Ai ai ai...

10-Zé de Nana e a queda do avião

“Acho que foi acidente, mas eu não vou de táxi pra Jaru com o juiz Moro nem a pau. Vai que...” 

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)