Terça-feira, 24 de maio de 2011 - 23h05
Frase do Dia:
"Eu sou governo. Não sou aliado do governo, eu sou governo. O que defendo são pontos de vistas diferentes dentro do governo. Não aceito a tese de derrota do governo. Essa disputa faz parte da democracia. Esta Casa tem soberania para definir o que deve ser aprovado.” – Deputado Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara, falando grosso.
01-Dejá-vu
O governo federal – D. Dilma – aposta que as explicações do Ministro Antonio Palocci, o pai do PAP – Plano de Aceleração do Patrimônio, darão fim à crise política que pulou de dentro de um apartamento comprado por Palocci com uma grana bastante suspeita, para o 3º andar do Palácio do Planalto. O filme é previsível, velho, ruim e o artista morre no fim. Sem um discurso palatável, a oposição vai se grudar como uma craca na crise e fazer Dilma e Palocci sangrarem. Com Lula x Zé Dirceu foi assim. Com Lula x Palocci idem. Dilma acha que pode fazer diferente.
02-Rondônia fantástica
O Fantástico foi à luta e trouxe-nos uma matéria digna de registro: maracutaia na aquisição de medicamento e Rondônia estava no meio. Com uma agilidade que contrasta com sua fama, o prefeito de Porto Velho fez o desmentido em nota, dizendo que se houve efeito colateral não foi por culpa da Prefeitura. O assunto até pode esfriar por aqui mas a chapa continuará quente pro lados da Prefeitura. É que algumas frases se pinçadas da reportagem ainda podem dar panos pras mangas. Do meu cesto na gávea, defendo que tudo seja investigado com rigor e que os culpados sejam punidos, dando-lhes é claro,o amplo direito de defesa previsto em lei. (Clique AQUI, e assista entrevista do prefeito Roberto Sobrinho no programa Câmera 11, da TV Candelária, canal 11).
03-Apenas para saber...
Por ora o que se sabe de oficial é que as obras de esgotamento sanitário e universalização da água para Porto Velho estão paradas, em razão de um imbróglio que envolve o projeto inicial que causou um prejuízo considerável. O governador Confúcio teria conseguido desatar o nó e as obras estariam em vias de reinício. Não que a revelação vá alterar substancialmente minha vida mas, é só para saber: quem vai responder pela lambança? E o prejuízo qual o montante e será pago por quem? Se mais uma vez houver a socialização do prejuízo, qual é o valor da minha cota? Devo pagar por boleto, cartão ou vai entrar no rolo do imposto que já paguei?
04-Na ofensiva
O deputado Aldo Rebelo que para defender a reforma do Código Florestal, detonou o ex de Marina Silva, voltou à carga e disse que o nó górdio – a propalada anistia aos desmatadores – já existe e foi incorporada ao texto sem quaisquer alterações. Em carta enviada à presidente, Aldo explica: "Os adversários da atualização do código insistem na patranha de que meu relatório 'anistia' desmatadores. A verdade é que a 'anistia' existente e que está em vigor é assinada pelo ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho de 2008 e renovada em dezembro de 2009, no Decreto 7.029". Na jugular...
05-Código florestal decodificado
Do deputado Moreira Mendes a crítica que reproduzo na íntegra: “De nenhum ponto do texto que pretendemos ver aprovado na próxima Terça, pode-se concluir qualquer possibilidade de "dar uma paulada" no nosso Zoneamento. Quem deu paulada segura no nosso Zoneamento foi o Governo Fernando Henrique e seu desastrado ministro Sarney Filho que, através da famosa Medida Provisória 2166, aumentou a reserva legal na Amazônia de 50% p 80% e este seu admirador quando Senador conseguiu reverter, em parte, essa nefasta decisão. Lembra? Aliás prezado amigo, a proposta do novo código quase nada vai trazer de vantagem para a Amazônia. Pela proposta dispositivos do novo código suspendem as multas, processos criminais por crime ambiental específico e os sempre exagerados Tacs. Eu disse SUSPENDE e não anistia. Se o proprietário rural (e só o rural, o único que paga a conta, e não urbano, que pode tudo e não tem multa, nem policia federal, nem forca nacional, nem fiscal do Ibama, Icmbio, língua afiada e venenosa da Marina Silva, Ongs e outros) se cadastrar no Programa de Regulaizacão Ambietal - PRA e resgatar seu passivo ambiental, poderá ter suas multas e processos convertidos em compensação ambiental. Nenhum proprietário com área superior a 4 módulos (cerca de 240 he em Ro) estará isento de resgatar seu passivo ambiental, seja ele político rico ou pobre ou não.” Feito o registro e aguardo o Moreira para uma entrevista.
06-Desenhando I
“Como vocês podem ver, na área da assistência médica o desenho está feito, obras avançando aceleradamente, o projeto construído, a vontade de fazer, e ainda acrescentar a qualidade da gestão, a humanização do atendimento, a regulação dos pacientes no Estado, com certeza brevemente a saúde ficará bem melhor. Nunca direi que será perfeita, mas o doente rondoniense será bem melhor tratado.” Do governador Confúcio apresentando suas idéias via blog. Do desenho para o projeto é um pulo. Do projeto para a obra, aí são outros quinhentos.
07-Desenhando II
“Obs.: Estou num dilema com o Urso Branco. Pra mim seria a implosão com dinamite em maio do ano que vem. Tem uma corrente que acha que pode ser reformado para ser uma cadeia. Vou amadurecer a idéia. O DEPEN Brasília acha que ele representa o nosso Carandiru, um símbolo que deve ser apagado de nossas memórias.” Do governador Confúcio sobre questões da segurança prisional. Do que li, muito ainda está em projeto, alguma coisa já em andamento e apenas uma dúvida. Se for apenas esta, meno male. E para apagar da nossa memória basta que uma administração profissional. Mas, dinamitar o símbolo é sim, uma idéia interessante.
08-Desenhando III
“Dias atrás falei pro Elarrat que estou cansado de ser romântico, bolerista de dois pra e dois pra cá. Chato. E não leva a lugar nenhum. Ainda mais na Educacão, com bolero não. Tem que por pra lascar. Saltar de extremo a outro. Sei lá! Quem sabe Destrambelhar. Ir logo, voando por outro lado – que pode ser Lady Gaga ou Amy Winehouse. (...) Dá pra ficar assim? A palavra de ordem é treinar pra valer, por quem sabe pra fazer no lugar certo, não politizar direção e nem REN. Democratizar a gestão sem esquecer merecimento e competência.” Do governador Confúcio sobre a educação sem desenho ou projeto. Gostei de duas palavras mágicas ao final: merecimento e competência. Cheira a avaliação de resultados. É a linguagem que eu entendo.
09-O código florestal e a emenda 164
A emenda 164 pode definir o tamanho da derrota do governo com relação ao código florestal. A emenda confere aos Estados, através do Programa de Regularização Ambiental (PRA), o poder de estabelecer atividades agrossilvopastoris de ecoturismo e turismo rural, entre outras que podem justificar a regularização de áreas já desmatadas. A idéia nasceu da necessidade de regularizar as áreas onde já há atividade canavieira consolidada, além de passar aos estados a responsabilidade por definir o que é área de preservação permanente, algo com o governo nem em seus piores pesadelos sonha. Dividir vá lá. Retirar o poder entretanto, nem pensar.
10-E o código passou
21 horas da terça-feira e, como se previa, a reforma do código florestal foi enfim aprovada e de lavada. Foram 410 votos a favor e 63 contra, o que significa que a base do governo rachou na hora em que a onça foi beber água. O pepino agora está com a presidente que já avisou: irá vetar o que, segundo o seu entendimento e/ou pressões das ONGs, ferir o meio ambiente e isso começa no Senado, para onde o texto será remetido. Convenhamos porém que o veto é da presidente é desgastante e que alguma correção substancial no Senado depois da lavada, é quase impossível. E ainda há o caso Palocci para complicar o meio do campo. Jogo catimbado.
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol