Quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 - 17h33
Frase do dia
“E de agora em diante vou deixar de falar para agir." – Do governador de Rondônia Confúcio Moura em seu blog, tocando música para nossos ouvidos.
01-Nova ALE – Habemus presidente
Por 15 votos a 8, o deputado Walter Araújo confirmou seu favoritismo e levou a presidência da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia. Deu a lógica. É chegada a hora do Executivo ensarilhar as armas e tratar da governabilidade. Como será o relacionamento ALE/Executivo, só o tempo dirá mas, o desgaste que envolveu a eleição da Mesa aponta para um céu com nuvens carregadas. Cada proposta do governo será como um vôo diferente, operando em padrão e com checagem total, o que pode trazer uma série de atrasos para a viagem.
02-Nova ALE – The party...
Casa cheia. Para os que como eu acham que a classe política anda em baixa, o povo foi lá desmentir. Parentes, correligionários eram maioria mas, havia povo na festa. Gente simples que lotou a Talismã 21, preparada para a festa da democracia. Um discreto mas eficiente esquema de segurança e um cerimonial sem retoques. Vaias e aplausos previsíveis dentro da civilidade e só um senão: a imprensa teve que fazer “se virar nos 30” para cobrir a solenidade, em função da característica e adaptação feitas, mas que não diminuiu o brilho da festa.
03-Nova ALE – Previsível
O jogo estava jogado desde o início de janeiro e apesar das pontes lançadas pelo grupo do deputado Walter Araújo, o governo optou por não atravessá-las. A composição poderia ser diferente? Difícil dizer. Quando o governo se dispôs a fazer a travessia, as pontes do Walter Araújo já não estavam disponíveis. De forma meio que atabalhoada e desconexa, o governo montou uma chapa para encarar o Araújo mas, a derrota era mais previsível que berro em jogo de truco.
04-Nova ALE – Independência
A palavrinha parece mágica e nova. Independência é um princípio que precisa existir entre os poderes. O outro princípio é a harmonia. A pratica dos dois traz o necessário equilíbrio e para se conseguir isso só através do diálogo entre os que chefiam cada um dos poderes constituídos. Numa análise bem simplista, ganha o estado de Rondônia se tiver sua ALE atuando como órgão fiscalizador do Executivo, que por sua vez não poderá empurrar projetos goela abaixo sem o necessário debate pelos legítimos representantes do povo – os deputados.
05-Nova ALE - Composição
O que levou o PT a cerrar fileiras na chapa do deputado Walter Araújo? Talvez nunca venhamos saber mas, existem três pontos importantes: o convite feito à deputada Epifânia Barbosa e não cumprido pelo governo, o racha dentro do próprio partido que começou antes da eleição para governo mas, com certeza é determinante, a futura eleição para a prefeitura de Porto Velho que está nas ruas. Enquanto Roberto Sobrinho articula com outros partidos, o PT faz maioria na Mesa Diretora e que tem também mais três deputados da base do governo.
06-Nova ALE – Consórcio rebelado
Ora, a Mesa Diretora é composta por sete parlamentares e desses, apenas dois podem ser considerados realmente de oposição por não terem participado do consórcio de partidos que ajudou a eleger o governador Confúcio Moura: o presidente Walter Araújo do PTB e o deputado Maurão de Carvalho do PP. Aí é difícil entender como o governo tomou essa bola nas costas. Na votação foram oito votos para a chapa do governo, encabeçada pelo deputado Jesualdo Pires e só os votos dos cinco deputados da base aliada do governo já dariam a vitória. Competência de um, amadorismo do outro ou as duas? Só o tempo dirá...
07-Nova ALE – The Day after
Passada a refrega cívica e curada a carraspana etílica de boa parte dos atores, – o jantar foi o bicho – a vida volta ao normal, com contas chegando, pressões se multiplicando e a torneira generosa começando a dar sinais de diminuição da vazão. Do discurso contundente à conversa educada àquela “pé de orelha” é um tiro. Em política ninguém fica tão longe que não possa se aproximar e nem tão próximo que não possa se afastar. É questão de tempo e oportunidade e, que se não existem, são criados. Todos sabem. Até eu que sou bem mais bobo.
08-Nova ALE – Os ungidos
Novos, com tradição familiar como Marcelino, Davi, Jean e Jacques Testoni, vindos de movimentos sociais, sindicais e religiosos como Zequinha, Saulo, Hermínio, Walter Araújo, Maurão, Flávio Lemos, Ana da 8 e Epifânia Barbosa, políticos tradicionais e empresários como Lebrão, Jesualdo, Luizinho, Edson Martins, Ribamar, Tucura, Glaucione, Luiz Claudio, Maciel, Follador, Neodi e Lourival Amorim. Novos representantes do povo de Rondônia saídos da sopa de letrinhas de 15 partidos, onde reinam PT e PR com três deputados cada um.
09-E em Brasília...
Raupp o nome mais visível de Rondônia tomou posse com Acir Gurcasz agora líder do PDT e Ivo Cassol que busca seu espaço no Senado. Na Câmara dos Deputados a deputada Marinha Raupp volta para cumprir mais um mandato consecutivo ao lado de Moreira Mendes, Donadon, Nazif, Garçon e Capixaba formando a bancada de Rondônia com os novatos Carlos Magno e Padre Ton e já com duas tarefas importantes: a transposição dos servidores e a dívida do Beron que sumiram da mídia depois das eleições. E além disso há a reforma do Código Florestal, vital para o desenvolvimento do nosso estado. Cá prá nós, se esta bancada repetir o trabalho da anterior, estaremos bem representados.
10-Pé d’água das arábias
Não adianta procurar culpados. Já sabemos quem são. Mas desta vez vou colocar São Pedro na lista. O toró que se abateu sobre Porto Velho mostrou mais uma vez as nossas mazelas, deficiências mas, e principalmente, que se queremos resolver nossos problemas, temos que ousar muito mais. Os novos pontos de alagamento são fruto da chuva acima do limite e do solo encharcado mas, os velhos e conhecidos pontos carecem de uma intervenção urgente e profunda da Prefeitura, mesmo desagradando a gregos e troianos. Não dá para esperar mais ou torcer para que não chova. A natureza já mandou o recado.
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol