Segunda-feira, 26 de março de 2012 - 19h20
Frase do Dia:
“Há políticos de sobra dispostos a chafurdar na lama com gente como Cachoeira. Demóstenes nem de longe parecia ser um deles.” – Ricardo Noblat
01-PT - Eleições
Deu a lógica. A ex-senadora Fátima Cleide com 362 e o secretário da Semtran Cláudio Carvalho com 315 dos 958 votos dos petistas que foram às urnas neste domingo vão para outra rodada de votos para ver quem tem mais latinha para vender. De novo a disputa será entre os petistas e de novo volto ao meu papo anterior: não sou filiado ao PT ou a qualquer outro partido, gosto do secretário de Transportes, Cláudio Carvalho e respeito suas qualidades, mas se o PT tiver juízo escolhe a Fátima Cleide para disputar a vaga do Roberto Sobrinho. Mas e na campanha como é que fica se Fátima Cleide é de outro grupo? Bem, ai são outros quinhentos meu chapa.
02-PSDB - Eleições
Não está morto quem peleia, me lembra sempre o bruxo Carlão Sperança. E parte do PSDB está na batalha para lançar um nome tucano. Depois de alguns balões de ensaio parece que a “tchurma ‘do bica’ grande” se voltou e se fixou em Mariana Carvalho. Um nome, novo, jovem, mulher, vencedora o que pode significar uma senhora alavancada. Ocorre que o PSDB parece ter adquirido uma característica que era exclusiva do PMDB: racha entre a direção estadual e a municipal. Aí, enquanto a direção municipal traça um sanduba, os cardeais degustam o caviar.
03-PSB - Eleições
Dia desses revelei a aposta que encarei sobre a não candidatura do Dr. Mauro Nazif. “Ele não sai candidato”. Antegozando minha vitória repasso ao incrédulo amigo mais uma informação para deixá-lo na paúra, apesar de carecer de confirmação: Dr. Mauro Nazif deve ou pode – o verbo fica aí à sua escolha – busca um empresário peso pesado, apesar do corpo magérrimo e espera que ele aceite ser seu vice-prefeito. O possível vice do Dr Mauro é do ramo de veículos, mas tem interesses na pecuária e geração de energia. Mas com tanto “peso” por que ser vice?
04-PMDB - Eleições
Deu a lógica. Para quem conhece o velho saco de gatos que é o PMDB, o lançamento do nome do médico José Augusto com jeito de unanimidade, tinha tudo para dar errado e deu. A lógica do PMDB é esta. Quando tudo parece caminhar para um ponto é bom olhar para trás e rever o caminho, pois o restante do partido pode ter virado numa certa curva e estar noutro caminho. Desta feita Edson Duarte e Ivanir Cavalheiro viraram a roda para o outro lado e o partido terá que descobrir onde está a curva certa, engatar a ré, fazer a volta e depois seguir em frente.
05-PR - Eleições
Miguel de Souza & Cia. Esse poderia ser o nome do frentão. Afinal a aliança foi costurada para dar sustentação ao projeto de quatro partidos na conquista da prefeitura de Porto Velho. Mas outros existem como a vereadora Mariana Carvalho, o ex-deputado federal Lindomar Garçon ou o deputado Hermínio Coelho, lembram-me os meus amigos. É verdade e todos têm chance, segundo os “frentistas”, caso as pesquisas indiquem através das diversas leituras. Explico mais: Miguel continua o ungido ainda que outro nome esteja a sua frente, se a pesquisa indicar, que esse alguém atingiu o teto e logo, sem chance de crescimento. Na avaliação dos caciques para a formação do frentão – que tende a engordar nos próximos dias – Miguel já sai na dianteira nos quesitos boa aprovação, preparo técnico-político e baixa rejeição. Olha...
06-Katrakando
“Nós não pode se mixar pros home” disse Zé de Nana quando soube que tinha sido citado pelo Ze Katraka em sua Lenha na Fogueira. Afogueado com a honraria da lembrança, Zé de Nana já estava com a resposta pronta para a pergunta do Ze Katraka: “Pode falar pra ele que não temos calendário. O que tem é gente criando dificuldade pra vender facilidade e mexendo em data e espaço. Veja o caso do Espaço Cultural, ex-Expovel e Flor do Maracujá. Se mexer vai feder”. Zé de Nana, mais grosso que papel de enrolar pregos tem razão às vezes. Como agora.
07-Deserto de Exposições
Ora, se esqueceram de planejar o que já existe, por que se lembrariam do que não existe? Diz Ze Katraka que o Flor do Maracujá acontecerá de 22 de junho e 1º de julho, possivelmente no ex-Parque de Exposições, atual Deserto de Exposições. Até onde sei a única coisa planejada no ex-Parque foi o tombamento – no sentido de jogar ao chão – do que existia, possivelmente por determinação da comissão desmontadora. Sem previsão orçamentária sequer para asfaltar a área, não vejo como fazer o Flor. Sobre a feira denominada Expovel, dois grupos lutam por ela enquanto outro digamos, meio oficial, corre por fora. A propósito, Expovel é marca da Aspro,
08-Burrice
Justo quando as empresas estão correndo para gerar energia e quase não há mais verbas de compensações para repasse, quando as empresas poderão vender energia para pagar royalties e utilizar dinheiro do negócio, estabelecendo bases mais vantajosas para seu quadro funcional, o pessoal se reúne e decreta greve. Primeiro em Jirau e depois Santo Antonio. Para a justiça a greve é ilegal. Para mim é burra. A menos que expertos estejam por trás, na busca de financiar campanhas. A jogada é velha, mas como se diz no jogo do bicho, o que é bom dá duas vezes. E a segurança física destas usinas, onde há dinheiro público envolvido como é que fica?
09-Água: insumo gratuito
Dia 22 foi o dia mundial da água. Hora de lembrar que soja, boi, frango, frutas, milho, suíno e tudo que se produz no campo agrega um insumo importante que não entra na composição do preço de commodities: água. E para se ter idéia de quanto isso é representativo, os frigoríficos melhor aparelhados e logo com maior controle de custos utilizam 2,5 m3 de água tratada por boi abatido. Some-se o período de vida até o abate e teremos uma idéia de quanto foi gasto em água para fazer o hambúrguer. E quanto é pago por isso, nada. A água que é inodora e incolor é também invisível nos custos industriais. E a carne é só um Bob ou Mc qualquer coisa.
10-Três perguntas cretinas
Será que vão aproveitar a passagem do ministro da Pesca por aqui para resolverem o débito de energia que o Terminal Pesqueiro tem com a Ceron? Já que falei nisso será que o Terminal Pesqueiro tem condições de manter-se de forma sustentável ou continuará sendo a incógnita de sempre? Já que a Fátima saiu na frente seguida pelo Cláudio Carvalho, não seria ideal que Cláudio e Mirian disputassem a vice e o PT fechasse a chapa?
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol