Sábado, 23 de novembro de 2013 - 05h09
Frase do dia:
“Com todo o respeito que essas figuras têm, mas não é o passado que está em jogo, é o presente, e eles se conduziram mal” – Olívio Dutra fundador do PT, sobre os mensaleiros.
1-Dr. Joaquim dos Palmares
A “tchurma do tem que ser assim” está rodando o pau de bater em doido no Dr Joaquim dos Palmares. Vixi! Acho que baixou o Stanislaw Ponte Preta nimim com outro samba do crioulo doido no gatilho. E se o isprito baixou é porque justo no mês da consciência negra e das loas a Zumbi, a elite encastelada em Brasília esqueceu que a maioria dos mensaleiros é branca e o carrasco – que só não faz chover, mas deixa o céu da sua cor – é Dr. Joaquim, espécie de Zumbi dos Palmares do STF. E tome abaixo assinado, artigo brabo, choro e ranger de dentes.
2-Transposição na real
Dr. Fábio é auditor e o elo entre o governo federal e estadual para assuntos de transposição. Na noite de quarta, no Tempo Real o Dr. Fábio abriu as planilhas e pôs a boca no trombone revelando quantos servidores serão transpostos e qual a economia temporária que o estado vai fazer. Para quem pregava 10 oásis por metro quadrado no deserto das finanças estaduais Fábio repõe as coisas no seu devido lugar. Falar é com quem sabe e beber com quem paga.
3-Defunto vivíssimo...
Rondônia é rica por demais. Paga policial para ser vigilante particular, blinda carro de quem se borra de medo de povo, distribui compras, obras, terceiriza serviços e aluga imóvel, carro, avião e o que pintar entre amigos e família, financia a pilantropia e paga salários, CDSs ou coisas que tais a quem tenha CPF, esteja vivo e seja da panela. Era assim, mas o status quo de vivo virou letra morta como se comenta sobre os “de cujus” na folha de pagamento. E se vacilar serão transpostos, aposentados ou irão parar na 1ª Secretaria se for o caso. É o caos.
Foto Eliênio Nascimento/Revista Momento
4-Zona Azul
Nos idos de Chiquilito e depois com Carlinhos Camurça, Porto Velho experimentou um surto de modernidade ao implantar a Zona Azul no centro velho da cidade e lombadas eletrônicas. A modernidade cedeu espaço à legalidade e virou tabu. O tempo passou, a cidade inchou e o número de pessoas com carros e motos criou problemas para a mobilidade, segurança e até saúde pelos acidentes de trânsito. Não morro de amores pela atual administração municipal, mas o projeto Zona Azul é bom. Só não pode ser caro. E que venha a fiscalização eletrônica.
5-Ligaluzaê ô...
Resolveram, sei lá quem, pagar a iluminação natalina da capital e deu. A “tchurma do quanto pior melhor” soltou os cachorros. Entre iluminação natalina e a de rua, quero ambas, mas sem abrir mão de soltar meus cachorros contra a Emdur pelo “breu Nazífico” aceito de bom grado e quero mais. Luz de natal, cantata, Papai Noel no “Carapanã I” da PM, amigo oculto, desconto, peru, ceia, tudo com a bênção do aniversariante. “Panis et circenses”. À meia luz.
6-Revisão mortuária
Hugo Chaves já havia utilizado essa bananosa ao exumar as sobras de Simon Bolivar para saber se foi envenenado. Aqui foi a vez de João Goulart e pelo jeito depois virão Tancredo, Juscelino, Ulisses Guimarães, Airton Sena e se a moda pega, Olavo Pires, Rui Barbosa e Pedro Álvares Cabral. Claro que o Brasil dará pensão aos descendentes dos exumados e um extra aos que não foram envenenados, mas que tenham sangue índio e negro ou que tenham sido torturados, contrairam sífilis, malária, tuberculose, lepra e barriga d’água. É a dívida social.
7-Câmara de Porto Velho: uma história escabrosa
Sim, há interesses particulares daqueles que propõem a ação, mas isso não pode ser levado em consideração. Que se investigue – investigação superficial mesmo – e que o resultado seja mostrado à sociedade e entregue à justiça. Não creiam, porém que será fácil e pacífico. As forças que agiram para fazer pizza gastaram muita lenha, queijo e orégano, mas tempero é o que não falta e se for preciso, de onde veio o principal sobrou para o troco. Vergonha...
8-A doença de Genoíno
A justiça precisa saber do estado de saúde de Genoíno. Seus amigos e até a presidente Dilma dizem que é delicado e médicos brasileiros vão avaliar se Genoino pode continuar ou não na cadeia. O STF autorizou ficar em casa, mas a avaliação continua. Se os médicos confirmarem que Genoíno está mal e tem que ficar em casa, tudo bem, mas em caso contrário é provável nova avaliação e é aí que o rabo torce a porca. Se o Sobrenatural da Silva entrar na parada e os médicos cubanos chegarem para desdizerem o que foi dito antes, vai ser o cróis mano!
9-Esparramando a lama
Para rememorar: o mensalão do PT nasceu com o senador Azeredo do PSDB e tem como mãe financiadora uma empresa mineira. Considerando que o processo está há mais tempo na justiça que o mensalão dos aloprados de Lula e mais ainda, considerando que a corrupção diferentemente de biografias não precisa de autorização para ser contada e que o PT não corre o risco de ser acusado de plágio também por isso, que tal socar o Azeredo na cadeia?
10-Pois é...
Pelo que vi esta semana o Congresso Nacional está de mudança para a Papuda. Demorou...
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol