Sexta-feira, 3 de junho de 2011 - 07h18
Frase do Dia:
“Se estão pensando que damos apoio a Palocci por conta de cargos, digo: o governo pode congelar as legítimas pretensões que o partido ainda pode ter”. – Deputado Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara dos Deputados.
01-Autoclavado
Depois de um período em que ficou tostando na autoclave, o secretário de Saúde de Rondônia foi enfim retirado pronto para uso. Segundo o governador Confúcio, o Muller não saiu por incompetência e sim porque na soma apresentava saldo zero. Não tenho a mínima idéia do que isso significa, sou ruim em contas, mas de zero eu sei. Zero aquele numerozinho redondo que se colocado à direita de outro número vale muito e se colocado à esquerda de outro número que não ele, nada vale. Para o lugar do médico Alexandre Muller que deixa o cargo, vai o também médico Orlando Ramíres. Com o Confúcio é assim: demora um pouco mas cai.
02-Queimado
Eu nem sabia como as coisas andavam, mas pelo blog soube que o secretário adjunto da Sedam, (Josenildo) não resistiu ao incêndio que instalou pelas bandas de quem vai para o Cemitério de Santo Antonio. Não sei se o governador fez alguma conta ou qual era o saldo do valoroso Josenildo que já foi ceifado anteriormente por defender o meio ambiente e virou “persona non grata” no governo Cassol. Pelo que soube, Josenildo será remanejado para outra área. Pelo que não soube, mas ouvi dizer, o fogo continua ardendo praquelas bandas e pelo que conheço do Josenildo, melhor seria que fosse prestar serviços no Ministério Público.
03-Imexível
No meio dessa barafunda de entra e sai gente, o “velho Batista de guerra” continua mais firme que palanque de aroeira dando as cartas na área da saúde. Pouco ou quase nada conheço do seu trabalho antes e agora durante o governo Confúcio. Também não sei se no seu caso houve alguma conta ou avaliação do seu saldo, mas se foi, deve estar bonito de número na caderneta do governador e olha que, com o perdão do trocadilho sem graça, a cabeça do Batista já andou sendo servida na bandeja por várias ocasiões. É como costuma dizer o filósofo Hemetério de Jacobina: “quem cuida do próprio pescoço sempre sabe onde está sua cabeça”. Batista sabe!
04-Arquivada
Ainda que somente após a leitura do Blog do Confúcio se possa ter absoluta certeza de quem foi demitido e seus substitutos, comenta-se que a também secretária de Administração Vera Paixão foi arquivada. Por uma reportagem da imprensa local, vi o sorridente governador explicando algo sobre o assunto e falando que eram mudanças previsíveis. O estranho é que um pouco antes, o Senador Raupp, da tribuna do Senado, anunciava a presença do governador na Casa. Quer dizer, ou estou muito enganado ou a “tchurma” foi demitida à distância. Será?
05-Olhar eletrônico
Os apenados que cumprem pena em regime aberto ou semi-aberto terão a partir de agora um “olhar eletrônico”. Algo em torno de 300 tornozeleiras eletrônicas passam a ser utilizadas para vigiar os passos daqueles que cumprem pena sem que seja necessário ficarem trancafiados atrás das grades. Claro que a ação é vista com muita resistência para quem estava acostumado a sair, praticar assaltos, etc. e voltar para a segurança da cadeia à noite. Para o sistema prisional e para a sociedade, um ganho social e financeiro. O monitoramento eletrônico ajuda na ressocialização e é mais barato: menos de R$ 700,00 contra os mais de R$ 1.200,00 preso/mês.
06-Por falar nisso...
As câmeras já estão sendo distribuídas em pontos específicos e em breve a cidade de Porto Velho terá também o seu “Big Brother” público. É a tecnologia a serviço da segurança pública e do trânsito. O projeto que vinha sendo tocado desde o governo passado com a aquisição dos equipamentos e desenvolvimento do sistema ganhou novo impulso no governo Confúcio pelas mãos do secretário da Sesdec, Marcelo Bessa, um nome que se firmou rapidamente entre os secretários de governo. Bessa com sua cultura da PF apaga incêndios, planeja a longo prazo e pelo que sei tem saldo na caderneta do governador. Isso não lembra conta de mercearia?
07-Olhar diferenciado
Estive visaitando a Sema – Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura e trocando idéias com o secretário. “Minhoca de Porto Velho”, Gadelha está cheio de planos e apesar de comandar um risível orçamento está abrindo picadas e buscando financiamentos para tentar resolver velhas mazelas da cidade. Algo que percebi da conversa é o olhar diferenciado que ele deita sobre os problemas do município. Cada coisa tem sua hora e não adianta ficar parado, sonhando com o impossível. Bem pé no chão, Gadelha discorreu sobre os planos já em execução e os outros que parecem prontos na cabeça para serem tocados assim que descobrir o mapa da mina.
08-Acendendo a vela
O filósofo Kung-Fu-Tse ou Confúcio – não o nosso poeta – teria ensinado lá pelo século IV que “é preferível acender uma vela que amaldiçoar a escuridão”. Pois veja bem meu iluminado leitor, não é que séculos depois alguém na Prefeitura de Porto Velho se deu conta de que o sábio estava com razão e em lugar de bater a cabeça com o viaduto chamou o “Lampadinha”, aquele auxiliar do Professor Pardal e descobriu um jeito de utilizar a estrutura do “Viaduto que Nunca se Acaba” para chegar à Zona Sul da Cidade? E o Lampadinha fez mais: achou um jeito de resolver o imbróglio do trânsito do Trevo do Roque com a utilização de um invento pra lá de criativo: um tal semáforo que nada mais é que um vagalume eletrônico. Esse Lampadinha!
09-Gol de placa
O PMDB acaba de executar uma jogada política de mestre. Com a recusa do PT em emprestar solidariedade ao ministro Palocci, negando-se a elaborar uma nota defendendo o seu filiado, o PMDB saltou na frente e assumiu o ônus. O PMDB não tem nada a perder. Aliado e alinhado com o consórcio governista, reforça sua posição de guarda fiel e confiável da presidente Dilma, colhe os louros – e cargos – pela corajosa ação. Mas, vamos ao pior cenário: Se Palocci cair é um filiado do PT e não do PMDB que cai. O discurso da governabilidade e fidelidade estará na ponta da língua e o PMDB pode por direito pleitear sua vaga. Convenhamos: um gol de placa!
10-Para o mundo que eu quero descer
Confesso que a idade começou a pesar. Tento manter a cabeça aberta, mas tá broca véio. Veja por si e como diz o Datena, “ajuda aí”. Um juiz de Sampa proibiu a Marcha da Maconha porque seria uma apologia à droga. No mesmo dia FHC disse que era a favor. O PMDB entrou em campo para defender o Palocci que está sendo detonado pelo seu partido o PT. Lula do PT participou do programa do PMDB. O mesmo Lula, cuja mãe “nasceu analfabeta” (sic) virou Doutor pela Universidade de Coimbra. Aldo Rebelo, comunista de carteirinha, é o novo ícone da direita ruralista. O governador Confúcio diz estar mais ou menos menstruado e TPMizado e soltando labaredas pelas ventas. Assim não dá. Tico e Teco não aguentam. Popará o mundo aí.
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol