Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Governo estadual continua enfrentando sérias dificuldades em quase todas as áreas



Frase do Dia:

"Se é para baixar juros bancários, iniciativa com a qual a sociedade concorda, porque não reduzir, também, o valor dos juros e das multas das dezenas de impostos e taxas não pagos pelo contribuinte?" Jornalista Carlos Chagas             

Governo estadual continua enfrentando sérias dificuldades em quase todas as áreas  - Gente de Opinião



01-Quadra difícil I

Com o governo estadual que continua enfrentando sérias dificuldades em quase todas as áreas à exceção das estradas e com a percepção generalizada de que ainda iremos sofrer bastante com relação à saúde, – o maior e pior dos problemas do médico-governador Confúcio Moura – Rondônia ultrapassa dois anos de desacertos sistemáticos, se contarmos o período de governo de João Cahula. Some-se a isto os 11 meses de desastre administrativo na ALE e mais os cinco meses em que ela engatinha ou quando se levanta é com auxílio de muletas e convenhamos: chegamos aqui pela graça, mas sem motivos para sorrir. A quadra está para chorar as pitangas.        

02-Quadra difícil II

Não sei como vai o interior do estado, mas as notícias que recebo não são animadoras. Aqui na capital, Porto Velho, a choradeira é grande. Se o governo do estado ainda não se encontrou, a prefeitura parece ter perdido o rumo e o prefeito o estímulo. Obras paradas, jeito de fim de festa e um desânimo geral. A capacidade de se indignar da população contra os desmandos, ou arrefeceu ou mudou para as mídias sociais – boas para convocar e sofríveis para encaminhar. Some-se a isto a pregação derrotista dos arautos do pós usinas e vamos chorar mais pitangas.    

03-Falando em pós usinas...

Não tenho os dados oficiais, mas não perdi o feeling. Minha casa que recebeu uma proposta de negócio de três vezes o seu valor, está voltando a ser a minha velha casa. Os apartamentos negociados na planta por preço maior voltam à tabela normal. Revendedoras de veículos aqui de Porto Velho que bateram recordes de vendas nacionais voltam a ter o tamanho que tinham e que possivelmente devem ter. Conheço essa história já que fui do ramo. Derrotismo não faz parte da cultura empresarial. Pelo contrário. O choro, porém está no DNA. Chorar é genético... 

04-Abrindo caminhos

A grana vai ficar mais curta, a água vai subir mais, bater na bunda e fazer o caboco aprender a nadar na marra. Para quem gosta da comparação, o período das vacas gordas já acabou. Hora de cuidar do pasto, investir no sal, vacinar e o dono botar o olho para engordar a boiada . Para quem gosta de reclamar chegou a hora. Para quem gosta de aproveitar ou criar oportunidades, também.  Claro que o governo do estado já sentiu os efeitos da má qualidade da arrecadação e as usinas vão parar de derramar dinheiro a rodo para compensações. Sem essa de crise. Crie!

05-O preço da notícia

Para que tipo de leitores são produzidos nossos jornais? “Como jornalista, nunca vi um diretor de uma revista semanal coabitar durante tanto tempo com um contraventor”, disse Collor que um dia foi apeado da presidência da república com apoio da Veja e hoje foi à forra atirando no jornalista Policarpo Júnior da mesma Veja, enrolado até talo com Cachoeira. Para quem vê nisso algo excepcional e que só acontece longe daqui, é bom ter cuidado com o que ouve, lê e vê. A coisa é mais comum do que se imagina. É bom desconfiar do que aparece como verdade absoluta. Veja, como qualquer um jornalista ou jornal, erra. Uns erram por não conhecer a verdade, outros por conhecê-la e outros porque é o jeito que acharam para ganhar dinheiro. 

06-Reclames do Alvorada

Vendo a manchetes e relendo o discurso de La Roussef, lembrei-me de uma época em que nos encantávamos com palavras de ordem e campanhas. “O petróleo é nosso”, “Dê ouro para o bem do Brasil” e até “Os fiscais do Sarney”. Hoje a coisa é mais “joaosantanizada”. Enquanto o Congresso entuba uma Cachoeira, Dilma que não está prosa, espinafra os bancos particulares depois de lipoaspirar os juros do Banco do Brasil, Caixa e de quebra passa uma descompostura nos “malfeitos e malfeitores”. Tudo isso após o fiasco “faceboqueteiro” do Dia do Basta. Coisa de amadores, diriam Duda ou João Santana. Para eles, “a propaganda é a alma do negócio”!   

07-Por falar em campanha...

Uma campanha subliminar vem sendo tocada a várias mãos desde o mês de dezembro com o apoio desinteressado de políticos e instituições e, tão bem orquestrada que a sociedade já tem como favas contadas a cassação do deputado Valter Araújo, dele e apenas dele, como a única e possível solução para resolver os graves problemas ocorridos na Assembléia Legisativa. Ninguém fala mais dos deputados que seriam, no mínimo, cúmplices do Valter Araújo e tanto que dos sete, seis foram denunciados e irão responder solidariamente por suas patifarias.      

08-Um pouco mais do mesmo

Por que o silêncio sobre umas coisas e o barulho por outras? Por que do DETRAN, tão enrolado quanto a ALE e seus deputados, não se fala nada? Por que da SESAU e assessores do governo – teve gente que saiu por conta da Termópilas e teve a saída “abafada” – nada se comenta? E por que ninguém fala dos que não fazem parte oficialmente do governo, mas que até os botos do Madeira sabem das roubalheiras, que faziam e fazem achaques aos prestadores de serviço? Será que os órgãos de fiscalização não sabem que empresas trocaram de mãos com contratos repassados a preço vil? E não vão investigar os vendedoras de serviços e produtos na saúde?

09-Blindagens

Instalada a CPI do Cachoeira, alguns detalhes saltam aos olhos: Fernando Cavendish, dono da Delta, grampeado e dizendo que compra senadores foi esquecido e justo por eles. Com a Delta não teve jeito. Tentaram mas o trem é brabo – R$39 milhões. Vai ser investigada, ainda que só um pouquinho. Os governadores Agnelo, Perilo e Cabral serão ouvidos, investigados, etc., mas só no dia dos namorados. 12 de junho. Por que? Não sei. Vou ver e depois conto. Dr Roberto Gurgel! Já sei, não conhece. Em 2009 pintou a Operação Vegas com Demóstenes grampeado e foi para a gaveta do “homi” que é procurador da república e que já avisou que não vai à CPI pois se testemunhar não pode atuar no inquérito que no frigir dos ovos foi pedido por ele.

10-Três perguntas cretinas 

Alguém aí sabe informar alguma coisa sobre o novo prédio da ALE que está ficando velho? Se a Fátima ganhar a prefeitura de Porto Velho, não seria certo mandar Roberto Sobrinho para a Secretaria de Obras para terminar o que faltou fazer? Alguém aí sabe informar alguma coisa sobre as obras de saneamento e água tratada para Porto Velho?

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)