Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

GUERRILHA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE RONDÔNIA


GUERRILHA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE RONDÔNIA - Gente de Opinião

Frase do Dia:

 

“As entidades de classe da magistratura e o ministro Peluso não querem dar satisfações à opinião pública. Não enxergaram que o Brasil mudou. Não aceitam que a sociedade faça uma distinção entre o que é legal e o que é moralmente correto.” – Jornalista Kenedy Alencar

01-Ausente de natal

Funcionários da Romar, empresa que faz serviço de limpeza em hospitais públicos, pararam as atividades por estarem sem receber salários. Ausente por motivos sobejamente conhecidos de todos, o dono deixou sua lembrancinha de natal pronta, embrulhada e endereçada para cada um dos “romarianos” não se esquecerem dele. De todos os sete infernos por onde passarão os termopilianos, – estamos ainda no ínício – seguramente o primeiro deles é o que provoca mais estragos por atingir quem nada tem a ver com a roubalheira como os trabalhadores da Romar que as vezes nem sabem o nome do dono. Mas a justiça e sindicatos podem atuar em conjunto para rapidamente resolver a situação dos coitados com a liberação emergencial de créditos.

02-Ardendo

Consta que o homem estaria sob tratamento e o gesto tresloucado que se propunha a fazer pouco teria com a questão disciplinar em função do desdobramento da greve dos PMs. O que importa é que o cabo da PM, desistiu do seu intento e assim sendo não dividiu com o mentor original da greve, os louros e por pouco, eventual sacrifício ou martírio público. Nada que possa ser usado numa campanha eleitoral será dividido com o mestre. Só descontos em folha pelos dias parados, prisões, processos, enfim, tudo o que manda a lei só para quem aguenta o tranco. “Passarinho que acompanha morcego acaba dormindo de cabeça pra baixo”, ensina Zé de Nana que voltou do Pará e já não fala em voltar. Parece que vai qurer ficar por aqui mesmo.     

GUERRILHA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE RONDÔNIA - Gente de Opinião03-Tom & Jerry

Na coluna do dia 08 de dezembro, quando amigos e simpatizantes do deputado Valter Araújo comemoravam sua saída da prisão, escrevi: “Sair da cadeia é relativamente barato e rápido. Ficar fora dela, porém é “só para quem tem a pedra”. Para quem ganhou a liberdade lembro que a linha está frouxa, mas presa na carretilha. Como tem gente que se enforca com apenas um metro de corda...”. O tempo passa, o tempo voa e a corda curta só aperta. Para quem acredita que existem ilhas isoladas, lembro quecom o monitoramento sofisticado nos dias de hoje é difícil sumir no meio do mundo e que nossa PF é padrão de polícia para qualquer país.  

 
 

Gente de Opinião04-E o resto da Termópilas?

Ao cotejar resultados das operações Dominó e a Termópilas dá para perceber que falta muita coisa para ser investigada ou vir a tona da última. Para lembrar: o foco eram desvios na área da saúde e pelo que sei não são pequenos. Ora, considerando que a investigação retroagiu a 18 meses, que as ações ficaram centradas em desvios do grupo de deputados subordinados de forma tácita ou explícita a Valter Araujo, que existem fatos que são do domínio público e, claro do grupo que comandou a operação e, considerando que para perguntar não é preciso marcar consulta no SUS, lá vai e sem anestesia: e o resto da operação Termópilas quando é que sai?

 
 

GUERRILHA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE RONDÔNIA - Gente de Opinião05-Guerra de togas I

Sempre que há uma celeuma na área política pode esperar a solução é pela média. O processo político se resolve com negociações. Na guerra das togas perdem magistrados e em especial os dois ministros Peluso e Lewandosky e, qualquer que seja o resultado, perante a opinião pública a ministral Eliana Calmon. Aliás, acuada por ações e reações dos dois ministros, a ministra foi para o ataque e numa coletiva à imprensa rodou a baiana. Descrente e anárquico torço para que tudo seja exposto, mas lembro que cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Enquanto suas excelências não sentarem e bom senso mostrar a saída, a fogueira das vaidades os aguarda para queimar de forma democrática togas, vidas, carreiras e reputações. É de lei.

Gente de Opinião06-Guerra de togas II

O problema é que o tal bom senso entrou de férias há algum tempo e juntou mais uns dias por conta própria, deixando a ver navios uma série de excelências. Não diria que há um impasse, mas é certo dizer que a margem de manobra para evitar que a insensata nau vá a pique é bem pequena. Durante a coletiva em que pôs a boca no trombone a ministra Eliana soprou notas com força quando se referiu ao corporativismo e às associações, mas trocou o trombone pelo flautim quando a partitura fez referência aos ministros do STF. É que sem o auxilio do plenário a ministra terá que cavar uma pedreira para levantar o CNJ ao patamar onde estava. É broca...

 
 

07-Revendo planos

A propaganda oficial diz uma coisa, mas os números - que não mentem jamais - mostram outra que a presidente Dilma conhece e que a obrigou a fazer o Congresso aprovar o orçamento sem a previsão de aumento para servidores. Mas não fica apenas por aí. Começaremos o ano com um número que não será dito como a meta a ser alcançada: crescimento de 3% na economia e isso pouco ou nada tem a ver com o resto do mundo. É nosso tamanho e nossa possibilidade. A partir daí – rezar ajuda – é pedir a Deus que o mundo melhore para a gente seguir a toada. Não há ilhas isoladas no mundo e os espirros americanos continuam produzindo pneumonia.  

08-Pesquisa nova na praça

Desculpe-me não se trata de pesquisa para saber quem vai ser prefeito em Porto Velho – aliás é melhor nem saber quem são os inflados pelos nomes que começaram a aparecer – é que o Ibope começa a se mexer diante da chegada de um concorrente peso pesado na medição de audiência em TV, a Nielsen. De cara o Ibope anunciou que a partir de janeiro a amostragem de audiência da Grande São Paulo vai crescer e três novos municípios serão incluídos na medição na regiãoaumentando a amostragem da Grande São Paulo para 800 domicílios. Feliz da vida está a Rede Record que sofre com o Ibope. A Nielsen entra firme no segmento em 2012. 
 

GUERRILHA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE RONDÔNIA - Gente de Opinião

09-Guerrilha na ALE

Papai Noel podia separar 24 pistolinhas de água para manter a igualdade entre os deputados da ALE, pois o pau que vem quebrando nos bastidores vai pular para o plenário a qualquer hora. Sejamos verdadeiros: a presidência da ALE caiu de graça no colo do deputado Hermínio Coelho, mas não vai ficar de graça para ele. Nas casas parlamentares brasileiras, seja o Senado Federal ou a minúscula Câmara de Vereadores de uma cidadezinha do interior do Brasil, tudo se move à base de dinheiro, cargos, emendas e troca de favores. Não é e jamais foi diferente na ALE. A questão é que, sem dinheiro, ao Hermínio sobraria a alma para vender com o diabo.   

10-Três perguntas cretinas

Valter Araujo que se escafedeu terisa sido informado antecipadamente da decisão da justiça que determinou sua volta à prisão? O prefeito de Porto Velho explicou que os viadutos de Pimenta Bueno foram inaugurados antes dos de Porto Velho porque demoraram 10 anos. Será que nós vamos ter que esperar o mesmo tempo de Espigão? O deputado Follador falou, o deputado Hermínio aventou e o senador Raupp confirmou que na votação da mesa da ALE rolou grana entre a “tchurma de Manaus”. Será que vai ser preciso algo do gênero de novo?    

Fonte: Léo Ladeia

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)