Terça-feira, 1 de maio de 2012 - 21h15
Frase do Dia:
"O STF já fez sua parte ao considerar a política de cotas raciais constitucional. Uma medida louvável, se temporária. Assim como as cotas sociais." – Jornalista Atenéia Feijó
01-Agora vai, ora se vai...
Ao que parece o trem vai engrenar. Vamos lá contar nos dedos. Quem já está escalado para a disputa eleitoral e confirmado pelo partido como pré-candidato? Pelo PR, o engenheiro Miguel de Souza garante que é e não abre nem para um trem carregado de brita. O PT vai com Fátima e “babau” para algum outro nome que tenha sido ventilado, inflado ou coisa do tipo. Com dois nomes definidos e antes de seguir os outros vale lembrar que apenas PMDB, PSDB e DEM, têm tempo de TV e podem dar suporte a qualquer candidato, mesmo que seja candidato japinha.
02-Contando feijãozinho
Agora está na hora de contar feijões. PSDB, PSD, PV e PR montaram a frente para lançar quem esteja liderando a pesquisa na hora cera. Cada partido, à exceção do PR que pulou fora, passou a turbinar seus nomes. O PSD põe as fichas em Hermínio, mas não esquece Guilherme. O PSDB soltou Mariana e Benitez no campo. Garçon com apoio do presidente da Câmara de Vereadores foi ungido por seu PV para ser o nome do frentão ou no futuro tentar a Câmara de Deputados. Detalhe: o frentão é uma idéia da cabeça do Expedito Jr. que joga como croupier. Ele é que dá as cartas e só ele é que pode dizer: “Senhores, façam seu jogo” e “agora nó más”.
03-Dando milho aos pombos
Quem está devendo uma resposta é Mauro Nazif. Com chances, mas fechado em copas, Nazif se isola e se transforma num enigma. Aliás, também nessa linha de não bater o cartão na casa do eleitor faltam ainda o PMDB e o DEM. Ambos com bom tempo de TV. A tendência do PMDB é coligar-se com o PT e garantir o segundo turno. Já o DEM tanto pode andar com o frentão do PSDB, PSD e PV ou aliar-se a Miguel de Souza do PR. A partir daí, que me perdoem meus caros amigos e colegas, mas com todo o respeito que tenho pelas pessoas que estão pondo os seus nomes pendurados no prego, não vislumbro chances. Estão apenas dando milho aos pombos.
04-Escolha difícil
Ora, ora, ora, se a disputa para prefeito está “destamãizin”, como será para vereador? O ideal é que o futuro candidato recebesse informações sobre as atribuições da função que pretende exercer e principalmente, que soubesse os limites a que estará submetido no cargo. Confesso que sou bem conservador nessa escolha. Vereador bom é aquele que já exerceu mandato e mostrou serviço e são poucos. Vereador não faz obras, quase não legisla já que a maioria das leis das cidades jáexiste, mas o cargo é importante. É o primeiro elo entre o povo e o governo, o grande fiscal da municipalidade e o intérprete dos anseios da população. Portanto cuidado.
05-Relativizando
Estava meio desligadão quando minha presidente pintou para saudar os trabalhadores. Meu primeiro susto foi ouvir La Roussef condenar juros: “É inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo.” Mal me refiz desse e pintou o outro: “Garanto às trabalhadoras e aos trabalhadores brasileiros que vamos continuar buscando meios de baixar impostos, de combater os malfeitos e os malfeitores e, cada vez mais, estimular as coisas bem feitas e as pessoas honestas de nosso país." Reduzir juros e impostos é difícil. Já combater malfeitos e malfeitores pode. E que tal usar os nomes corretos: roubo e ladrões. “As pessoas honestas de nosso país” agradecem.
06-Fly
Para acabar com os achismos ou as interpretações saídas daquela conversa que alguém teve com um piloto de asa delta ou com um mecânico de ultra leve, a bancada federal de Rondônia vai direto à fonte buscar a informação de quem a tem. A ANAC, os Ministérios da Fazenda e Defesa e o Banco Central sabem tanto quanto a Casa Civil da Presidência da República o que há de mito e verdade sobre a ação de empresas comerciais de aviação no Brasil. As relações de entre governo e empresas de aviação no Brasil e nos últimos 10 anos com a TAM, são bem mais que e amor e ódio. É grana mesmo. Em Brasília até as pedras – que nem voam – sabem.
07-Dia do trabalhador
No dia do Trabalhador o país comemorou o preenchimento de mais uma vaga ministerial. Um cidadão com pedigree de trabalhador, mãos possivelmente calejadas e com um nome que faz tremer corações dos amantes do velho caudilho, assumiu o Ministério do Trabalho, o surfista Carlos Daudt Brizola ou como é mais conhecido, Brizola Neto. Ele vai dropar um orçamento de fazer inveja a muitos estados, terá a força política das poderosas centrais sindicais vai presidir a retrógrada República Sindical Brasileira. Só não sei como o Brasil sobreviveu por cinco meses com essa estrutura acéfala. Ministério do Trabalho: com ou sem ministro, a mesma coisa.
08-Ebony and ivory
O STF o armou o seu acorde e entoou um hino com duas versões: a primeira, separatista prega a constitucionalidade de cotas raciais. A segunda, igualitária diz que negros e índios para serem iguais ao resto da população devem ser tratados de forma diferente. Estranha situação para o baiano aqui de pele branca. Sou contra a cota racial por dois motivos: brancos, negros e índios são da raça humana e, como a diferença biológica entre animais é quase nehuma, como provar minha raça? Vá lá... Com restrições aceito cotas sociais e temporárias para algumas aéreas.
09-Blindagem
A CPI do Cachoeira vai trazer algo novo na política: a compra e venda de partidos políticos. PRP e PRTB que possivelmente estavam em promoção, quase foram engolidos pela cachoeira, mas devem negar se forem convocados. No Brasil de partidos tão iguais que até parecem japoneses a compra e venda se dá de forma subreptícia, com cobra maior engolindo a cobra menor. Mas haverá coisa antiga como a blindagem. Estruturas de aço reforçadas estão sendo preparadas para blindar o governador Perilo do PSDB, Agnelo Queiroz do PT e Sergio Cabral do PMDB.
10-Três perguntas cretinas
E por que começaram a pipocar pela imprensa novidades requentadas sobre Valter Araújo? A roda da fortuna deve estar girando e premiando adoidado. Não é que a greve da saúde perdeu a importância que normalmente teria? E o PMDB terá candidato a prefeito ou vai a reboque?
Avanço importante em prol da liberdade de expressão
Pulamos algumas casas para avançarmos ao futuro. O CEO da Meta, empresa que é dona das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads acabou
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos