Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Miguel de mudança


 Miguel de mudança - Gente de Opinião

Frase do Dia:

“Deveríamos exigir a Ficha Limpa para qualquer cargo público”- Jorge Hage ministro da CGU

01-Orestes se balança

O PMDB quer, Raupp quer, Marinha quer, os caciques querem, a militância aceita, mas Orestes Muniz, que é a bola da vez está com o olhar de quem apenas aprecia a paisagem. A conta é até fácil: Multiplicar preocupações e diminuir sua qualidade de vida é um dos lados da equação e para fechá-la é necessário que a soma n a melhoria da qualidade de vida da população da capital seja tarefa não apenas de um, mas a divisão de responsabilidades com e pelo grupo. Se a conta fechar é possível que o renomado advogado Orestes Muniz dê o passo que falta para a disputa. É só o que falta. No seu olhar já se vê um brilho diferente. Algo de  política e desejo.

Miguel de mudança - Gente de Opinião02-Garçon entrou na dança

Tem a lei que não pega, que não funciona ou que atrapalha a vida de quem nem deveria se preocupar com ela. Na coluna anterior comecei desse  mesmo jeito e chegando no nepotismo dei uma trava. Pois é de novo uma lei mal feita, mal aplicada sei lá o que, apesar de ser ideal e justa. Encastelado em Brasília, o deputado Lindomar Garçon – nem em seus piores pesadelos – poderia imaginar que seu mandato iria para as cucuias. Ao Lindomar como a qualquer Garçon, resta apresentar a comanda e receber a conta. Enquanto houver recurso a festa não acaba E o caso pode lhe dar um holofote extra para uma disputa eleitoral pela prefeitura da capital.      

 

Gente de Opinião03-Miguel de mudança

Miguel de Souza andou por ai, falou, ouviu, avaliou e deve fazer seu primeiro movimento para entrar na disputa pela prefeitura de Porto Velho. De mala e cuia deixa Brasília e volta a Porto Velho com a cabeça cheia de planos, a mala cheia de realizações e num momento especial: seu partido, o PR, volta a ser incensado pelo Planalto para reforçar a base aliada do governo e caso o Miguel consiga emplacar seu nome para disputar a Prefeitura, terá como cabos eleitorais os viadutos, marginais, a ponte da BR 319, a duplicação da BR 364 e ligação com o Pacífico, cujas inaugurações ou reflexos acontecem exatamente no período eleitoral. É correr pro abraço...

04-Pedro Taques avança

O senador Pedro Taques com uma história de luta contra a corrupção propôs e já tramita na CCJ o projeto – PLS 204/11 – que transforma em crimes hediondos os delitos de concussão, corrupção passiva e corrupção ativa e amplia a pena prevista no Código Penal para tais delitos. De acordo com a proposta, a pena por concussão – exigência de vantagem indevida para si ou outro, diretamente, em razão de função assumida – passa para 4 a 8 anos de reclusão e multa. Corrupção passiva – pedirr e receber vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem, em razão da função assumida – passa para 4 a 12 anos e multa. Já a corrupção ativa – oferecer ou prometer vantagem indevida a servidor público, para levá-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício – passa a ser de 4 a 12 anos de reclusão e multa. Dá-lhe senador Taques. Arrocha.

05-Zé lambança

Claro que não ficou de graça meu comentário sobre o Zéexpert. Alguns furiosos acham que fui desrespeitoso com Zé Dirceu. Não fui. O Zé Mané namorou uma espiã da ditadura se achando o último pedacinho de Trident. Agora montou um bunker tão secreto que não resistiu à espia de uma revista. Para variar, a Veja novmente espinafra o “espião lusitano” ou se preferirem, o consultor de negócios, e deixa numa bananosa, gente como o Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobrás. Repito que comparar Dirceu com gangsters da “cosa nostra” só por licença poética e que Dirceu e sua “tchurma” formam um bando de pés de chinelo atrás de “suas coisinhas”.

06-Pajelança

Tenho ouvido de gente de confiança do atual governo e de quem ficou de fora que “a turma do Cassol é que continua mandando dentro do governo Confúcio”. Queixam-se os que estão do lado fora que os famosos CDs estão nas “mãos dos inimigos” e que “quem ajudou a eleger Confúcio ficou de fora”. Não tenho razões para crer ou não, mas o curioso é que esse papo se repete o que me leva a aceitar que existe algo de verdade. Sabendo que o governo atual tem dificuldades para conhecer suas entranhas e mesmo nada tendo a ver com o caso, sugiro uma pajelança para descobrir infiltrados. É só convocar uma reunião para babar chefe e distribuir chapéu. Quem usar é Cassol e quem não usar também é. Afinal á reunião é para babar chefe.

07-Esperança

Um crítico diário das ações e inações do governo do estado sinto-me à vontade para aplaudir e dizer que tenho a mesma crença na possibilidade de se revolucionar a educação em Rondônia com um projeto já testado e que foca aluno e professor no conceito de escola integral. Ações e idéias como esta me trazem a esperança e me fazem acreditar que ainda é possível salvar o governo Confúcio da pasmaceira que se mostrou até agora na maioria das áreas, salvo nalguns poucos pontos na saúde, segurança e obras. Minha alta expectativa registrada no início do seu governo vem caindo e já me contento com resultados medianos, menos na saúde e educação.     

08-Quem espera nunca alcança

A “tchurma do curralzinho” não descansa nunca. Vai e volta e a regulação da mídia – apelido que a galera dona da verdade e amiga da censura arranjou para dourar a pílula – põe a cabeça de fora nos encontros políticos da “izquierda BB”. Foi assim no 4º Congresso Nacional do PT em Brasília, quando um seu líder, Rui Falcão prometeu uma "campanha forte" no Parlamento para que seja votado o marco regulatório das comunicações, com o estabelecimento de regras para a mídia. A baboseira é um projeto da era Luizinácio feito por Franklin Martins e rejeitado pela presidente Dilma Rousssef – o projeto e o Franklin  – pelos séculos dos séculos amém.

09-Enchendo a pança

Enquanto Luzinácio corre trecho fazendo palestras e enchendo a pança do seu porquinho, a Folha de São Paulo revela que no período em que o neo-palestrante chefiou o governo, pelo menos o valor equivalente à economia da Bolívia foi desviado dos cofres da viúva de 2002 a 2008. Cálculo feito a partir de informações de órgãos públicos de controle mostra que R$ 40 bilhões foram perdidos com a corrupção no período – média de R$ 6 bilhões/ano. E já que falamos de Bolívia, no cálculo não está computada a gracinha que o o irmão mais velho fez pro Evo Morales e que acabou com a participação da Petrobrás no negócio do gás. E o Zé Povin ainda quer o Rolando Lero de volta... Parodiando o mesmo, deixa o homem palestrar. Deixa lá.

10- Três perguntas cretinas

Governadores lançam nota pedindo “maior aporte de recursos” para a saúde. Porta aberta para o governo criar um novo imposto, nos moldes da CPMF. Mas nada sobre fechar ralos por onde a grana se esvai nos estados e municípios? Do STF em decisão com repercussão geral: o número de vagas descritos no edital devem ser preenchidos por candidatos aprovados durante a validade do processo seletivo. Fim da patifaria nos concursos para reserva. Mas e a patifaria do “fura-fila” inclusive com CDS continua?  O Orkut perdeu o posto no Brasil para o Facebook justo quando eu começava a twyttar Será que até o natal eu aprendo a usar o Facebook ou surge outra coisa e eu tenho que mudar sem mesmo ter entrado? Não precisa responder nada.

 

Gente de Opinião Gente de Opinião
Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)