Quarta-feira, 10 de outubro de 2012 - 05h15
Frase do Dia:
"Não tenho porque duvidar que Toffoli julgou seguindo sua consciência. E isso precisa ser louvado e principalmente respeitado. Mas que ele se colocou num papel delicado, não há dúvida, e sua biografia pode pagar um preço alto por isso.”– João Batista Lira Rodrigues Jr., Advogado
I-Piranha assassina
O saldo das urnas me levou a rever o que disseram – às vezes como se verdade absoluta – alguns analistas e videntes de plantão. Deu zebra. Tanto ou mais, falharam as”mães Dinás” científicas, mesmo com a receita do Gallup para dizer com “margem de erro entre x e y” quem iria para o trono. Um detalhe para evitar a fritura: erros de análise e pesquisa ocorreram em todo o país. Gente de renome e até o Ibope, se trumbicaram. Um “cabôco” viu no Russomano o boi de piranha que atravessou o rio. Coitado: o boi escorregou da margem e a piranha cráu. Explicação para o erro: o boi não sabia que em rio de piranha jacaré nada de costas.
II-Segundo turno
Voltando a Porto Velho é hora de explicar o porquê do Garçon e do Mauro estarem no segundo turno. A razão é uma só: o povo quis e escolheu. E haja mais eleição. Pela ordem, Garçon e Nazif começam tudo de novo e com um tempo bem curto estarão conversando e compondo alianças com outros partidos. É outra eleição onde tudo começa do zero e os votos obtidos são apenas indicativos. As dificuldades serão maiores por qualquer ângulo que se olhe. A tropa de candidatos a vereadores foi desmobilizada, a grana está curta, há feridas a serem cicatrizadas, o tempo é curto, o cansaço e a exaustão das equipes é grande, a trairagem dos novos amigos que eram inimigos existe e... haja dificuldade para abrir e dividir espaços de poder. 50% para cada e o desejo é de que as propostas de governo sejam enfim mostradas pelos dois.
III-Falando em turnos...
O sargentão da Venezuela encara mais um turno de governo e vai ficar seguramente mais seis anos com o porrete bolivariano nas mãos. Para muita gente boa aqui da “terra brasilis” é um sistema de governo ideal, democrático e interessante como nunca antes se viu nesse país: o “cabôco” chega e fica ali como quem não quer nada, aí de repente muda a constituição, muda algumas regrinhas eleitorais, distribui algumas bordoadas, faz uma censurazinha bolivariana leve no sistema de comunicação e zás. Lá se vai um mandato, outro e eis pronto e acabado o sistema bolivariano de governo, orgulho de todo ditador, tiranete ou democrata de araque.
IV-Competência
Só para variar o baluarte do rádio, Beni Andrade comandou mais uma vez com a competência de sempre “a marcha das apurações”. Esse ano com o reforço dos seus mais novos amigos de infância e, contando com o apoio de sempre do site Gente de Opinião, a transmissão foi ainda mais interessante. Fizeram-se presentes Sérgio Pires, Sérgio Melo, Domingues, Everton Leone que formam a “tchurma do papo de redação”, mais os convidados especiais como Zé Carlos Sá e na retaguarda (ops!) Serjão Lemos fornecendo munição para a “tchurma” deitar o cabelo e colocar a Rádio Parecis sintonizada em quase todos os “radins” da cidade. Parabéns veio!
V-Dâmocles
A fábula de Dâmocles vez por outra ganha ares de veracidade e assusta a todos os amigos do rei que são tentados a trocar de lugar com o próprio, esquecendo-se que o poder é efêmero. A “tchurma do CDS” deve estar pulando mais do que saci em chapa quente depois do anúncio do sempre bem informado roqueiro Robson Oliveira. Da minha parte eu gostaria mesmo era ver o fio do rabo de cavalo se partir e a espada descer. Não sei quantos são mas tenho um número na cabeça: 1.500 cargos comissionados em todo o estado é mais que suficiente. É preciso dar valor ao funcionário concursado. A “tchurma do CDS” é como vampiro em banco de sangue.
VI-Aluizio Vidal,o pescador de votos
Aluizio Vidal, uma das grandes e boas surpresas desta eleição decide o que fazer em termos de apoiamento para esse segundo turno. Torço para que o professor consiga levar seu nanico PSol a um procedimento político maduro, interrompendo e revertendo a percepção geral de que o PSol é um partido isolado ou sectário. Há momentos em que um passo apenas dirá o que é preciso saber de toda a caminhada. Com o estupendo cabedal de votos, fruto de sua performance e não só do conteúdo programático do Psol, Aluízio Vidal, desapegado das coisas materiais, terá que repensar o rumo e aprumar a canoa. Boa sorte, parabéns pela campanha e dê uma boa destinação a esse milagre eleitoral que muitos buscam: a rede cheia de peixes.
VII-Foguetório à toa
Para os que estão por aí soltando fogos com os resultados das eleições aconselho reavaliarem os números e diminuírem a queima, visto que poucos têm o que comemorar. Exemplo? Porto Velho ainda não disse o que quer e representa ¼ do eleitorado. A derrota dos grandes nomes na capital já aconteceu e quando o povo manda um recado nas urnas é melhor ler e entender direitinho. Até aqui não há vencedores, mas os vencidos já estão com a “cara na chon”. E nem vem com mel na chupeta e peraltices numéricas. A tabuada é a mesma para todos e todas.
VIII-Eu sabia... eu sabia!
Zé Dirceu recebeu com a velha e conhecida arrogância de sempre o resultado ainda provisório da sua condenação por corrupção ativa. Por enquanto o placar registra dois esperados votos a seu favor vindos de onde já estavam marcados – ministros Lewandowski e Tofolli e seis contra a sua defesa. Dirceu se pronunciou como o comandante de um bracaleônico exército para as ruas vazias: "Lutei pela democracia e fiz dela minha razão de viver. Vou acatar a decisão, mas não me calarei. Continuarei a lutar até provar minha inocência. Não abandonarei a luta. Não me deixarei abater". Mas você pretende continuar a sua luta onde Zé Dirceu? Na prisão?
IX-Jus esperniandi
O ministro Joaquim Barbosa do STF disse que os advogados dos mensaleiros tentam "enganar o público leigo" sobre questionar o resultado do julgamento na OEA. "É enganar o público leigo e ganhar dinheiro às custas de quem não tem informação. Que leiam a Constituição brasileira, que leiam as leis que regem os tribunais". Mas a coisa de espernear não está somente entre os advogados. Amante da legalidade, da justiça e da verdade, Luzinácio toca fogo com uma declaração repercutida por Jorge Coelho : "Vamos discutir problemas das cidades. Mas, se formos chamados de mensaleiros, não podemos deixar sem resposta. Vamos debater de cabeça erguida. Ninguém vai negar que tem processo. Temos que responder às provocações". Danou-se... Será que o “cara” quer outro país tipo Brasil do B com o STF do B e a PF do B?
X-Papo com Zé de Nana
X1-O Português agradeceu os votos, mas pagou geral: marqueteiros, Nazif, Garçon e etc.
X2-A Prefeitura de Porto Velho parece sepultura. Ou o cara morre “divera” ou politicamente.
X2-Tem candidato que não anotou a placa e nem viu a cor da carreta que o atropelou. Égua!
Avanço importante em prol da liberdade de expressão
Pulamos algumas casas para avançarmos ao futuro. O CEO da Meta, empresa que é dona das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads acabou
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos