Sexta-feira, 2 de julho de 2010 - 06h44
Frase do dia:
“O político profissional não tem medo do escuro. Receia mesmo é a claridade.” – Jornalista Josias de Souza
01-Convenção – Ato I
Tarde de terça feira, o ex-senador Odacir Soares, homem de confiança do ex-governador Cassol anunciou no programa Câmera 11 que foi convidado pelo chefe e amigo Cassol e aceitou o convite para compor a chapa da Frente Progressista com o atual governador João Cahula, nome ungido pelo mesmo Cassol. Tudo estaria pronto para a confirmação que ocorreria no dia seguinte na convenção. Decisão que acabava com uma série de suposições de nomes e injetava um gás na campanha eleitoral que começaria a seguir.
02-Convenção – Ato II
Tarde de terça feira, o ex-deputado Agnaldo Muniz, indicado pelo PSC para disputar a vaga ao Senado na coligação do PSDB com Expedito Jr., me informa ao telefone quando o programa Câmera 11 era apresentado que estava deixando a coligação, alegando que o partido havia promovido alteração em nível nacional, que incluiria o senador Mão Santa o que inviabilizaria sua caminhada com Expedito Jr. Já à noite, chega a informação que o Agnaldo estaria fazendo dobradinha com Cassol ao Senado na Frente Progressista.
03-Convenção – Ato III
Tarde noite de terça feira e o PSB faz sua convenção e demonstra estar dividido. A ala do deputado Jesualdo Pires pende para o PT e Mauro Nazif para o PSDB. Participam os dois indicados à disputa do governo pelo PSDB e PT. Nos corredores corre a notícia que a convenção seria pró-forma, vez que um acordo entre PSB e PSDB já estaria fechado e que na convenção do dia seguinte o fato se confirmaria. Durante a noite ainda, noticia-se que Melki Donadon que estava no arco de alianças do PSDB havia pulado do puleiro.
04-Convenção – Ato IV
Manhã de quarta feira: Com as notícias da noite anterior, o PSDB e um amplo leque de partidos vai à convenção que apresenta só um nome ao senado – Agnaldo Muniz – e o vice de Expedito, Alan Queiroz do PSB. No final da tarde o PSB após o fechamento da ata retira-se para a última conversa com o PT. O clima é tenso e por volta das 22 horas a notícia que o PSB coligou com o PT e que uma coletiva do PT/PSB no dia seguinte iria celebrar a aliança de Nazif, que indica o vice do Valverde. Ponto para Jesualdo e, ponto para o PT que estava virtualmente sozinho na campanha. Um novo gás para os petistas.
05-Convenção – Ato V
A Frente Progressista vai à convenção na Quéops e mais surpresas. Fiel a seu estilo de levar a decisão para o último minuto do último dia, o DEM de Bianco já havia anunciado que iria no barco do PMDB. Foi a primeira defecção das hostes tucanas. Com a Quéops recebendo um bom público, sai o anúncio da composição da Chapa. Cassol ao Senado e Melki Donadon em dobradinha. Na suplência do Ivo, Reditário e na segunda suplência, o Odacir Soares. Com o anúncio inesperado e inusitado, a base treme e treme mais ainda quando é anunciado o vice do Cahúla: Tiziu. E o dia ainda reservava mais surpresas.
06-Convenção – Ato VI
Pego no contrapé, o PSDB cuja nominata que não era lá essa Brastemp, minguava com a saída do Dr. Mauro. A usina de boatos começou a produção em série com modelos de carroças, cada uma pior que a outra. A primeira trazia a notícia que Expedito teria jogado a toalha e saído da disputa. A segunda, que não mais seria candidato ao governo e sim, ao senado e a última que negociava com a Frente Progressista para substituir Caúla. OPSDB fervilhava, a paz estava selada no PT mas, o primeiro arranhão saiu com a nota do ex-quase-futuro vice governador Alan Queiroz que, constrangido, abandonou a peleja.
07-Convenção – Ato VII
Arranhão de um lado e apoio do outro. O PR que entrou na coligação tucana com Miguel de Souza, se apresentou de armas em punho para defender a causa e mesmo refratário à idéia de compor como vice, viu seu nome afunilar e capitulou no meio da tarde. Às 17 hs, algo como uma nova convenção tucana ocorreu no Aquarius Selva Hotel e o animado Expedito apresentou o vice Miguel de Souza a uma platéia satisfeita com o desfecho. “A rasteira nos derrubou mas, caímos para cima”, disse um tucano emplumado.
08-Convenção - Ato VIII
“Do limão a limonada” disse Expedito. Com a redução da nominata, o PSDB teve que dar seus pulos. Maurinho Silva que se insurgiu na convenção apraeceu no Aquarius Selva Hotel e já fala na possibilidade de rever a posição e entrar na disputa para a reeleição. O Dedé de Melo, também apareceu e deve entrar também na disputa e até Val Ferreira foi escalada para participar do pleito disputando uma cadeira federal. “A necessidade ensina o sapo a pular” e foi o que aconteceu. Ao que parece, a sorte está lançada para os cinco candidatos ao governo pelo PSol, PT, PMDB PPS e PSDB. Mas, nunca se sabe... QRX
09-Mudando o rumo da prosa
Entre traições e conveniências, descarto as duas. Fico com o termo negócios, por ser o mais apropriado. Com tanto dinheiro envolvido na atividade política, pensar em ideologia, amor à causa ou vontade de servir ao povo, chega a ser piegas. Acompanhando de perto os últimos dias da política, quando os nervos estão à flor da pele e a língua destravada, vi coisas do arco da velha. Recolhi cada uma para refletir sobre a natureza humana mas, aprendi que é falso dizer que o poder corrompe o homem”. É exatamente o contrário.
10-Maldade...
Há quem goste e quem não goste de Odacir Soares mas, não se pode negar que se trata de figura pública de renome que não merece o lamentável constrangimento público a que foi submetido. Não conheço detalhes sobre o que o fez revelar-se como vice do Cahúla mas não me esquivo ao registro. Lamentável também foi o constrangimento que passou o jovem Davi Chiquilito Erse, amigos e familiares que foram à sua posse e se depararam com o oficial de justiça que junto ao deputado Mauro Nazif queria impedir sua posse. A elegância existe até no ringue de boxe. No caso em questão, entendo a providência mas, lamento a forma cruel como foi tomada. Detalhe: Davi Chiquilito não foi ao TCE. Claro.
Fonte:Léo Ladeia.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol