Frase do Dia:
“O equilíbrio e a tolerância são virtudes inerentes aos homens públicos, ou seja, àqueles que possuem a dimensão deste significado.” – Robson Oliveira, “cabeça chata” como se define, colunista antenado, jipeiro e amante do velho rock n”roll.
01-Organizando a fila
Nada como o bom humor para desarmar espíritos. Depois de tachado de covarde e de utilizar “laranjas” para atacar a ALE, pelo deputado Tiziu, o prefeito Roberto Sobrinho entrou numas de “paz e amor”, ao ser entrevistado no Câmera 11. “Não é assim ir chegando e sentando na janela não. Tem que entrar na fila. Tem muita gente na frente”. Logo depois, da tribuna da ALE, o deputado Tiziu voltou à carga e soltou marimbondos pros lados PT. Pagou geral, sem esquecer ninguém. Vixi...
02-Ao mestre com carinho
Como diz o meu amigo Zé de Nana, “beber com quem paga, conversar com quem sabe”. Evito me pronunciar sobre a história de Rondônia por não conhecê-la com profundidade e em respeito aos que a fizeram e ainda fazem, vivos que estão. Há muita gente para falar com mais propriedade que “o rodado” aqui, que chegou ontem e que só tem a aprender. O artigo do mestre Antonio Cândido clareando a discussão sobre o “Mercado do Cai N’Água” e o que fazer com a velha caldeira, é leitura obrigatória para os que querem conhecer a história da nossa terra, sem os antolhos. A história é contada com fatos e provas. Não com opiniões e achismos.
03-Oração do capeta
Arruda é uma planta à qual se atribui poderes medicinais e contra más vibrações. Na Grécia antiga, era usada para tratar diversas enfermidades, mas o ponto forte era mesmo contra as forças do mal. Pandora, divindade criada por ordem de Zeus cujo nome significa “a que possui todos os dons”, foi enviada como “presente de grego” a Epimeteu, irmão de Prometeu, que roubara o fogo dos céus. Ontem ao ver “demos” orando e agradecendo a Deus a presença de Arruda nas suas vidas, lembrei da história. O operação da PF não poderia ter um nome mais apropriado. Misturar crenças é como acender uma vela para Deus e outra para o demo. Vixi.
04-Vai faltar ventilador
Para quem pensava que o pepino no Distrito Federal iria ficar restrito ao Executivo e Legislativo, acaba de pintar a novidade: o Conselho Nacional de Justiça decidiu abrir um procedimento administrativo para analisar o possível envolvimento de três desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios com o mensalão do DEM. Gravação feita com autorização judicial mostra que no dia 21 de outubro Durval Barbosa foi à residência oficial do Arruda para tratar, de um processo que estaria para ser julgado no Tribunal de Justiça. Num vídeo, Arruda parece preocupado e diz que vai visitar o presidente do tribunal. Fedeu carbureto.
05-Vá entender...I
No dia em que reunido com peemedebistas sem assento na direção do partido, Requião lançou-se candidato à presidência da República, uma aula de doideira. O maluquete Requião abriu o verbo: “Não é um mensalão do DEM. É captação de recurso externo para campanha. Isso é horrível, mas muita gente faz. Eu digo sempre que a consciência caleja. A pessoa aceita uma doação secreta, aceita a segunda, a terceira, depois não pode reclamar de mais ninguém que recebe. Quando vi o vídeo do Arruda recebendo os R$ 50 mil achei um absurdo. Mas o que os lideres do DEM vão fazer? Vão se associar? O DEM vai ratear?” Danou-se
06-Vá entender...II
Se a Requião faltou objetividade na formulação da crítica, com o presidente Lula não foi diferente. Saca só a pérola de Lula: “As imagens não falam por si.” Foi aí que eu pirei o cabeção. Como assim não falam? Tomemos então a fala do demo, senador Demostenes Torres – “Eu disse a ele que precisamos de provas, fatos, argumentos. Não queremos versões. O partido é realista. O partido se curva aos fatos. Os fatos são devastadores” – que, por corporativismo, até poderia usar a frase do Lula. Fiz um esforço para tentar ver um sentido oculto mas, foi em vão.
07-Vai sobrar suco
Primeiro, com uma nota, veio o presidente Tácito do PT rebater as acusações do deputado Tiziu. Depois da resposta bem humorada do prefeito Roberto Sobrinho, organizando a fila de apanhar foi a vez do vereador Cláudio Carvalho que partiu para balançar o laranjeira e devolver a laranja sem escolher palavras. O deputado Tiziu escolheu um osso duro de roer para bater boca. Claudio Carvalho não tem papas na língua, cresce quando atacado e está mirando alto, tanto quanto o Tiziu. Afinal são 8 vagas para a Câmara Federal e 24 para a ALE. A briga vale prêmio...
08-Chama a Donia Armênia...
“Quando assumi acabei com as mordomias das passagens e das licitações fraudulentas e conseguimos poupar muito dinheiro. O curioso é que quando devolvi dinheiro ao Governo do Estado no ano passado muitos de vocês que defendem o embargo da obra foram contra a devolução da sobra dos R$ 21 milhões aos cofres do Estado”, ironizou o presidente da ALE Neodi Carlos numa sessão tensa quando encarou a revolta de 14 deputados que têm uma idéia fixa: “deixar a prédio na chon”. Ribamar entrou dando uma “voadeira”: “Há deputados que querem fazer da Casa um balcão de negócios”. Aí foi que o barraco desabou.
09-A guerra do Nobel da Paz
Trinta mil soldados deverão engrossar as tropas americanas que, no Afeganistão, lutam para destruir os talibãs. A guerra que começou em 1998, já vitimou muitos soldados americanos e civis afegãos e é um ralo de verbas militares americanas. O que causa perplexidade geral é a origem do pedido de reforço de combatentes: vem do homem que foi escolhido – cá para nós, escolha bastante controversa – para receber o Prêmio Nobel da Paz, Barack Obama. “Si vis pacem, para bellum” ensina a história. Obama ampliou o conceito: “Se queres a paz, faças a guerra”.
10-Rondônia fazendo história
Ctrl C + Ctrl V da coluna Painel da Folha: “Enquanto José Roberto Arruda aposta que a encrencada Câmara Distrital jamais reunirá os dois terços de votos necessários à abertura de processo contra o governador, juristas que analisam o propinoduto no Distrito Federal acham que Arruda não deveria estar tão seguro de sua sobrevivência no cargo. Citam decisão do STF, em 2006, sobre escândalo de corrupção em Rondônia. Naquela ocasião, com base em relatório da ministra Cármen Lúcia, a Corte reiterou decisão do STJ e entendeu que a Assembleia estava por demais envolvida para decidir sobre a prisão de deputados. A licença foi concedida sem consulta à Casa. Por essa tese, o STJ poderia dar sinal verde ao processo -e consequente afastamento- de Arruda.” Viu muleque?É nóis na fita!
Comentários e sugestões para: leoladeia@hotmail.com
Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)