Frase do dia:
"Eu quero continuar sendo mantenedora de utopias.” – Marina Silva do PV
01-Farmácia abandonada
Biodiversidade. A palavra foi moda na década passada e mote para defesa da floresta amazônica. Quem não se lembra do estupor nacional com a notícia de que um japonês registrara o nome “cupuaçu”? O sacerdócio de nossos poucos pesquisadores, revelou que a “unha de gato” pode curar a dengue. A “unha de gato” tida como praga pelos fazendeiros, corre risco de extinção. Sem verbas, incentivo e equipamentos não há pesquisa. Na sua falta, chegam os japoneses.
02-Por falar nisso...
O Brasil é referência em nanotecnologia, pesquisas do genoma, agricultura, energia, e outras áreas. Peca na pesquisa medicamentos farmacêuticos. Um ou outro laborátório, a duras penas, sem apoio oficial, investe na pesquisa e produção. Um paradoxo. Na amazônia está fonte de pesquisa e das endemias. Inaceitável. O nome disso é descaso com a ciência. Pesquisadores sem opção saem do Brasil e o país fica correndo atrás de quebrar patentes de remédios.
03-Na jugular
O “bruxo” Carlos Sperança revela em sua “Sem papas na língua” de ontem e hoje, os movimentos do Cassol para fazer o Jumbo Cahula, sem pista e tendo que decolar. Trabalho para Cassol: limpar obstáculos. Reuniões, pressão sobre aliados e asfixiar Expedito pois contra os outros é guerra. Cassol visa atrair o insurrecto Expedito para suas hostes mas antes, é preciso domá-lo. Expedito se aquieta como uma fera acuada e fera acuada é imprevisível. Um perigo!
04-MPF sob novo comando
Dois destacados nomes do MPF de Rondônia, os procuradores – Reginaldo Pereira Trindade e Ércias Rodrigues de Souza, assumem respectivamente os cargos de Procurador Chefe e Procurador Chefe Adjunto, designações, feitas pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Serão dois anos no cargo e tremei “galera do mal”: a dupla não dá tréguas e não refresca. O que é tudo o que Rondônia precisa. Os “ninjas de gravata” ganham um comando de peso.
05-E no MPE, enfim a lista
Quatro longos anos depois de deflagrada a Operação Domino e, depois de um trabalho mais fácil que a montagem de “puzzles” gigantes, o MPE de Rondônia soltou a lista indiciando 33 envolvidos. Os nomes são todos conhecidos e vão de servidores a deputados da legislatura anterior e atual. Os crimes imputados são vários com destaque para fraude em licitações e a famosa “folha paralela” ou “gafanhotos” como ficou conhecida a prática em Roraima Só para refrescar a memória, à época a PF prendeu 23 pessoas. Um dia a casa cai. Sempre cai.
06-Porteira aberta
Primeiro vieram 20 de Tocantins para se juntar ao que de pior existia por aqui. Depois mais 20 escolhidos a dedo e que formam o grupo que há pouco mais de 15 dias praticamente demoliu a Penitenciária Central do Estado do Paraná em Piraquara. O governador Requião do Paraná acusa o Comando Vermelho pela rebelião. O que fazer? Fácil: mandar para Rondônia. Como ninguém disse nada antes, dessa vez só faltou comitê de boas vindas. A carniça traz o fedor e as aves de rapina. A leniência será cobrada no futuro e o preço será alto. QRX!
07-Polícia inteligente
Um trabalho digno de registro. Depois de um ano de investigação a polícia pôs a mão na galera. Na ação, mais de 100 delegados e policiais, 34 mandados de busca e 25 de prisão contra servidores dos Correios, Detran, além de policiais civis e PM, envolvidos numa rede de estelionato que, via desbloqueio de talões de cheques e cartões, fraudava o comércio. Se tínhamos problemas, imagine com a chegada dos “mestres e doutores” para a Penitenciária Federal... Broca!
08-Abrindo a conversa
Que o projeto Ficha Limpa não pode passar em branco, sabemos. Que passe incólume pelo Congresso, duvidamos. Mas, além da promessa de Temer que levará o assunto para a reunião de líderes – que faz a pauta – algumas luzes se acenderam. O deputado João Almeida do PSDB por exemplo acha assunto complicado como se apresenta mas, propõe uma alternativa: “A partir de uma decisão em segunda instância pode ser uma boa solução". Vamos conversar.
09-Retaliação?
O Governo de Rondônia foi aconselhado pela Procuradoria Geral do Estado a não liberar din-din para blocos carnavalescos e escolas de samba. Pior, depois de sinalizar com a liberação, diz Zekatraca, na sua “Lenha na Fogueira”. Por trás está uma ação do PT contra Cassol, Cahúlla e aliados, pela realização do “Revéilllon da Paz” em alguns municípios. Aí fedeu carbureto véio. Promessa é dívida. E mais ainda se for para a cultura. Ajoelhou tem que rezar.Já se viu?
10-Bate boca
O ministro Gilmar Mendes sentenciou: “morosidade da justça é mito”. Como diz a sabedoria popular, “quem fala o que quer, ouve o que não quer”. O troco veio da OAB: "A lentidão não é mito, é fato real. Se fosse mito não seria necessário o CNJ estabelecer metas para redução do imenso volume de processos, metas que, pelo se divulgou, nem foram alcançadas", disse o presidente Ophir. E foi além sobre os motivos da morosidade "é que a grande maioria dos juízes não cumpre seus horários e trabalha, quando muito, no sistema tqq - ou seja, juízes que trabalham somente às terças, quartas e quintas-feiras". Fedeu carbureto!!!
Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)