Frase do dia:
" A delicada tarefa de Serra é derrotar Dilma sem atacar Lula." – Merval Pereira com a receita de fazer omeletes sem quebrar ovos.
01-Justiça é cega. A navalha idem
O TSE voltou a analisar o processo contra o governador Cassol e...bingo! Deu a lógica. Novo empate e novo pedido de vistas. Como o processo é um calhamaço e o ministro tem outras tarefas a executar, o tempo também ajuda Cassol e o mais certo é que ele só saia no dia que lhe der na telha. E se voltar à pauta? Uai, novo pedido de vistas pode ser feito. Querem o pescoço do Cassol mas, a navalha como a justiça, é cega.
02-O que o ministro quer pescar?
O pedido de vistas do ministro Fischer é comum mas, depois de tanto tempo e de discussões, fico a imaginar o que o ministro pode descobrir de novo, já que o ministro Lewandowsky apenas seguiu o voto do relator depois das vistas, sem nada apor. Alega o ministro Fischer que o pedido se deve à controvérsia. Ora, ora, ora... se para cada voto contra, pintar novo pedido de vistas, é julgamento para a vida inteira e mais 3 dias.
03-Fatiando a cooperativa
Bem interessante a solução encontrada pela Prefeitura para regulamentar a atividade de mototaxista. Nada de cooperativa, sindicato ou associação. A concessão será feita para a pessoa física com período para renovação e limite de número de profissionais. Se tudo ocorrer dentro do que preceituam os critérios, a cobra está morta. Se não...
04-Tombando os buracos
E segue a pendenga sobre os buracos de Porto Velho. Num debate radiofônico ontem, o secretário Jair Ramirez desceu a borduna nas obras de saneamento básico e com justa razão reclamou das empresas que deixam valões no meio da rua. Claro que isso vai gerar um pedido de direito de resposta mas, os serviços continuarão sendo feitos do mesmo jeito para desespero de todos. Hoje o prefeito e vereadores vão se reunir para tratar do tema “buracos”. Será que vão inventariar ou tombar? Melhor seria tapar...
05-Rescaldo
Um incêndio na D.Pedro II nesse fim de semana chamuscou o nosso brioso Corpo de Bombeiros e a fiscalização da Prefeitura que permitiu que um posto de gasolina fosse instalado perto de uma loja de colchões. Erro primário. Erro maior ainda apareceu com o incêndio. A cidade não tem e não há previsão de ter rede de hidrantes. Mas, se o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura falham na hora do incêndio ou no planejamento de ações, não falha se o assunto é cavalgada, festa e show. Aí a “tchurma” cai matando...
06-Fechando a porteira I
O TSE se cansou de esperar que o Congresso aprovasse alguma coisa para identificar os “fichas sujas” e resolveu por o dedo no suspiro: os candidatos terão de apresentar a certidão criminal digitalizada. Caso existam processos, os “limpezas” terão que informar a situação de cada processo, sob pena de indeferimento do registro. E o site do TRE ou TSE vai disponibilizar a vida do “ficha suja” ao eleitor. Se não tem tu vai tu mesmo.
07-Fechando a porteira II
Outra novidade são doações. Serão feitas por cartão de crédito ou débito de pessoa física, limitadas a 10% do rendimento bruto do ano anterior à eleição mas, não entram cartões emitidos no exterior, corporativos e empresariais. Mas, para angariar recursos via cartão, os candidatos e comitês deverão ter uma página na internet específica para recebimento das doações. E as alterações não ficam aí. Chegou o voto em trânsito.
08-Fátima Cleide comendo pelas beiras
A senadora Fátima Cleide já mostrou do que é capaz, quando foi eleita e continua com o pé na estrada tentando a reeleição e, acaba de demonstrar musculatura política ao emplacando a presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Em ano eleitoral, Fátima Cleide ganha uma senhora vitrine nacional e regional. Ficará à frente da Conferência Nacional de Cultura e da 1ª Conferência Nacional de Educação.
09-Puxão de orelhas
A Fifa pôs a boca no trombone e o todo-poderoso Ricardo Teixeira repassou o puxão de orelhas ao Comitê e às cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo. “A África do Sul construiu seus estádios em 30 meses. É prazo suficiente. Mas estamos chegando perto desse limite no Brasil e nada começou a ser feito.” Preocupação excessiva. A Fifa não sabe ou não leva em conta o jeitinho brasileiro e o PAC que vem a ser um porção de jeitinhos juntinhos e que formam um jeitão. E se não der tempo, que se adie a Copa.
10-Nada de novo na educação brasileira
Relatório feito sob encomenda para o Ministério da Educação e divulgado pela Folha de São Paulo conta um segredo guardado a sete chaves mas, de conhecimento de todos: só 33% das 294 metas do Plano Nacional de Educação, criado por lei em 2001, foram cumpridas. O estudo que abrange o período de 2001 a 2008, aponta ainda a alta repetência, baixa taxa de professores com formação universitária e acesso à educação infantil longe do proposto. Sei não, sei não... será que vão criar um PAC da educação?
Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)