Frase do dia:
"Veja o Serra. Não diria que ele é propriamente uma miss simpatia. O Ciro tem às vezes respostas bastante duras". – Tarso Genro em análise estético-política.
01-Fim da dengue planejada!
Quase todo mundo já teve dengue, ninguém mais reclama e aí as autoridades criaram o mutirão “mata mosquito” depois de demorado planejamento, Lembrei na hora: “Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil”. Poderia ser mais fácil. Cassol mandava um projeto, a ALE aprovava e fim do aedes por decreto. Mas e o planejamento onde fica? Melhor fazer mutirão que tem diária, reunião, meta, parceria, é democrático e claro, tem o planejamento.
02-Letra morta
Entendo e admiro o esforço do vereador Marcelo Reis ao apresentar o projeto que, apenas em tese, daria à Prefeitura poder para entrar em imóveis públicos e particulares para execução de programas de prevenção e combate à dengue. Ocorre que a Constituição tratou o tema no art. 5º e explicitou exceções. Sendo cláusula pétrea – art. 60º – o esforço louvável do vereador é apenas inútil.
03-É carnaval gente! Libera geral
Zekatraka deu o toque: o governo não vai dar já que Procuradoria disse que não dá. A ALE também pode não dar. O PT deu conhecimento em nota oficial que o governo pode dar. Deu as explicações, deu a lei, deu o artigo e deu a informação subliminar: a Prefeitura vai dar. Dei corda nesse papo de carnaval e dei as caras com a música “Massa Real” do Caetano Veloso que dá uma dica: “Vai ter que dar, vai ter que dar. Esse é o meu carnaval”. Deu pra entender?
04-Samba do crioulo doido
Fazer ou promover a cultura sem grana e sem planejamento não é só difícil. É impossível. Carnaval é festa popular e em todo Brasil faz parte do calendário de eventos. Fiquei surpreso com a decisão da Procuradoria do Estado que diz ser ilegal repassar verbas para agremiações em ano eleitoral. Tudo bem, está na lei mas, no Rio, São Paulo, Salvador, o repasse vai acontecer até por estar orçado. Retaliação? Não creio. Solução? Existe. Vontade? Aí é querer muito.
05-Ciro soltando o verbo
Ciro Gomes está mais loquaz que nunca. Depois do presidente Lula dizer que sua candidatura atrapalharia a Dilma, Ciro soltou: "O santo Lula nesse assunto está errado. Mantenho a minha candidatura à Presidência da República." E já chutou o balde: "Não estou de acordo com o resultado da colisão PT-PMDB. A moral dessa aliança é frouxa, é um roçado de escândalos já semeados. Amanhã, pode nos deixar com a brocha na mão." É o Ciro velho de guerra...
06-O milagre do “Santo Lula”
“Cuidado com o que voce pede pois Deus atende”, diz Zé de Nana. Lula fez o milagre de empurrar Ciro para São Paulo deixando caminho livre para Dilma no Nordeste. Tudo que Lula pediu a Deus. Mas, Ciro por conta e risco socou: "Não sou candidato ao governo de São Paulo e falei isso para o Lula". Esse Ciro que ajuda Dilma estando no páreo, é o mesmo que ajuda Serra fora e o mesmo que pode complicar Dilma à frente. Difícil mas, São Lula entende de milagre$.
07-Rafales no hangar
O Ministro Jobim conseguiu um desconto no preço dos caças Rafale franceses e conseguiu um desconto no relatório da FAB que preferia outro. Ocorre que mesmo com o desconto de R$ 4 bilhões, o preço do bruto ainda é o mais caro dentre os concorrentes, o norte-americano F-18 e o sueco Gripen e pelo andar da mula, é bem provável que tanto os fabricantes americanos quantos suecos façãm nova oferta e com novas vantagens. Mas, ao que tudo indica, “jáoera”.
08-Troca a pilha minha filha
Por três dias consecutivos o país bateu o recorde de consumo de energia elétrica fruto do calor e retomada da produção industrial. O sistema aguentou sem apagão mas, a preocupação existe. Para 2010, a previsão é que a média diária seja de 53 mil MW de consumo, aquem da capacidade de geração, que hoje é de 107 mil MW - dados da Aneel. Por ora São Pedro tem ajudado mas...
09-Osso com tutano
O Ministério do Desenvolvimento Social, alertou sobre mudanças de regras do Bolsa Família a partir de 2011. Sergio Guerra leu nas entrelinhas e reagiu: “É desonesta a ameaça. Agora eles estão fazendo essas ameaças, disseminando a mentira, o terrorismo, para as pessoas simples do Brasil inteiro na pré-campanha ou antes ainda da pré-campanha. Isso dá uma medida do que esse pessoal vai fazer para não entregar o governo.” Vai começar tudo de novo...
10-No armário da caserna
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)