Terça-feira, 4 de março de 2008 - 10h56
POLÍTICA & MURUPI
Frase do dia
Não vamos perseguir nem prejudicar ninguém, vamos combater os que são responsáveis por queimadas e derrubadas ilegais. Vamos atacar a atividade ilegal. Sérgio Lúcio Fontes, superintendente da PF sobre a operação Arco de Fogo.
Pauta Política de
01-Criando oportunidades:
Se quisermos acabar com a exploração ilegal de madeira e o desmatamento na Amazônia, temos de enfrentar, atuando no longo prazo, oferecendo alternativas aos amazônidas, de modo que não precisem buscar na ilegalidade seu meio de subsistência. A repressão não vai resolver o problema, disse o Senador Raupp, que recebeu de um líder do agronegócio, João do Vale, sugestões que embasam seu discurso de ambientalista convicto. A operação Arco de Fogo pode propiciar a criação de alternativas sócio-econômico-ambientais seguras.
02-Invasões x eleições:
Denúncia de invasão
03-Cheiro de pólvora:
A tensão entre a Colômbia e o Equador aumentou nesta segunda feira, depois que ambos os países cortaram as relações diplomáticas. Encabeçando a turma do deixa disso, Lula preocupado, telefonou aos dois presidentes na busca de uma saída diplomática. Para Celso Amorim do Itamaraty, falta um pedido de desculpas incondicional da Colômbia ao Equador para reduzir o clima hostil e relativizou a ação bélica da Venezuela no conflito ao afirmar: "O incidente envolveu as forças colombianas e equatorianas". Mas ele conhece bem o Chavez.
04-Vizinhos complicados:
A sedução da força é grande e não leva a bons resultados. Que necessidade tem um país do nosso continente de armar-se dessa maneira? Para quê? Contra quem? A preocupação revelada ontem por Sarney se justifica quando mostra o custo armamentista de Chavez. São US$ 7,1 bilhões em armas que incluem radares de defesa aérea, veículos de transporte de tropas, helicópteros de ataque, submarinos e caças, modernizados pela Rússia. Pior: Uribe da Colômbia diz ter a prova da doação de U$ 300 milhões às Farc por Hugo Chavez.
05-O ovo da serpente:
Chavez é da classe média. Engenheiro militar, atingiu o posto de tenente-coronel. Em 1992 depois de um fracassado golpe militar contra Andrés Perez que lhe custou 2 anos de cadeia, lançou-se na política. Anistiado, assumiu a presidência em 1999 e com um referendo mudou a Constituição, ampliou seus poderes, mas incluiu metade do povo sem acesso ao estado. Esperto, Chavez nisso se apóia, cria um manto de legalidade para sua loucura, enquanto isola a Venezuela como fez seu ídolo Fidel. Um clássico exemplo para um Freud bolivariano.
06-Biodiversidade paradoxal:
Muita gente aqui da região já tomou a famosa vacina do sapo Kambô, injetando a secreção da rã que tem o nome de paradoxal, pois quando girino mede
07-Recuo inteligente:
Antenado com o movimento a favor de uma imprensa livre e depois da decisão da justiça sobre a tal Lei da Imprensa, o senador Expedito Jr. deu meia volta volver e retirou o projeto aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Do Senador pode-se dizer tudo, mas não se pode negar a obstinação demonstrada no caso Beron e sua característica de enfrentar problemas de frente, avançando como no caso da CPMF ou recuando como faz agora com o projeto. Agora Expedito propõe uma audiência para discutir a questão. É por aí.
08-Não era perseguição. Era falta de ética:
Acusado de favorecer correligionários políticos em convênios, Carlos Lupi, dublê de ministro e presidente de partido vai entregar a cadeira de presidente do PDT, depois de ter deixado tanto o governo Lula, quanto o Conselho e Ética Pública numa saia justa. O sistema político brasileiro tem disso. Para manter a base de apoio, o arco de alianças é feito de uma mistura de tatu com cobra. Foi assim com FHC, é com Lula e será com o próximo. Com poder dividido, além da obrigação de governar é preciso gerenciar os conflitos de aliados. É cruel.
09-Organizando a zona:
O governo publicou hoje o decreto que regulamenta o uso dos cartões corporativos, para atender despesas que exijam pronto pagamento. A nova regra impõe aos órgãos federais o limite de 30% para saques
10-Oxigênio para o gás:
O prejuízo de R$ 449 milhões com as operações de usinas termelétricas ajudou a derrubar o lucro da Petrobras em 2007, que ficou 17% menor que o de 2006. Além disso, a queda do dólar impactou de forma negativa os ativos no exterior, a repactuação do Plano Petros que é o caixa de funcionários da empresa e até a manutenção interna do preço dos combustíveis. Fizemos nossa parte ao queimar óleo na Termonorte, mas não por opção. Se dependesse de vontade, já estaríamos queimando gás de Urucu a um preço bem menor. Gasoduto Já!
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol