Terça-feira, 4 de maio de 2010 - 11h30
Frase do Dia
"Não adianta ficar mandando cartas. Muito pouca coisa foi feita. É hora de agir. – Jerome Valcke da Fifa, irado com o atraso de obras para a copa do mundo no Brasil-sil-sil.
01-Idéia de jerico
Entendo que cabe à sociedade discutir tudo que desejar e manifestar-se livremente sobre qualquer assunto, desde que de forma pacífica e não ferindo a lei. Notícias dão conta de que um grupo que atua pró descriminalização do uso da maconha pretende fazer uma marcha em Porto Velho no mês de maio. Num estado que é corredor do narcotráfico, creio que a marcha não é apenas dispensável mas, inoportuna e perigosa. Dispensável por ser uma droga de pouco uso aqui o que nos coloca no patamar de importadores de modismos. Inoportuna como qualquer outra manifestação que faça apologia à droga – lícita ou não. Perigosa por abrir a porteira para outras manifestações como para a mela, cocaína, etc. Pelo andar da mula veia, virão passeatas pro pedofilia, tráfico, corrupção, etc.
02-Para que tanta ogiva?
O Departamento de Defesa dos EUA revelou hoje ao mundo que o seu arsenal nuclear é de 5.113 ogivas. O anúncio do Departamento – pasmem desarmados – tem finalidade diversa de intimidar e, segundo o Pentágono, "Aumentar a transparência em matéria de arsenais é importante em nome dos esforços de não proliferação". Só não entendo porque o número tão grande. Se á para destruir o mundo milhares de vezes, bastam duas. Uma de cada lado, não importa qual. Do Irã, o maluco de nome esquisito deitou o cabelo. E o Brasil, pela boca do Lula ainda se mete numa fria dessas...
03-“Nóis na Copa?”- Puxão de orelhas
Recebi alguns relatórios sobre os estádios e não está nada bom. É incrível como o Brasil está atrasado, e não estou falando apenas de Morumbi ou Maracanã, mas de todos os estádios. Muitos dos prazos já expiraram e nada aconteceu. O Brasil não está no caminho certo”. O berro de Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA não ficou nisso. A hora era de avacalhar e ele foi fundo: O Brasil está há muito tempo querendo uma Copa, mas agora tem que se mexer. Tem de fazer isso pela América do Sul, não só pelo Brasil. A Copa é amanhã de manhã. Este ano há eleições, para tudo. Ano que vem carnaval, para de novo. É preciso aproveitar o tempo disponível para fazer as coisas.” Choro de gringo. Se precisar Lula faz um Pac da Copa. E se não der, basta mudar a data da Copa.
04-“Nóis na Copa?”-Casa da mãe Joana
Claro que uma coisa não deve ter nada a ver com a outra mas, saiu uma notícia que dá gancho. O escritório da Fifa no Brasil, que vai fazer a Copa do Mundo de 2014, está nas competentes mãos de Joana Havelange, filha do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e neta de João Havelange, presidente de honra da Fifa. Mas, como uma Joana é pouco nessa casa da mãe Joana, uma outra, Joana Braga, filha de Márcio Braga, ex-presidente do Flamengo, clube do Ricardo Teixeira, vem a ser dona da empresa DMais, contratada sem licitação para o esquema de “promoção internacional” da Copa do Mundo no Brasil. Como se vê, construir alguma coisa na casa da mãe Joana é osso.
05-Ficha limpa I
Já dá para comemorar alguma coisa, fruto do projeto “Ficha Limpa”. PPS, PV e DEM, até agora, impediram oficialmente que candidatos com ficha suja concorram sob suas legendas nas eleições deste ano. Os três partidos publicaram resoluções que tiram automaticamente da disputa aqueles que tiverem alguma pendência na Justiça de modo parecido com o que prevê o projeto da ficha limpa, que será votado amanhã no Congresso. O texto original do projeto previa inelegibilidade de candidatos condenados em primeira instância por um colegiado de juízes. Na CCJ da Câmara, o projeto foi modificado mas, a idéia é empurrar com a barriga, ainda que com votação favorável.
06-Ficha limpa II
Falando francamente, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza disse hoje que não há condições de aplicação do projeto ficha limpa nas eleições deste ano. Apesar disso, a intenção é votar amanhã a proposta, que torna mais rígidas as regras de inelegibilidade. "Não haverá mais prorrogação", disse ele. E tudo conspira para isso. As regras valem para estas eleições? Num papo informal, o ministro do STF, Ayres Britto, disse que vale se votado até 5 de julho. Aí a jiripoca pia, a porca torce o rabo e a vaca você já sabe. Se aprovado na Câmara o projeto vai ao Senado. Uma só proposta de emenda e, volta à Câmara. Aí o Ficha Limpa vai encarar a sujeira. Jaoera Zé Carlos.
07-Viúva rica, mão aberta e tonta
No Brasil do faz-de-conta – frase cunhada pelo Ministro Marco Aurélio – a justiça faz de conta que a campanha eleitoral ainda vai acontecer no futuro, o TSE distribui multas de R$ 5 mil contra aqueles que vão gastar zilhões de reais para serem eleitos e não põe ordem no progresso das infrações no processo eleitoral. Primeiro de maio e Serra se pirulitou para um evento evangélico-eleitoral pago em pelas burras da viúva burra. Em Sampa e adjacências, Lula e Dilma aboletados num palanque síndico-eleitoral, falaram até de política sindical. Lula até chorou e o TSE fez de conta que nada viu. É por essas e outras que o povo desacredita e o projeto Ficha Limpa não emplaca. E isso vai longe.
08-Provocação
Saca só a última do procurador do MP junto ao TCU, Marinus Marsico, que defendeu a abertura de uma investigação para apuração de denúncia publicada na Folha de São Paulo sobre fraudes nas licitações de cinco grandes obras da Petrobras, um rombo de R$ 1,4 bilhão: “Eu não posso falar em nome do TCU, mas como representante do MP posso provocar o tribunal. O lamentável é que esse tipo de operação envolvendo empreiteiras não é uma coisa nova, mas rotineira.” Ora, lamentável é que um servidor público sabendo da rotineira esculhambação ainda tenha que “provocar”. Provocar aqui em Rondônia é sinônimo de vomitar. Aliás, a frase quase me leva ao “provocar” rondoniense.
09-Novos tempos, novas práticas
Até que enfim uma idéia digna de registro surge na Secretaria de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia – SESDEC. O secretário, Evilásio Silva Sena Junior, convidou os representantes de Associações de Moradores de Bairros da capital, para reunirem-se no Auditório da SESDEC, nesta quinta-feira, 06 de maio, às 16:00 horas. A pauta é a formulação de planos de melhoria dos trabalhos de policiamento e aprimoramento de apuração das infrações penais, nos bairros, além do estreitamento do diálogo das Forças de Segurança Estaduais com a comunidade, quais sejam: Polícia Civil, PM e Bombeiros. Demorou mas, agora vai. Política pública sem ouvir o povo é só política. Veja só o que pode acontecer quando não se tem medo de mudar.
10-Costurando
Tropeçando cada vez que dá uma entrevista (veja esta), Dilma resolveu agir nos bastidores e, “com gosto de gás” parte pra cima do PP do Dorneles, nome palatável para vice do Serra mas, não fica só nisso. Vai na jugular do PSB do Ciro para evitar que o ódio antigo se transforme em ódio novo. É que Ciro já se movimenta entre Ceará e São Paulo, sem bridão e cabresto, o que é um perigo. Hora de apertar o garrote e evitar a sangria. Assim, uma semana depois de apear a pré-candidatura do deputado Ciro Gomes, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, vai se reunir amanhã com Dilma e com o comando da campanha petista para cobrar a fatura. O diabo, sabem todos, é o que fazer com o errático Ciro Gomes. Na mira a presidência do poderoso BNB.
Fonte: Léo Ladeia eoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol