Quinta-feira, 4 de outubro de 2007 - 15h00
POLÍTICA & MURUPI
Frase do Dia
Já tenho prontos requerimentos de investigação muito interessantes - Senador Inácio Arruda provável relator da CPI das ONGs em ameaça velada à oposição.
Pauta Política de
01-Povo ruim de pontaria:
Ontem dois atiradores de elite da ALE dispararam suas armas. Miguel Sena mirou o TJ, o MP e o TJ, que teriam aumentado salários de forma ilegal. Testoni voltou aos servidores da ALE que teriam recebido de forma ilegal. Culpou servidores por vazarem a lista e a imprensa - que diz ter recebido a lista de seu gabinete - por ter divulgado. Tiziu atirou numa juíza que ia passando, ao mirar o voto secreto. Como até hoje não vi resultado prático da tal CPI do Sintero, acho que estão usando bala de festim ou que os deputados são ruins de tiro.
02-Misturando alhos com bugalhos:
Partir de uma premissa falsa para construção de uma verdade é sofisma. Partir do falso para alcançar o falso, é erro grosseiro. É sair do nada, para lugar algum. Parece que o deputado Tiziu conseguiu tal feito, por entender ser o alvo de uma ação, em que é litisconsorte. Do entendimento errado à ação desastrada, Tiziu saiu-se com essa pérola: Sei que a volta do voto secreto é um retrocesso, mas também é uma forma de defesa. Cá com meus botões, fiquei a analisar: Qual será a relação entre focinho de porco velocidade? Dei um nó no juízo.
03-Seguro morreu de velho:
As manobras para a manter o Renan cargo azedaram o clima do Senado. Já não se sabe quem é amigo ou inimigo. Mercadante ferrou o Renan ajudando a separar seus processos no Conselho de Ética. A CPI das ONGs terá como relator Inácio Arruda - PCdoB - em lugar do Valter Pereira do PMDB. O PT não confia mais no PMDB, que fez o enterro da Sealopra, por se sentir traído pelo governo que indicou um petista para a BR, pois o Renan não cumpriu o acordo. Hoje é o dia de São Francisco, mas é Judas Iscariotes que está em alta.
04-Barraco no Senado:
Jarbas Vasconcelos, desafeto de Renan e que disse que o Senado estava fedendo, voltou à carga no mesmo estilo na CCJ, ao dizer: O Senado está cheirando mal. Foi a senha para a Wellington Salgado: Foi V.Excia trouxe o mau-cheiro para o Senado. Eu não gosto do estilo de V.Excia. dentro e fora do Senado e que recebeu na lata: "Eu não aceito essa insinuação. Não posso aceitar lição de moral dada de forma atabalhoada por um senador". Saiu barato para o insosso. Jarbas poderia ter revelado e o bate-boca permitia isso que o Senador Salgado responde a processo por sonegação de R$4,100 milhões. Estaria no seu direito.
05-Do limão à limonada:
Collor de Melo e seu esquema PC prestou um serviço: reafirmou o Congresso como Poder. Um dia se descobre que o poder do Congresso estava corroído a tal ponto que foi preciso cortar na carne afastando o Biu Cavalcante. Uma recidiva, e o câncer no Senado não reage ao mesmo tratamento. Na UTI, o Senado faz o tratamento curativo e prepara o organismo para uma nova vida, acabando com a sessão secreta, o voto secreto e criando o afastamento imediato de senadores que estejam sob suspeição de quebra de decoro. Como o outro alagoano, Renan vai, por vias transversas, ajudar na melhoria do Congresso.
06-De olho na burra:
A velha guarda do PMDB de Porto Velho quer ter candidato a prefeito. Dr Amado Rahal é pré-candidato do PPS, como também o são, por suas legendas, Alexandre Brito, Garçon e o Dalton de Franco. Mas é só o começo. Com o dinheiro do PAC, Porto Velho se transformou de cidade problema, numa verdadeira burra de dinheiro e se tudo der certo, o próximo prefeito entra para a história como alcaide das usinas. Roberto Sobrinho segue plantando placas vermelhas em cada esquina e preparando o lombo para peleja. Será aquela eleição.
07-E ainda cabe recurso:
12 anos depois do fato, a justiça sentenciou o banqueiro Ângelo Calmon de Sá do antigo Banco Econômico a 13 anos e 4 meses de prisão em regime fechado, por crime contra o sistema financeiro. Um feito a ser comemorado, imagina um desavisado, incorrendo em ledo engano. Da sentença, cabem recursos e Calmon de Sá tem direto de recorrer
08-Pizza aérea:
Com folgada maioria ou, como se diz em jargão aeronáutico, em céu de brigadeiro, a CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, aprovou o relatório final do deputado Marco Maia do PT. Foram 14 votos a favor e 6 contra. Uma goleada. O relatório isenta a ex-diretoria da Anac de qualquer responsabilidade pela crise aérea no país. Por uma questão de justiça, já que nenhuma culpa foi admitida, o cuidadoso relatório poderia servir como subsídio para que o ministro Jobim olhasse com carinho as demissões que fez e retornasse seus titulares a seus postos. É o mínimo que a sociedade espera, depois de tantos constrangimentos.
09-Segue o baile:
Vacinado contra sessões ao vivo, depois do feriado, - soube pelo Zé Carlos de Sá que foi mais animada que velório de centenário - não acompanhei os causídicos despejarem latim e juridiquês, incompreensíveis para nós pobres mortais. Soube porém, que a tal sessão tem continuidade hoje. Deve ter sido uma noite de pesadelos para muitos parlamentares, já que algumas preliminares não foram aceitas pelo STF. Zé de Nana, um expert - foi jardineiro na casa de um juiz de paz - me garantiu: De onde menos se espera é de onde não sai nada
10-Oxigênio para o gás:
O assunto gasoduto está
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol