Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009 - 18h13
Frase do dia:
“Eu rezo por ele mais do que rezo por mim, para que ele consiga encontrar uma saída para os EUA, e quem sabe isso ajude a resolver o problema de outros países”, – Lula sobre Barack Obama
01 – Baixo clero, baixo nível
O “Clube Social Recreativo e Beneficente Senado Federal” está em polvorosa. Tião Viana já havia revelado que para eleger Sarney estavam prometendo terreno na lua. Sarney ganhou, Tião tomou 9 ferroadas de escorpião. Não resistiu. “Aos perdedores as batatas” – Machado de Assis – e “aos vencedores os pepinos e abacaxis”, decidiram os sócios do clube. Sarney tem um de cada para descascar. O cargo é uma quarta secretária, que pelo sistema proporcional tanto pode ser do PR como do PDT. O folclórico renansista Wellington Salgado tentou acabar a discussão e disse ao PDT: “Vocês perderam a eleição. Não têm direito a coisa nenhuma”. Osmar Dias irou: “Venderam o meu traseiro e esqueceram de combinar comigo”. e Patrícia Saboya baixou o nível: "Vá pra casa, corte esse cabelo, tome um banho e vê se vira homem".
02 – A PEC da transposição e o ponto de ironia (*)
Fica acertado daqui pra frente que toda vez que, se no final do período aparecer o símbolo (*), trata-se de ironia e como tal será entendido. Feito isso vamos à PEC 483. Denis Baú da Fiero e Garçon falaram com Michel Temer. Garçon pediu a votação da PEC. O que tem Denis Baú com a PEC, não entendo mas, vá lá. Num rilisi, o deputado Mauro Nazif informa que foi dele o pedido a Temer para que fosse adotada a norma de cada bancada estadual apresentar uma matéria para voto em plenário. Os dois lutam pelo mesmo objetivo e pertencem à bancada de Rondônia. Vitória de pirro do Garçon, pois depende da bancada. Idem do Nazif, pois depende da confirmação da Mesa. Traduzindo: até agora é só carnaval. Mas como o Garçon já trouxe até água tratada e esgoto para Porto Velho (*). Olha o ponto de ironia aí gente! Agüenta povo...
03 – Santo de casa fazendo milagre
A escolha mesmo só vai ocorrer em novembro mas a eleição para o diretório estadual do PT em Rondônia, já ganhou o mundo e redações. O que mais aparece até agora são os nomes dos caciques, de preferência com mandato. Mas o PT é mesmo diferente e essa história de mandato não é necessariamente o passaporte para o controle do partido. Comendo por fora, e com o apoio dos militantes do interior do estado, uma figura aqui de Porto Velho, com jeito de mineiro, vai comendo pelas bordas. Apesar de cedo, José Carlos Gadelha vê seu nome na roda das discussões e, com o apoio do Deputado Anselmo de Jesus e militância do interior, tem chances reais de assumir o controle do partido e influenciar nas eleições de 2010. Santo de casa daqui, beatificado no interior pode ser uma mão na roda para a turma de Porto Velho.
04 – Meia volta, volver!
Em entrevista ao jornalista Marcelo Benesby do RO Record, o Coronel Josenildo (clique e ouça o áudio), do Batalhão Ambiental falou das ações efetuadas na região Cujubim. Os números citados impressionam e, tudo levava a crer que multas pesadas e que outros procedimentos administrativos ocorreriam mas, a história deu uma reviravolta, possivelmente com a passagem meteórica – e nos dois sentidos – do ministro Carlos Minc. Irritado Cassol agiu e sobrou para o Coronel a meia volta. Cargos de confiança, são “ad nutum”, ou seja, o titular pode ser afastado a qualquer hora. Mas a pena foi bem maior e o BPA deixa praticamente de existir tornando-se um apêndice da SEDAM. Uma pena pelo resultado e pelo fato motivador, se a história for essa. É que existe a versão da prisão do cunhado como mote. Zé de Nana diz: “quem derruba fogueira é graveto” mas, lembra também que: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Esperto esse Zé.
05 – A 4ª Secretaria do Senado
Num áudio publicado no site Gente de Opinião, o senador Expedito esbravejou por um acordo feito com Sarney e bateu o pé pela 4ª secretaria da Mesa do Senado. Perguntado qual seria a função, o senador disse que não sabia ao certo, mas que isso não importava. Era direito do seu partido e ele queria o que era devido pelo acordo. Deu certo. O PR levou a tal secretaria e fui me informar sobre aquilo que o Expedito não sabia. Seguinte: O quarto-secretário, cargo agora do PR, é o que faz a chamada dos senadores em plenário, conta votos nas verificações de votações e auxilia o presidente da Mesa na apuração de eleições. O quarto-secretário ainda participa das decisões tomadas pelo comando da Casa Legislativa. Ou seja, trabalha que nem um burro de carga mas, tem seu quinhão na “bufunfa”. O senador que ocupa o cargo tem direito a um gabinete extra, com 20 funcionários à sua disposição. Tá bem explicado?
06 – CtrlC + CtrlV do Rondoniagora
Quando houve aquela limpa na SETUR, comentei que o couro do secretário havia saído com riscos. Pois é. Com riscos o aproveitamento é difícil e...” O alto escalão do Governo nega mas a farra de diárias patrocinada pela direção da Secretaria de Turismo (Setur) contribuiu para a queda do titular da pasta, Manoel Serra. Ele será substituído nos próximos dias pelo governador Ivo Cassol (sem partido). Serra será deslocado para a área do microcrédito, que está sob responsabilidade da Secretaria da Produção e Desenvolvimento (Sedes). O futuro secretário não foi anunciado ainda, mas deve partir de indicações dos aliados do governador. No ano passado, toda direção da pasta foi alterada. Um dos casos descobertos pelo Palácio Presidente Vargas foi o depósito de 9 diárias na conta de vários servidores para participar de um evento em Pimenteiras do Guaporé. Mas ninguém saiu de Porto Velho”. Favas contadas.
07 – Desamarrando a diplomacia
O Itamaraty negocia com Inglaterra, França, Portugal e Itália a criação de mecanismo bilateral para evitar o constrangimento por que passam brasileiros, deportados sem mais nem menos e estimular a cooperação entre as autoridades de migração. Iniciativa semelhante foi posta em prática em 2008 entre Brasil e Espanha depois da onda de deportações em Madri. Pelo que se vê, o Itamaraty começa a se soltar da teia e começa a atuar sem o aparelhamento que fora imposto e que causou sérios problemas à diplomacia “top-top” brasileira. Uma linha direta entre autoridades dos aeroportos espanhóis e os consulados do Brasil destravau o ingresso de brasileiros no pais e também pela crise internacional, houve uma redução da proibição do ingresso de brasileiros, de 428, em janeiro de 2008, para 124, em janeiro de 2009.
08 – Como reduzir a população carcerária
Uma decisão do STF, nesta quinta-feira (5), decidiu que pessoas condenadas em segunda instância podem aguardar em liberdade até que se esgotem as possibilidades de recurso. O entendimento pode ser aplicado em futuros julgamentos do próprio STF e de outros tribunais sobre casos semelhantes. A interpretação dos magistrados, porém, não livraria da cadeia réus com prisão preventiva ou provisória devidamente justificada pelo juiz, mesmo que os mesmos estejam aguardando análise de recursos contra condenação imposta pela Justiça. Aí eu digo vixi. Eu e mais gente, a exemplo dos ministros Menezes Direito, Cármen Lúcia, Ellen Gracie e Joaquim Barbosa. Para Barbosa, o entendimento da maioria dos colegas é incompatível com um modelo penal eficiente. “Se tivermos que esperar os deslocamentos de recursos, o processo jamais chegará ao fim. Estamos criando um sistema penal de faz-de-conta. Não conheço nenhum país que ofereça aos réus tantos meios de recursos como o nosso”, criticou.
09 – FeBeACon
Com tanta coisa grande por fazer e o Congresso se apequena. A idéia era interessante mas, o deputado Edmar Moreira, eleito Corregedor da Câmara dos Deputados terá que adiar sua implementação, deve perder o cargo e cair, ele mesmo, nos braços da Corregedoria. Bem que o homem disse na entrevista que todos são inocentes até que se prove o contrário. Não é que o mineirin é dono de um castelo e esqueceu de colocar isso na sua declaração? Segundo sua proposta, seu caso iria parar nas mãos da justiça. Como a idéia não vingou, Edmar nem deve perder o cargo e continuará no seu feudo com direito a castelo e ainda manter sua empresa de segurança que está com processo de apropriação indébita de contribuições do INSS. Pelo jeito, o mineirin é da “pá virada”. Tão virada que a denúncia foi feita por seu partido o DEM.
10 – PAC na berlinda
O DEM resolveu partir para cima e tentar alguma coisa digamos, mais sólida contra Lula e a “menina dos olhos”, o PAC. O líder do DEM, Ronaldo Caiado apresentou contestações em relação aos números divulgados pelo governo no balanço do PAC. De acordo com o DEM, apenas 21,7% das obras do programa foram efetivamente realizadas no ano passado. O partido afirma que foi buscar seus números no Sistema de Administração Financeira (Siafi). O balanço do DEM sobre o PAC tem como critério para a medição da eficiência do plano as despesas liquidadas e não apenas o empenho para a realização das obras. Para o partido, o fato de as obras serem de longo prazo não impede que a medição e o acompanhamento sejam feitos pelas etapas das obras. Danou-se. Mexer com o PAC é mexer com Dilma.
Fonte: Léo Ladeia / www.gentedeopiniao.com.br
leoladeia@hotmail.com
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol