Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 05/06/10


 

Frase do Dia
 

“Isso é uma falsidade. Não vou ficar batendo boca, mas isso é uma falsidade”. – Dilma sobre a acusação de responsabilidade feita por Serra pela confecção de um dossiê contra ele.         

01-Operação frigideira

A Frente Progressista continua às voltas com um problemão. O João continua parado na pista com uma pane antes de taxiar. Ora, se taxiar está sendo difícil, calcule decolar. O Manual do Candidato no capítulo 3, versículo 14 diz que para o caso, só um vice puxador de votos e que não queira disputar outro cargo. Fogo aceso, oleo na frigideira e Neodi Carlos cascou fora. Foi escalado então pela “tchurma”, Carlinhos Camurça? Mas logo esse? Camurça vivencia a boa receptividade a seu nome e projeto, além de ter compromissos com seu grupo. Se esperarem que ele pule na panela, o mais provável é que o gás acabe, o óleo queime e a panela fique preta. Seu caminho é outro.

02-Operação tartaruga

De um lado Camurça enfrenta a operação frigideira por ser cristão novo da Frente Progressista e ameaça real aos sonhos eleitorais dos ex- caciques. Os mesmos que pedem a Wilber Coimbra que postergue ao máximo a troca da ALE pelo TCE, para assim “não dar mole” a outro predador, o jovem Chiquilito, que não pertence à Frente Progressista e por isso mesmo virou o “bicho papão” dos seus piores pesadelos. Se Davi Chiquilito já assusta os “morubixabas” sem ter um mandato, que pensar, se o “canibal” – assim é chamado – passar um tempo na ALE como deputado. De novo o Manual do Candidato prega no capítulo 8, versículo 17 uma rápida operação tartaruga bem lenta.     

03-Extrema de Rondônia – mito e fato

Andei recebendo e-mails dos moradores de Extrema de Rondônia perguntando sobre o que impede que a emancipação, já aprovada em plebiscito, se concretize. Depois de confirmar que o problema está pendente no Congresso Nacional, fui consultar algumas notas e lembrei-me de um artigo que foi publicado pelo site Tudo Rondônia. Clicando aqui, você vai encontrar o excelente artigo do Dr. Adair Marsola. Só para variar, continua quase tudo como dantes. Para mudar é preciso que você pressione nossa bancada federal e mais quem você queira no Congresso Nacional. Nossa parte, a criação da lei estadual, está pronta e aprovada pela ALE-Rondônia. O resto, só sai na pressão.

     

04-A “guerra da Bolívia” e o Senado vai atrás

As declarações de José Serra, as estapafúrdias defesas ensaiadas por membros e gente próxima ao governo e o “eu não sabia”, do Evo Morales, continuam dando panos para mangas. A oposição sempre carente de discursos e o Congresso Nacional tão desprovido de idéias, surfa na maré de pó e deu o ar da graça, como se o assunto fosse algo inédito. A CCJ do Senado aprovou nesta quarta-feira requerimento da senadora Kátia Abreu para a realização de uma audiência pública, em data a ser definida, para discutir o tráfico de drogas da Bolívia para o Brasil. Já não era sem tempo mas, o Congresso mostra pela enésima vez que é uma carroça e, se passa à frente precisa de antolhos.

05-Um dossiê sobre o dossiê

O presidente nacional do PT afirmou que vai interpelar judicialmente José Serra, para que confirme a declaração na qual ele atribui à Dilma Rousseff, a responsabilidade pela confecção de suposto dossiê contra ele. “Ele acusou a Dilma. Primeiro vamos interpelar para ver se ele confirma o que disse. A partir dessa confirmação, teremos margem para um processo”, disse Dutra. Eu torço para que isso ocorra, de verdade, apesar de acreditar que a interpelação jamais irá existir e mesmo que ocorra, que possa levar a ações de investigação caso Serra confirme a acusação, que foi pública. E isso tudo é só o começo. Na hora do “pega p`ra capar” eleitoral, vai pintar sujeira do arco da velha.  

06-Marina pulando fora dos dossiês

"Não tenho conhecimento, não tive tempo de ver. Estava completamente imbuída do trabalho que estava fazendo, portanto não gostaria de me manifestar sobre algo que não tive tempo de analisar. Espero que a campanha não resvale para episódios de triste memória que já tivemos, com dossiês que depois se mostraram, enfim, bastante complicados", disse Marina Silva sobre o episódio Dilma x Serra. Mas a própria Marina já sentiu o clima complicado da campanha com o vazamento fiscal de débitos da empresa Natura presidida por seu vice, Guilherme Leal. A “tchurma” da arapongagem não dorme e tem coragem. O sigilo fiscal é previsto em lei e o vazamento é crime sujeito à prisão. 

07-E por falar em Marina...

Marina Silva, propôs a integração dos programas sociais da União, Estados, municípios e iniciativa privada por meio de um cadastro único, “chupado” do Bolsa Família. A proposta quer a "inclusão produtiva das pessoas. "Além dos benefícios, os programas sociais devem permitir que as pessoas passem de beneficiários a protagonistas", disse Marina. Para isso, o foco é expansão e alterações do cadastro atual criando uma só porta de entrada nos programas com funções segregadas. Quem dá não escolhe a quem. A seleção será feita por agentes familiares que definem programas ideais, metas a serem alcançadas, contrapartida e monitoramento. Cada agente ficará com 50 famílias. Taí, falou minha língua. Ação simples mas viável, mesmo com o volume de gente a ser atingida.  

08-Roberto, João e Orloff

Cutuquei e o prefeito Roberto Sobrinho meteu a boca no andamento das obras de saneamento e universalização da água em Porto Velho, a cargo do governo do estado. Talvez não seja o prefeito a pessoa mais indicada para falar sobre paralisação de obras, mas Roberto não refugou o assunto e lamentou o andamento da obra a passo de tracajá. Segundo Roberto, há problemas detectados pelos órgãos de fiscalização nos preços contratados para as obras. Mesmo sem conhecer detalhes sobre o assunto – vou buscar, prometo! – não me surpreendi com a revelação do prefeito. Obras públicas no Brasil guardam segredos já no alicerce. Imagine então quando tubos são enterrados. Mas foi interessante relembrar um velho comercial da vodka Orloff: “Eu sou você amanhã”. De leve

09-Crônica de uma barbárie

Nada é tão ruim que na possa ser piorado e, principalmente quando ingredientes como a estupidez, religião, comércio de armas e submissão de um povo se juntam num espaço pequeno. Não chegou a barbárie da semana passada e Israel anuncia que o próximo navio com ajuda humanitária que se dirige à Faixa de Gaza será interceptado. Se não bastassem todos os cadáveres produzidos pela guerra estúpida de Israel contra seus vizinhos, um que provoque comoção internacional ainda está por vir. Quem sabe esteja no próximo navio. E ninguém espere que o “sheriff” do mundo mova uma palha para interromper as hostilidades. A indústria das armas se alimenta do ódio e dos cadáveres.   

10-Breu cerônico

Só para variar, sexta à tarde ameaçou um temporal e...bingo! Faltou energia ou no popular, a luz foi embora. Mais tarde navegando na net, uma notícia que pode ser o fim do breu cerônico: o Bird vai liberar uma grana preta (desculpem, deve ser trauma do breu) para iluminar Rondônia. Seráo US$ 495 milhões para projetos energéticos no Brasil a serem utilizados pela Eletrobrás para “melhorar a qualidade de serviço de seis instalações de distribuição elétrica em uma área equivalente à superfície da Colômbia e Bolívia”. Todo o empréstimo será destinado a investimentos nas regiões Norte e Nordeste. A notícia é muito boa mas, como perguntar não provoca sobrecarga em circuitos,   lá vai: há risco de desvio do dinheiro para as obras de Belo Monte? Se isso ocorrer, o breu avança.

Fonte: Léo Ladeia  -   leoladeia@hotmail.com
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)