Segunda-feira, 7 de abril de 2008 - 22h30
FRASE DO DIA – “Eu acho que tem uma direção certa, endereçada a mim, de atribuir à Casa Civil a responsabilidade por um suposto dossiê” – Ministra Dilma Roussef sobre o dossiê.
Pauta política de 01 a 10
01-Energia peemedebista:
Paulo Queiroz foi direto à ferida e pôs a boca no trombone: “o que está por trás da cortina de fumaça constituída pela montoeira de pré-candidatos e pela tese de candidatura própria, é na verdade, o pleito do grupo no sentido de que o diretoriano Neirival Pedraça seja nomeado para a presidência da Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron). Nem mais, nem menos.” Paulo Queiroz sabe do que fala. E fala. A historinha sem graça lembra aqueles velhos filmes repetidos à exaustão nas TVs durante as modorrentas tardes. Programa de índio.
02-Expovel 2008:
“Desenvolvimento Sustentável com Consciência Ambiental e Responsabilidade Social” é o tema da maior feira da região norte – Expovel 208 – e não é só. Haja novidades. Para não ficar apenas no tema, a Aspro vai aferir a emissão de carbono e a partir do levantamento, com o plantio de árvores em número suficiente, neutralizar o impacto ambiental causado pela Expovel. João do Vale com sua diretoria, o apoio de vários segmentos da industria, comércio e da classe política, estão propondo o “Desmatamento Zero”, já em estudo pela ministra Marina Silva. Começa bem a Expovel e tem tudo para continuar com o ,mesmo sucesso.
03-Pagando pra ver:
Para fugir do disse-me-disse, a presidência do Senado designou os senadores indicados pelo DEM, PSDB e PMDB para compor uma comissão temporária externa destinada a verificar, in loco, o risco ambiental dos 31 municípios do Pará, Rondônia e Mato Grosso, que constam da lista do Inpe como campeões do desmatamento. A comissão tem prazo de funcionamento de 12 meses. Já a operação Arco de Fogo, não tem prazo para acabar, mesmo com toda fumaça que tentam jogar para esconder a verdade.
04-Do limão se fez limonada:
O tal dossiê do FHC gerou uma ação positiva. A CGU disponibilizou no Portal da Transparência,os gastos com cartões corporativos do governo FHC em 2002 e do governo Lula em 2003. As informações preservam o sigilo dos dados sobre gastos secretos feitos com o cartão pelo gabinete da Presidência e pela Abin. Como se pode ver, a conversa de segredo de estado era papo furado. Haja a transparência. Um dos pilares mais sólidos dos regimes democráticos.
05-3º mandato:
Plano A, plano B, mas em ambos há uma tentativa canhestra de mudanças nas regras eleitorais, que permitiriam ao presidente Lula ficar mais tempo no cargo. O 3º mandato seria o plano A e considerado o “bode na sala”. No plano B, uma proposta para realinhar os mandatos, com a permanência de governadores e de Lula até as próximas eleições além do fim da reeleição. Lula diz não querer o terceiro mandato, mas ainda não falou sobre o plano B, se é que esse tal plano existe.
06-Bicombustíveis é o alvo:
A crescente oposição na Europa ao uso mais amplo de bicombustíveis já preocupa autoridades brasileiras. Teme-se que essa política venha prejudicar o projeto estratégico do Brasil de transformar o etanol em commodity mundial e que desestimule outros países – caso do Japão -, a ampliar o uso. "A mudança de humor da Europa em relação ao etanol é muito séria", diz um diplomata brasileiro. Não tem jeito. Se um país emergente põe a cabeça pra fora só leva pau daqueles que querem continuar naquele patamar conhecido como primeiro mundo.
07-CPI da Tapioca - a missão:
Depois de ver morrer a CPMI da Tapioca, a oposição quer outra repaginada, agora no Senado. E o presidente do Senado, Garibaldi Alves garantiu que vai instalar: “Vou ler (o requerimento) e colaborar para instalar a comissão. Não se deve segurar CPI. Quem tiver de morrer de inanição que morra. Quem tiver o destino fatal que termine de se acabar”, disse Garibaldi. A temperatura em alta no Senado deve dar o tom dos trabalhos por toda a semana: muito conversa e pouca votação. É constrangedor assistir o Senado se dissolver sozinho. E ainda aparece um senador – Mário Couto - que promete fazer greve de banho para “ficar fedendo”. Para Zé de Nana, “ele já fede e não percebeu, pois um gambá cheira a outro”.
08-Estilo barata – morde e assopra:
Lula está irritado com o presidente Chinaglia. O motivo seria sua insistência em mudar as regras sobre MPs e patrocinar a indicação de Sandro Mabel para a relatoria da reforma tributária. Mas, a falta de sintonia decorre de dois fatores: Chinaglia estaria cumprindo acordos selados à da eleição para presidir a Casa e em paralelo, pressiona Lula para conquistar o direito de indicar nomes de sua preferência para cargos de primeiro e segundo escalão do governo. Dubiedade é o nome que se dá a isso. Tipo uma no cravo e outra na ferradura.
09-Algo no ar:
Foi preso na manhã de hoje o empresário Mario Calixto. Além da prisão, a PF cumpre esteve na sede do Jornal O Estadão do Norte. Segundo familiares do empresário ele estaria sendo acusado de evasão de divisas e crimes contra o sistema financeiro num processo que corre no estado do Espírito Santo. Por coincidência, a PF está com a operação “Titanic” sendo desenvolvida naquele estado. Como é de praxe, a PF deve publicar nota sobre sua prisão ainda hoje.
10-Oxigênio para o gás:
Não se pode negar que Rondônia recebeu no governo Lula muito mais dinheiro e apoio para obras que em toda sua história recente, haja vista Porto Velho ter sido a cidade que mais abiscoitou recursos do Pac no Brasil. Com tanta boa vontade, não dá para entender, porque uma obra de pequena monta, se considerarmos os recursos disponibilizados, não ocorre. É o caso do gasoduto, vital para o nosso desenvolvimento sustentável. 1,5 milhões de litros de óleo são transportados pelo rio Madeira para gerar energia pela Termonorte. Além do risco ambiental, é muito mais caro que o gás de Urucu. Gasoduto já!
EXTRA: Coluna pronta e chegou a notícia da prisão de mais gente, incluindo o filho do governador Ivo Cassol e um seu sobrinho por suposto envolvimento com uma quadrilha que importava veículos de luxo através da empresa TAG com sede em Porto Velho. Fedeu carbureto.
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol