Quarta-feira, 7 de maio de 2008 - 22h48
FRASE DO DIA "Acabou, acabou. Ela já ganhou essa parada. Senadora Roseana Sarney, quando Dilma Roussef, de início, estraçalhou o Senador Agripino Maia do DEM
Pauta política de 01 a 10
01-Coisas estranhas I:
Tentar entender o que ocorre na ALE virou tarefa para videntes, advinhos, etc e, como não tenho laços de amizade com o Sr. Sobrenatural de Almeida, vou esperar a poeira baixar, até porque o jogo se dá ora na ofen$iva ora na defen$iva sem espaço até para gandulas ou árbitros. Pelo que noticiam alguns sites, na confusão de corta aqui e apara ali, pode sobrar para quem nada tem a ver com caso e a Escola do Legislativo está marcada para morrer. Estranho. O serviço que a escola prestou e pode prestar, desde que continue existindo, é referenciado por outras similares. Mas o que fazer? Quando as trevas se aproximam, a primeira providência é queimar livros, o que só aumenta a escuridão depois das chamas.
02-Coisas estranhas II:
O que fazia o Engenheiro Florestal, Osvaldo Pitaluga, Gerente do Ibama, responsável por conter o desmatamento, levando tratores e motosserras em direção a um assentamento? Segundo o próprio Ibama, o assentamento Jequitibá é o primeiro de Rondônia a ser criado exclusivamente para a exploração de madeira e outros produtos florestais. Mas, no mínimo é estranho que a cessão em comodato diz-se ocorra numa época em que se fala de desmatamento zero e multas e fechamentos de madeireiras. Inabilidade ou provocação do gestor, foi como entenderam os comerciantes e fazendeiros. Estranho. Respaldado ou não, Pitaluga não teve jogo de cintura.
03-Coisas estranhas III:
Prevê-se para hoje na ALE, o ensarilhamento das armas e o ritual do cachimbo da paz. A pajelança prévia para selar a paz envolve uma rachachá da verba publicitária, que ferindo os mais rudimentares entendimentos de direito público, se transformaria num condomínio de compadrio, com o bolo dividido em 26 cotas, ficando 2 para uso institucional da Casa e 24 divididas em valor igual e sob a administração de cada um dos compadres, ou melhor dizendo, parlamentares. Estranho e custo, ou melhor, dizendo, recuso-me a acreditar que mesmo a idéia tenha sido objeto de apreciação por parte dos deputados. É fim de carreira.
04-Dilma Roussef e a volta por cima:
O senador Agripino Maia escolheu mal o tema para emparedar a ministra Dilma Roussef, Ao referir-se ao trecho de uma entrevista que ela concedeu ao Jornalista Luiz Maklouf em 2003, o senador Agripino ressuscitou a guerrilheira, que foi presa, torturada, que mentiu para não entregar companheiros e que tem na alma a força de quem enfrentou a ditadura do lado de dentro dos porões da ditadura. Dilma Roussef, incorporou por alguns momentos Estela, a guerrilheira. Emocionada, falou da tortura. E, como foi provocada pela tentativa do senador em fazer um paralelo por ter ele, rompido com o regime militar, aceitou e devolveu: Eu acredito senador que nós estávamos em momentos diversos de nossa vida em 70. Eu asseguro para o senhor: eu tinha entre 19 e 21 anos e de fato eu combati a ditadura militar e disso eu tenho eu tenho imenso orgulho. Dilma matou o jogo no primeiro minuto.
05-Dilma política:
O experiente político José Serra do PSDB, já havia feito o alerta aos seus companheiros de partido: "Se continuarem tratando a Dilma dessa forma ela acabará emplacando como candidata. E com chances reais de vencer". Há poucos dias, o presidente Lula falou sobre a mãe do PAC, que era uma grande gerente, técnica mas, que na hora da política, é que se veria se teria ou não vocação para encarar uma campanha e sucedê-lo. Tida como dura, pavio curto e pouco dada aos rapapés da política, Dilma mostrou na casa mais política do país o Senado que tem coelhos na cartola. O vaticínio de Serra vai ganhando força.
06-Mãe natural:
Por trás da notícia é preciso enxergar o negócio lucrativo que ela encerra. Parto normal é um procedimento básico e um parto com intervenção cesariana é um procedimento de médio ou alto risco e que paga mais ao hospital que faz. O Brasil é o campeão mundial de cesarianas. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, 80% dos partos feitos na rede privada de saúde é com cirurgias cesarianas. Na rede pública, a proporção é de 26%. Para mudar esse quadro, o Ministério da Saúde lançou ontem a campanha "Parto Normal - Deixe a Vida Acontecer Naturalmente". Na muda. É falimentar meu caro Watson.
07-Banditismo explícito:
A PF prendeu o prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero do DEM de Roraima, por suposta tentativa de homicídio e formação de quadrilha. Um confronto anteontem entre funcionários de PC Quartiero e índios dentro de fazenda de arroz pertencente ao prefeito, deixou ao menos nove indígenas feridos. A fazenda fica na terra indígena Raposa/Serra do Sol de onde arrozeiros se recusam a sair. O filho de Quartiero e dez funcionários também foram presos e segundo Quartiero, os índios atacaram primeiro.O ministro Tarso Genro autorizou a entrada da PF na reserva e disse que a PF vai "responsabilizar os pistoleiros".
08-Troca de togas no TSE:
Num discurso breve, mas recheado de fina ironia, em que ressaltou a alternância do poder como valor máximo da democracia, o ministro Marco Aurélio deixou a presidência do TSE e, surpreendendo a todos, deixou também aquela Corte, justificando ser difícil servir a dois senhores, no caso o TSE e o STJ. Em seu lugar assumiu o ministro Carlos Ayres de Brito, que deu um toque especial à solenidade, ao convidar o Clube do Choro de Brasília para executar o Hino Nacional. Mas o ministro Carlos Ayres mostrou também o seu lado de ironia ao citar em seu discurso os políticos que usam a caneta como pé-de-cabra. Hilário.
09-Operação Titanic:
Fim do dia, coluna atrasada e chega do Rondoniagora: O juiz da 1ª Vara Federal Criminal do Espírito Santo, Pablo Coelho Charles Gomes acolheu o pedido do empresário Mário Calixto Filho, para que seja transferido a presídio em Rondônia. A decisão, do início da semana deve ser cumprida nesta quinta feira, isso porque a Polícia Federal do Espírito Santo alegou que em Porto Velho não há celas na sede da regional rondoniense, mas como o juiz já havia decidido por atender o apelo do empresário, envolvido na Operação Titanic, não voltou atrás e determinou que a PF tome as medidas necessárias no sentido de transferir o referido réu para estabelecimento prisional de Rondônia. Sem nível superior, o empresário pode permanecer preso no Urso Branco. Pode é diferente de vai. Acredite..
10-Oxigênio para o gás:
Quarta-feira, dia 30, o governo anunciou um reajuste de 10% no preço da gasolina e de 15% no óleo diesel nas refinarias e uma redução na Cide sobre os combustíveis, para evitar o repasse ao consumidor e ontem o preço do barril de petróleo roçou os U$120. Com a redução da Cide, o impacto será de R$ 2 bilhões nos cofres do governo. É estranho que tudo isso aconteça e que continuemos a receber e queimar um milhão e meio de litros de óleo para queimar na Termonorte, por dia. Podem chamar do que quiserem, mas isso beira à estupidez pura e simples, se temos tudo pronto para baratear o custo com a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. Tem que existir algo mais por trás disso. Gasoduto Já.
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol