Terça-feira, 8 de junho de 2010 - 11h24
Frase do Dia
“Não fui demitido. Eu saí. Só um idiota não sabe o que pode acontecer quando se entra em um jogo desses. Eu joguei pesado e sabia que teria um preço. A reação foi forte”. – Jornalista Luiz Lanzeta, enrolado com o dossiê da Dilma ou do PT contra José Serra do PSDB.
01-Ficha Limpa na justiça
Como era esperado, o presidente Lula aprovou sem vetos a Lei “Ficha Limpa”. É um grande passo para que o sonho de moralizar a entrada de políticos no processo eleitoral seja uma realidade mas, que ainda depende do TSE. Em consulta, o senador Artur Virgílio indagou sobre o tema, inclusive a aplicabilidade e o presidente Ricardo Lewandowski, disse que a Corte deve se posicionar antes do prazo final para registro de candidaturas, 5 de julho. No dia 20 de maio o ministro esclareceu que, mantida a redação, o que realmente aconteceu, só fica inelegível quem for condenado depois da promulgação da lei. Assim é o processo. A gente aguarda o TSE dizer sim àquilo que o povo quer.
02-Invasão estratégica
Sem alarde mas, de forma decisiva, invasões começam a ocorrer numa área que jamais esteve no foco dos sem terras. Trata-se de uma faixa estreita, arenosa, pouco indicada para a agropecuária mas, estratégico para travar um projeto nacional de infraestrutura de transportes, que altera nosso sistema intermodal. Porto Chuelo é a bola da vez, a exemplo do que já ocorre em pontos na linha projetada para a ligação ferroviária leste-oeste. Nas pegadas estão as digitais de uma famosa ONG internacional e suas subsidiárias tupiniquins, que incentiva ocupações por miseráveis, postando-os como bombas programadas para impedir o progresso a troco da cesta básica. A miséria alimenta a desgraça e, mais uma vez as ONGs farão a festa do atraso com dinheiro público. É esperar e ver.
03-Mídia inteligente
A Santo Antonio montou pela segunda vez seu stand na Expovel – já é tradição para Everton Leone – o mais visitado da feira. A empresa dá uma aula de mídia eficiente e eficaz. Baixo custo, beleza plástica, atrativo, com informação objetiva, necessária e suficiente. Uma equipe multidisciplinar leva a um público, sempre muito interessado, informações precisas e claras, em linguagem acessível da obra da Usina de Santo Antonio. Ao final da apresentação, mitos são desfeitos e cada visitante sai quase que um especialista em barragens. Como diria o filósofo Chacrinha, “quem não se comunica se trumbica”. Transparência é bom e todo mundo gosta. Um exemplo que bem poderia ser seguido por empresas, principalmente as concessionárias de serviços públicos, se é que me fiz entender...
04-Mídia burra ou...
Falando em usina, o governo mostra um cálculo bastante interessante mas, falacioso, onde mistura “toucinho de porco com lei da relatividade” para explicar porque vai construir Belo Monte. No samba do crioulo doido, o governo despreza o enredo dos motivos reais que levaram as duas gigantes do setor, a não participarem do leilão e “atravessa” o samba ao dizer que fazer a usina é mais barato que gerar os mesmos megawatts com centrais eólicas. Mídia errada ou estelionato intelectual? Ora, também é mais caro produzir com pilha alcalina, bateria de carro ou vagalumes. Mas, e que houve nos leilões de Jirau e Belo Monte e que permanecem até hoje no breu? Belo Monte ainda está na vivo. E Jirau? Leilão marcado para 12 de maio, adiado por sete dias e no apagar das luzes, o novo consórcio entra e ganha. Pródigo em mídia, o governo se fez de gato morto e deixou tudo no breu.
05-Por falar em Jirau...
Informações do site Tudo Rondonia dão conta que a “peonada” de Jirau resolveu dar um tempo no serviço. Pelo que sei, o problema não é o trampo – peão de trecho não se queixa nem se amofina com trampo pesado – e sim o tratamento. Sacomé isso, trabalho duro o homem agüenta, já homem duro, quem agüenta é a mulher dele e os filhos porque não tem jeito. Pior é que depois do trampo pesado e chefe pagando geral, o “cabôco” só quer é esfriar a cabeça. Mas como esfriar a “moringa” se o alojamento não ajuda. Pelo andar da mula veia o bicho pegou. Só falta um capitão Nascimento pra berrar: “pode sair seo 02”. Como tem muita gente de fora, Jirau tá virando terra onde filho chora e mãe não vê. Claro que explicações devem existir mas, até a comunicação também é fora do eixo.
06-O dossiê e o estrago I
“O grupo do PT que integrou o governo da Marta quer entrar na campanha da Dilma a qualquer preço. Fui a primeira barreira dessa guerra e sofri as consequências. Conseguiram me derrubar da campanha. Mas não vão conseguir o que querem. Eu tô limpo. Minha empresa está limpa. Não tenho medo de nada nem de ninguém”. Quem disse isso tudo aí foi o jornalista – tem gente que se presta a tudo pelo trôco – Lanzeta que não é pen-drive para segurar informação entregou o serviço. Tem gente que chama essa falta de vergonha de dossiê mas, o nome disso é mesmo lambança. E se agora que a campanha nem começou está assim, imagine o que a “tchurma” ainda vai aprontar.
07-O dossiê e o estrago II
Vai contando as garrafinhas aí. Caíram por enquanto, Lanzeta, Onésimo, Fritz e a Marta ficou numa saia justa. Pimentel perdeu a coordenação da campanha da Dilma e – além da queda o coice – entregou a rapadura – melhor seria o queijo – para Hélio Costa do PMDB de Minas. No afã de livrar a cara da Dilma, o presidente Dutra anunciou que vai interpelar Serra e levou um coice do Fruet do PSDB que promete tomar quatro providências: pedir abertura de inquérito pela PF, aditivar o pedido feito por Raul Jungmann à Procuradoria Geral da República, representar junto ao MPF Eleitoral e requerer a convocação dos envolvidos para serem ouvidos no Congresso. E vai cair mais gente...
08-Mototáxi
Depois da guerra, o serviço de mototaxis virou realidade. 574 certificados foram entregues e daqui a um tempo o serviço estará na rua com motos e capacetes padronizados, motocímetro, coletes de segurança, enfim como manda a lei. Como são apenas 574, minha preocupação é com os mais de 3 mil que ficaram de fora e vão integrar o exército de piratas. O poder público vai ter que agir duro na repressão dos ilegais ou a vaca vai pro brejo. E terá que fiscalizar de verdade para que a lei seja cumprida pelos novos mototaxistas. Ou isso ou haja corda para segurar a vaca. No meio da galera estava um feliz Expedito Jr., que se dedicou como ninguém, à luta pela regulamentação da classe.
09-Processo Penal será que vai?
O Senado está tratando esta semana a reforma do Código de Processo Penal. Por uma questão de justiça, o crédito por colocar a reforma como pauta do Senado é do presidente Sarney. Espero que depois de tantas reuniões que antecederam, com consultas a juristas, OAB, associações de classe e operadores de direito, saia não uma reforma meia boca mas, um novo código de processo, fruto do trabalho de todos e adaptado aos novos tempos e que busque não apenas punir como forma de inibir o crime, mas corrigir distorções e dar ao país um código que propicie a segurança jurídica. O Senado mergulha de cabeça e torço para que saia limpo e com um belo trabalho para a sociedade.
10-Robson Oliveira no Gente de Opinião
E mais que novo. Bem articulado, com trabalho reconhecido, conhecedor dos atalhos e caminhos de Brasília, o escriba – ele gosta do termo – advogado, aventureiro, motoqueiro, notívago, boêmio daqueles que socam uma talagada de “branquinha com pitomba” e, com o mesmo prazer degustam um escocês legítimo ou um vinho impossível a nós mortais. O “paraíba cabeça chata” é roqueiro do bem e isso nos aproximou. Também nos aproximou outra “cachaça”, a política. Pena certeira, leve e bem humorada, análise inteligente e generosidade no dividir a informação. O convite foi feito na mesa de um bar da Expovel na presença do ilustre Johnnie Walker, todo de preto e aceito na hora. Conosco a partir de hoje, com sua famosa coluna Resenha Política, “o cara”, Robson Oliveira.
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos
O pre$ente de natal para Dom Braguito
Braguinha é um bom companheiro, ninguém pode negar. O expertíssimo senador Eduardo Braga do importante comensal de verbas MDB, está no topo da cadei