Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 08/11


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“O melhor que se pode fazer pela inclusão de verdade dos jovens é ampliar a oferta de ensino profissionalizante, transformando as escolas de ensino médio numa porta de saída para o mercado de trabalho.” – Jornalista Gilberto Dimestein

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Cabelo e barba:

O casal Raupp fez mais uma das suas. Enquanto o deputado Garçon corria de um lado para o outro tentando, o casal esperou a hora certa, deu o pulo do gato e fechou um acordo com a construtora Camter para a retomada das obras da BR 364. Pelo acordo a Camter aceitou a proposta do TCU, que havia paralisado a obra, gerando além dos prejuízos decorrentes para a empresa, uma série de outros para os munícipes de Candeias e Porto Velho. Força política o casal tem. Mas às vezes a questão não é só força. É jeito. No caso foi mais jeito.

 

02-Educação sem partido:

O ministro Haddad esteve em Rondônia para assinatura do PDE. Na comitiva, o jornalista Chico Daniel, que num papo informal comentou sobre o PDE. Não se trata de um plano mirabolante, mas de um processo com nível de detalhes que o transforma numa ferramenta suprapartidária de governo. O ministro buscou com as “boas cabeças” da educação do país a elaboração, recebendo sugestões de gente como Paulo Renato, Marco Maciel e Cristóvão Buarque. Claro que sendo um processo precisa de ajustes e até isso está previsto. Gostei.

 

03-Fiscalização reativa:

Comum em qualquer esfera de poder, a paralisação de obras depois de licitadas ou em fase de construção revela a incúria do gestor e a falta de fiscalização transparente e apriorística. A lei 8666, criada para solução do problema, transformou-se ao longo do tempo em caminho das pedras para as maracutaias. Rever a lei ou criar mecanismos que a façam respeitada? Ontem o TCU suspendeu as obras do aeroporto de Cumbica, por ilegalidades. Obras feitas são glosadas, mas a porta continua aberta e só fechada depois do roubo. Aí,Inês já é morta.  

   

04-Morte em vida:

Renan diz que seu ex-sócio é matador e parece ter razão. João Lyra entregou ao Conselho de Ética memorial que relata com detalhes a história de um suposto pagamento de R$ 500 mil, a título de “pedágio” para facilitar a regularização pelo Senado da concessão de uma rádio, ao então presidente da Casa, Renan Calheiros. A rádio foi comprada por Lyra de um pastor evangélico para suprir a perda de uma outra emissora, que teria ficado com Renan no momento em que os dois dissolveram uma sociedade oculta - a JR. O Lyra “matou” Renan.

 

05-O deserto é fértil:

O título do livro de D,Hélder Câmara cabe como uma luva no Pará, deserto de autoridade. O MST mais uma vez fechou a ferrovia com prejuízos para a empresa e população pobre de 23 cidades que são atendidas pelos trens. Organizado mas sem CGC, a empresa MST tem até assessoria de imprensa. Sua receita é oficial e oficiosa e seus planos incluem até a participação nas decisões da Vale do Rio Doce. Com apoio do governo local, faz o que quer enquanto a governadora se lixa para a perda de arrecadação com a invasão. Só vale o voto.  

 

06-Levantando o tapete da ONGs:

Sem a loucura dos holofotes, a CPI das ONGs vai fazendo um strike após outro. Ontem foi a vez de Jaques Pena, presidente da Fundação Banco do Brasil se enrolar todo ao falar de repasses e destinos de verbas oficiais para ONGs. Já com os primeiros depoimentos pode-se verificar que foi utilizada uma intrincada teia de passagens das verbas por institutos e fundações até chegarem às ONGs, via celebração de contratos de prestação de serviços. E é apenas o começo, já que apenas a grandes serão investigadas na primeira fase. Aí tem...

 

07-Acordes da marcha nupcial:

O PSDB tratado pelo governo como “noiva exigente”, rompeu o noivado na porta da igreja. Com a festa pronta, convidados esperando, o jeito pode ser arranjar outra noiva e aí...bingo! O PMDB está no ponto. Quer aproveitar tudo o que o PSDB jogou fora, inclusive a aliança, pede mais um dotezinho e sobe ao altar. O dote em questão é uma coisinha, um agrado, um carinho como antigamente e, portanto fácil para o noivo. Noiva compreensiva, o PMDB quer apenas o apoio do PT para salvar o mandato de Renan Calheiros. O noivo ficou em cheque.

 

08-Acordes da marcha nupcial II:

Lula vai apresentar uma nova proposta ao PSDB para garantir o apoio à CPMF. A afirmação foi feita ao governador Aécio Neves, na presença dos ministros Mares Guia, Temporão e Luiz Dulci. A idéia é um novo pacote de medidas que aumentem os recursos repassados a estados e municípios. Se ocorrer, apostam governistas e oposicionistas, será desatado o nó que emperra a negociação. Lula não quer perder a oportunidade de negociar com o PSDB e teme ser obrigado a arcar com uma fatura salgada demais caso fique nas mãos do PMDB.

 

09-O ministro e o caos aéreo:

Primeiro a obrigação e depois a devoção, diz o ditado popular. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dedicado boa parte de seu tempo livre para se debruçar sobre uma pilha de livros e documentos que tratam da chegada da família real portuguesa ao Brasil, e que em 7 de março do próximo ano estará completando o bicentenário. Sorte da família real que naquele tempo não havia avião, Anac ou Infraero. Viagem cansativa, como cansativo deve ser o trabalho do Jobim no ministério. Para seu descanso, livros. O trabalho fica para depois

 

10-Oxigênio para o gás:

O deputado federal Mauro Nazif  apresentou na Comissão de Orçamento emenda individual ao Projeto de Lei nº 031/2007, que propõe a implantação do trecho do Gasoduto Urucu-Coari-Porto Velho, COMO PARTE de um conjunto de ações apresentadas ao PPA. O valor solicitado para a extensão do gasoduto é de R$ 1 bilhão. A obra terá aproximadamente 550km e,de acordo com Nazif, a construção do trecho visa possibilitar o desenvolvimento auto sustentável da região Norte, com base nos recursos locais disponíveis e a minimização dos impactos ambientais. Valeu Dr. Mauro. Vamos nessa que dá. Gasoduto Já!

 

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)