Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 09/03/10


 
Frase do dia:
"Ter como pena máxima a aposentadoria é uma excrescência. Se a pessoa foi afastada da magistratura, também não tem condições morais e éticas para atuar na advocacia. Vamos incentivar as seccionais a verificar a idoneidade moral de juízes que buscarem a OAB para se habilitar." – Ophir Cavalcante, presidente da OAB.


01-De um lado bla-bla-bla I
"Houve um tempo em que éramos tratados como se fossemos lixo, como se fossemos vira-latas. Ainda vi esses dias o que é subserviência quando veio a Hillary Clinton. Vi algumas pessoas da imprensa dando tratamento para ela como se eles não fossem ninguém. É engraçado porque a imprensa queria saber se eu ia tratar de tal assunto com a Hillary. Eu disse não, quem vai tratar com ela é o Celso Amorim. Vou recebê-la numa deferência porque ele pediu. Mas a conversa é de ministro com ministro. Quando for o Obama, converso com ele." Isso aí é o nacionalista Lula. Efeito prático? Zero.
02-De um lado bla-bla-bla II
"A imprensa brasileira por hábito ou desvio de comportamento não gosta de falar de obra inaugurada. O que é bom, não presta, só serve desgraça". ...o que é muito caro de fazer é manter o hospital funcionado. É pagar médicos, garantir todo atendimento, garantir exames do laboratório, que a gente chama de custeio. ...o Temporão estava me dizendo que o custeio desse hospital é de R$ 80 milhões por ano, o dobro do que custou a construção". Isso aí é o pauteiro Lula depois que O Globo criticou a presença de Dilma, que inaugurou uma obra estadual no Rio de Janeiro. Efeito prático? Zero.
03-Do outro lado, mais bla-bla-bla
“Perdemos tempo com uma discussão bizantina sobre o tamanho do Estado ou sobre a superioridade das empresas estatais em relação às empresas privadas ou vice-versa... ...Não devem acobertar ganhos políticos escusos nem aumentar o controle partidário sobre a economia. ...escândalos de corrupção continuam desde o mensalão do PT. Há responsabilidades pessoais e políticas a serem cobradas e condenadas.... o sistema eleitoral e partidário está visivelmente desmoralizado. Isso aí é do desmemoriado pensador FHC esquecido do mensalão mineiro. Efeito prático? Zero.    
04-Suposições
A suposta descoberta de uma suposta conta no exterior, com suposto dinheiro público, supostamente desviado, começou a dar dor de cabeça para um suposto jornalista que, supostamente, divulgou o suposto fato. Certo é que o jornalista supostamente vai depor na PF e supostamente no Maranhão, terra tida como suposto feudo da família Sarney, à exceção de uma ilha independente chamada Jornal Pequeno dirigida supostamente por um jornalista chamado Lourival Bogéa, o suposto nome do ousado boca aberta.     
05-Falando em suposições...
A história do Bancoop supostamente será negada ad eternum e mais três dias mas, já fez o primeiro estrago. O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, do suposto esquema de desvio de recursos da Bancoop, supostamente fica sem a chave do cofre da campanha da Dilma e levou o partido a, supostamente, atacar o MP de São Paulo, que investiga o caso desde 2007. O promotor estaria supostamente de forma partidária com intenção de abalar a candidatura Dilma. Acho que é pura suposição. Suponho que em tese.
06-Escondidinho
Sinuca de bico com a decisão do TSE de proibir doações ocultas de campanha. PSDB e PT precisam deixar tudo como está, sem que o público saiba que manobram por ela. Os “limpeza pura”acham que o melhor é ser curto e grosso. O PP seria escalado para por a mão na (*)erda via projeto de lei sobre o tema ou – direto na jugular – um decreto legislativo anulando a resolução do TSE. É muita grana em jogo. Nas últimas eleições municipais, 36% das doações aos prefeitos eleitos nas capitais foram ocultas, feitas a partidos e sem identificação do candidato beneficiado. Será que Dorneles encara essa?      
07-Gastança ampla geral e irrestrita
O Senador Paim quer a retirada do fator previdenciário, para aumentar a aposentadoria do trabalhador em 40%. Dane-se a previdência. O governo paga para que servidor se aposente com salário integral e a previdência que se dane. O PSDB quer aumentar o bolsa-família. Dane-se o contribuinte, real financiador do benefício. No forno a licença maternidade de 6 meses. Dane-se o patrão. A lista grande não para de crescer. Que tal indenização para ex-militante político? O Brasil rico, não quebra e ainda tem o pré-sal.
08-Por falar em pré-sal...
Lula quer votação urgente do projeto que cria uma empresa pública para gestão dos contratos de partilha do pré-sal. O relator da proposta, Tasso Jereissati quer o inverso e vai requerer a suspensão da tramitação sob alegação de não ter condições de relatar sem um novo modelo de exploração aprovado. Detalhe: o PSDB é contra a criação de um novo modelo. "Não posso fazer um relatório em cima de um pressuposto legal que ainda não existe", diz Tasso. A idéia é sobrestar a matéria e aguardar a decisão do novo modelo. Um atraso para atrasar a Dilma? Pode ser. Mas Tasso chegou atrasado.
09-Estrago I
A postergação – seria medo, teimosia, indecisão? – de Serra em assumir a campanha para presidente está fazendo o maior estrago no frágil ninho tucano. Aécio já fala em reassumir sua candidatura em caso de desistência formal de Serra. Tasso Jeirassati ensaia se bandear para o lado de Ciro e Cid que são Dilma de carteirinha. A corrente serrista quer levar Serra aos estados para tirá-lo do foco paulista e nacional. O ninho se liquefaz e fala-se na ida de Serra aos EUA. Será estratégia para obter votos de Miami?      
10-Estrago II
Todos conhecem as ligações do tucano Aécio Neves com Ciro Gomes. Ciro diz não ter “desafeição” por Serra mas, seu discurso não é de afeição. Se Aécio se transformar no candidato do PSDB – tudo é possível – Ciro agregaria seus 11 % de intenções como vice. Ontem Ciro girou a metralhadora abrindo caminho para a aliança: a ascensão de Dilma na última pesquisa Datafolha "mais revela notoriedade que preferência". Sobre Serra disse crer que “não será candidato” e sobre alianças, foi direto: "Numa coalizão preferencial de PT com PMDB, a Dilma tem que explicar o Sarney e o Renan. O Serra tem que explicar o Quércia. Eu não tenho que explicar nada". Ciro é tinhoso...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)