Frase do dia:
"." – Ophir Cavalcante, presidente da OAB.
01-Operação Rio Preto I
Os ninjas da PF deflagraram ontem a Operação Rio Preto, a partir de desdobramentos da Operação Abate, que investigou um rolo que envolvia frigoríficos e agentes públicos e que parecia já ter sido finalizada com a apresentação da denúncia pelo MPF. Mas, na operação de escuta telefônica conversas paralelas revelaram que o grupo desenvolvia um gosto por uma outro tipo de carne e que o abate ocorria num flutuante no Rio Preto
02-Operação Rio Preto II
Pedofilia. Esse foi um dos crimes descobertos em paralelo à Operação Abate e outros ainda estão sendo investigados, já que a rede é grande e abrangente. A descoberta da PF porém, trouxe a público um fato que é comentado com reservas mas, que é sabido por todo mundo: famílias sabem, concordam e até incentivam a prostituição das filhas menores por leniência, descompromisso ou pior, como fonte de renda. É pura sordidez.
03-Saúde doente I
Não sei quem é o “pai da matéria” mas, a escolha de um prédio ao lado de uma rodovia de mão dupla, com acesso restrito para fucionar como Policlínica, ainda que em regime provisório, foge à lógica. Pior, o prédio que era usado para atividade diversa da atual, não foi adaptado. O resultado não seria outro: após inspeção o Cremero cumpriu a lei. Interdiando e de quebra, um pito público no governo pela falta de planejamento.
04-Saúde doente II
Mudar a Policlínica para outro local e admitir que o planejamento foi para as cucuias, é praticamente impossível. Os reparos e adaptações sugeridas pelo Cremero serão feitas – ou não – mas, a Policlínica continuará funcionando no mesmo local. Ontem um leitor do Banzeiros se referiu ao perigo que correm os doentes em busca de saúde, quando atravessam as duas pistas e a defensa central. Uma passarela está fora de cogitação o Dnit teria que fazer um projeto, licitação, etc., tão difícil como dar o braço a torcer.
05-Falando em Dnit...
Bastou o Dnit dar uma arrefecida na operação tapa buracos, para a chuva e o tráfego pesado de carretas abrirem novas crateras na BR 364. Semana passada ao tentarem se desviar de um buraco, dois engenheiros da Camargo Correia sofreram um acidente com graves consequências. Enquanto isso, o processo para a recuperação da BR 364 segue a tramitação normal. Projeto, audiência pública, licitação, dentro da 8666/93, sob o risco de alguém, na hora “H” adivinhar quem será o vencedor, o que pode melar tudo.
06-Uma coisa puxa outra e...
O MPF está de olho na licitação da ponte sobre o Rio Madeira, depois que o Deputado Garçon deu uma de” Mãe Diná” e anunciou a empresa vencedora da licitação com 24 horas de antecedência. Garçon diz que apenas acompanhava e cobrava a obra e que observou que três das quatro empresas do certame licitatório legalmente não teriam como participar. Por dedução o “pitoniso” anunciou. O MPF laico, não adota práticas de vidências e/ou premonição e deve convocar os “oráculos” da CGU para analisar o fato.
07-Trocando as togas
O ministro Levandowisky assume a presidência do TSE no lugar do escolhido Joaquim Barbosa que declinou do cargo alegando motivos de saúde. A ministra Carmem Lúcia ficará na vice presidência. No STF Gilmar Mendes cede a cadeira a Cezar Peluzo e na vice-presidência entra Carlos Ayres Brito. Togas trocadas para os próximos dois anos e segue o baile, sem que a música altere o compasso ou a banda troque seu repertório.
08-Batendo em retirada
A PEC 300 que trata piso salarial de policiais e bombeiros em todo Brasil, com lobby muito bem feito, acabou encurralando o governo. De um lado os parlamentares em ano eleitoral temem perder votos se não aprovarem. Do outro há o temor bem fundado dos governos federal e estaduais sobre a explosão no orçamento. Foi aí que pintou a idéia do deputado Vacareza: só votar PECs depois das eleições de outubro. Traduzindo: um inédito fechamento branco do Congresso! Que perigo. Olha onde estamos chegando.
09-Desastre anunciado
Parte da cobertura externa da Escola Estadual Nova Brasília em Ji-Paraná desabou e atingiu algumas crianças que sofreram escoriações leves. Um acidente que poderia ter sido evitado caso a Delegacia Regional de Ensino tivesse atendido o pedido da direção da escola, que havia informado sobre o madeiramento que carecia de reparos. O registro apenas reforça a necessidade de vistorias em prédios públicos principalmente onde há grande fluxo de pessoas. Acidentes ocorrem mas, podem ser evitados.
10-Amnésia seletiva
"Em oito anos, fizemos uma vez e meia o que fizeram em um século e achamos que é pouco. A companheira Dilma que se prepare porque é preciso fazer muito mais. Se eu fiz 214, tem que fazer 300, 400, porque nós temos uma dívida secular com a educação brasileira". A frase é de Lula ao inaugurar uma termelétrica em Cubatão – SP. Mas, não ficou só nisso aí. Lula resolveu alfinetar Serra dizendo: "Tem gente inaugurando até maquete e nós queremos mostrar como é que as coisas acontecem neste país". Lula esqueceu que ele inaugurou a pedra fundamental da refinaria Abreu Lima em Recife.
Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)