Quinta-feira, 10 de abril de 2008 - 17h12
FRASE DO DIA "Estamos atrás de tapioca, sorvete, hospedagem. Não temos nada mais importante a tratar?" - Ministro José Múcio da Relações Institucionais.
Pauta política de 01 a 10
01-Raposa Serra do Sol:
O STF suspendeu ontem a operação da PF que retiraria produtores rurais e grileiros da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A decisão foi tomada por unanimidade, no pedido de liminar feito pelo governo do estado, que alegou ser tensa a situação local com risco de desencadear uma espécie de "guerra civil". O relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, lembrou que a região é próxima da fronteira brasileira e deve ser tratada como estratégica. Estamos olhando com atraso para a reserva. O problema aconteceu justo na sua demarcação sem análise geo-política, sociológica econômica e ambiental.
02-Orkut na mira da CPI:
A CPI da Pedofilia aprovou requerimento que determina a quebra de sigilo de 3.261 álbuns privados no Orkut, abrindo as páginas de pedofilia e pornografia infantil. Álbuns são recursos de acesso restrito entre usuários. Também foram solicitados esclarecimentos da Receita Federal sobre tributação de empresas sediadas no exterior, mas que tenham produtos consumidos no Brasil, caso da Google. Sem holofotes a CPI deve contribuir para reduzir a pedofilia na internet. Mas quem pode fazer muito é a família, observando os hábitos dos jovens. O computador é uma boa ferramenta desvirtuada de sua função.
03-O sonho possível da casa própria:
A ALE investiga grave denúncia contra o deputado Maurinho Rodrigues. Ele teria se apropriado de parte do salário de assessores de seu gabinete, que ainda eram obrigados a pagar suas contas. Pela a denúncia, os assessores usavam cartão de crédito para quitar débitos do deputado. Com a tungada ele já teria comprado pelo menos quatro imóveis. A denúncia foi recebida, passada à Mesa Diretora e de imediato ao Corregedor da Casa, deputado Valter Coelho. Nada leva, pelo menos por enquanto, a se pensar em folha paralela.
04-Bolsa sindicato:
Sonho de consumo realizado. Grana viva e sem ter que prestar contas. Cinco centrais sindicais fizeram uma baita festa, com regabofe de fazer inveja, para agradecer aos parlamentares pela aprovação da lei que destinará R$ 100 milhões a estas cinco centrais. Com o veto do presidente Lula, esse dinheiro que sai do nosso bolso para os sindicalistas, o mimo pode ser usado da forma que der na telha. Sem prestação de contas ou auditoria. Presente é presente e cada um dá o uso e destino que bem quiser. .
05-O incrível massacre que não houve:
Primeiro foi um caminhão preso, depois um tiroteio, depois três mortes, depois um embate com a Força Nacional, depois uma guerra entre LCP e fazendeiros e por fim um massacre sangrento com 15 mortos incluindo uma mulher grávida. De um lado teorias conspiratórias paridas por ONG, sobre o latifúndio atuando contra a LCP. Do outro lado quem buscava qualquer notícia que não fosse o Titanic. Moral da história: entre mortos e feridos, todos salvos. Que barrigada...
06-3º mandato:
O movimento pelo terceiro mandato do presidente Lula tende a crescer. A economia vai bem, alimentando a idéia da continuidade; o PT não tem alternativa. Lula é fruto de um processo único em que um partido trabalhou durante 25 anos para construir um mito. Mitos não se substituem. Lula não tem um segundo; como Chávez não tem um segundo. Ambos estão convencidos de que são únicos e insubstituíveis. A análise fria e crua é de Miriam Leitão.
07-Consenso difícil:
Por falta de acordo, a comissão especial da Câmara que analisa mudanças na tramitação de MPs adiou para a próxima terça-feira a votação do parecer do relator. Dois pontos inviabilizaram a votação: o prazo de tramitação, que pelo texto do relator pode ser estendido para até 175 dias, e o quorum para inverter a pauta de votações. O presidente Chinaglia, ainda tentou convencer os líderes do PT e DEM a baterem o martelo no acordo, sem sucesso. Mas vai passar.
08-Falta de liderança:
Gastar dinheiro, nem pensar. Mercadante ao ver passar um comboio carregado de dinheiro para a saúde e para os aposentados, comentou com Roseana Sarney, líder do governo no Congresso: "Vocês não controlam esses dois loucos?". Referia-se a Tião Viana e Paulo Paim. A desgraça para o governo já estava feita, apesar dos apelos de Mantega, que de Nova York ligou para o presidente Garibaldi pedindo para adiar a votação no Senado. Não teve jeito.
09-Mudando o possível:
Sob a pressão dos 16 suplentes em exercício de mandato no Senado, a CCJ mexeu pouco nas regras vigentes para a suplência. A mais significativa prevê apenas que, em caso de cassação, renúncia ou morte do titular, o suplente assumirá o posto até a escolha de novo político nas eleições seguintes, gerais ou municipais. A definição do reserva, no entanto, continuará a ser feita sem voto, por indicação do titular.Se as regras valessem hoje, oito suplentes ficariam no Congresso somente até em outubro, nas eleições municipais. E como tudo no Brasil, a coisa segue assim. No colégio de 81 senadores, 16 são suplentes uma força considerável. Ninguém iria chutar contra o próprio gol
10-Oxigênio para o gás:
Foi restabelecida ontem, a vigência da licença prévia para instalação de uma termelétrica a carvão para produizr 350 mil megawatts, no Maranhão. Os documentos da Sema classificam o empreendimento como de "baixo impacto ambiental", mas para o Ministério Público "as termelétricas são equipamentos causadores de poluição do ar e de forte impacto ambiental. Lá no Maranhão entendem assim. Aqui em Rondônia fazemos de conta que não. E custa tão pouco acabar com o problema. É só construir o gasoduto. Gasoduto já!
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol