Segunda-feira, 10 de maio de 2010 - 19h18
Frase do Dia
"Parece que sem ele ela não anda". – FHC sobre Lula e Dilma.
01-Francisco Linhares mudou-se...
Linhares fazia aniversário no mesmo dia que eu mas, nunca nos felicitamos na data. Nesse dia ele sumia de todos. Certa vez minha esposa tentou fazer a festa de aniversário conjunta e perguntou o que ele gostaria que tivesse na festa. A resposta bem humorada e impublicável fez com que a festa gorasse. Nem posso dizer que Linhares viajou sem combinar. Previsibilidade nunca foi o seu forte. Quando um amigo se vai, fica a certeza de termos desfrutado pouco sua companhia no dia a dia. Linhares era um homem das antigas. De palavra e fibra. Fará falta. E não só no meu aniversário.
02-Osso gordo
Aberta a temporada de caça à vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e a luta nos bastidores está na base da conquista de posições. Pelo critério estabelecido, a vaga se daria por indicação da Assembléia Legislativa. O verbo está no tempo condicional porque um nome cotadíssimo é Jaqueline Cassol, cotada para ser deputada se for eleita mas, só no ano que vem. Com a subserviência dos atuais deputados, tudo pode acontecer mas, como o irmão da Jaqueline está sem a cadeira de governo, a “tchurma” pode num repentino surto de coragem engatar um “ré de fasto”. Mas, chupa essa manga: o homem não tem a cadeira mas, tem aquele que senta nela.
03-Marolinha pela frente
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a crise econômica que atinge parte da Europa, e mais fortemente a Grécia, não afetará o Brasil e que está trazendo apenas consequências “leves” ao país. “Nós estamos em situação sólida, os recursos de curto prazo que saíram também saíram dos outros países e voltarão logo que o acordo de ajuda for firmado. As consequências para o Brasil são leves, fluxos que vão e vêm na bolsa, uma desvalorização no real, que não chega a ser problema”, disse otimista. Mas não é o que pensa muita gente. Será que vem aí outra “marolinha”?
04-Nada do que foi será
Assistia ontem o Canal Livre da Band e saiu a pergunta para o presidente do PT, José Eduardo Dutra sobre qual a ideologia do partido. Dutra ciscou, falou da origem do PT, da relação com o MST e saiu pela tangente. Hoje pela manhã lia a entrevista de Lula a “El Pais” e mais uma vez fiquei sem entender a dificuldade petista em definir a ideologia petista. Lula se definiu assim: “No exercício do poder sou um cidadão, como diria, multinacional, multi-ideológico, não?". Lá pelas tantas, Lula falou sobre sua metamorfose: “Embora tenha trabalhado 27 anos com avental, nunca estava à vontade. Com dois meses de gravata não tive dificuldade em me acostumar a ela, é uma bonita prenda".
05-Pepino para o Tuma
As novas denúncias contra Li Kwok Kwen, preso como chefe da máfia chinesa no Brasil e acusado de contrabando pelo MPF ferraram o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr. Para Lula, ele terá que ser punido "como qualquer brasileiro", se as denúncias forem comprovadas. Para Tuma Jr, “a PF cometeu abusos na minha investigação. O objetivo não é me investigar, é me desmoralizar. O crime organizado age assim: mata testemunhas e desmoraliza os chefes da investigação." Para o PT, Tuma Jr. precisa dar mais explicações para afastar as dúvidas sobre sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Justiça. Para o Zé de Nana a coisa é bem mais simples: “fedeu carbureto”.
06-Mocambo em pé de guerra
O bloco carnavalesco “Até que a noite vire dia” e moradores do bairro Mocambo, puseram a boca no trombone com justa razão. Carregando por muito tempo a fama de ser o “bairro do fumacê” os moradores do bairro Mocambo foram à luta para virar o jogo e conseguiram. O gueto se modificou e hoje está plenamente integrado à realidade de Porto Velho, com todas as mazelas comuns e todas as virtudes também comuns a qualquer bairro. A infeliz frase de um delegado numa reportagem do Estadão geraram uma nota de protesto oportuna e um repto interessante. Se a polícia mapeou as bocas de fumo da cidade e bairros por que não age e acaba com elas? Se a moda de lançar repto à polícia pegar, vai acabar saindo a tal política pública de segurança de falo e que não temos.
07-Ficha Limpa e o peru de natal
Lépido e faceiro como um cágado, o projeto Ficha Limpa segue firme rumo ao nada. A Câmara dos Deputados deve votar nesta semana os pontos restantes do projeto Ficha Limpa. A votação adiada para esta semana deve-se a algo mais previsível do que caixa 2 nas eleições: obstrução da maioria das bancadas na Câmara. Para lembrar, isso é a primeira parte. Depois é o Senado. Para a OAB, o adiamento é uma manobra dos parlamentares para que as mudanças não entrem em vigor neste ano. Mas, quem matou a pau foi Zé de Nana: “tão querendo que o peru bata palmas para o Natal”.
08-Fechando a porta aos “sujeiras”
Num debate hoje entre o presidente Sergio Guerra do PSDB e José Eduardo Dutra do PT, saiu um compromisso não só de apoio mas, de execução do que pede o projeto Ficha Limpa. No entanto os dois presidentes não sabem ainda como se dará a operação, que deve passar pelos registros dos partidos. “Não é difícil de funcionar. É ver as nominatas em cada estado e fazer uma avaliação das indicações”, disse Guerra. Para Dutra, “todos os candidatos são conhecidos do partido. Não tem quem caia de paraquedas, que você não conheça a ficha pregressa. Entre os candidatos a deputados federais eu não conheço ninguém que já tenha sido condenado nas condições do projeto”. Aos poucos a coisa vai acontecendo. Mas, cabe também a você eleitor, fazer sua parte.
09-Uma verdade: O rombo na educação
O Ministério da Educação descobriu um rombo de R$ 1,2 bilhão em recursos que seriam aplicados no ensino básico. Em 2009, 21 estados – com certeza os outros ainda vão aparecer na lista – não repassaram parte das verbas para o Fundeb, que é a ferramenta de financiamento da rede pública de ensino. E o buraco com certeza é maior. Não sei como está o caso de Rondônia mas, consta que até o aluguel de aeronaves e serviço de vigilância não escolar seriam pagos com o dinheiro da educação das crianças. Só para variar, os tribunais e contas – estaduais e municipais – fizeram o que sugere o nome: fizeram de conta que não viram. E o MEC aguarda deles a explicação. Aí tem.
10-Uma mentira: O rombo na previdência
Se por um lado o rombo nas contas do Fundeb é de conhecimento público – exceto pelos tribunais de conta – por outro o rombo da previdência é uma deslavada mentira que se sustenta há décadas. Há poucos dias o jornalista Carlos Chagas comentou a respeito de anotações de um ex-ministro do STM, Flávio Bierrenback, e afirmava: “Os recursos da Previdência, se não fossem historicamente desviados para outras atividades, dariam para atender com folga e até com reajustes anuais maiores os pensionistas e aposentados. Basta atentar para o que anunciaram, quando ministros, Waldir Pires, no governo Sarney, e Antônio Brito, no governo Itamar Franco”. A mentira tem essa característica: depois de contada muitas vezes vira verdade incontestável. Mas continua mentira.
Fonte: Léo Ladeia / Gentedeopinião
leoladeia@hotmail.com
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol