Segunda-feira, 10 de dezembro de 2007 - 11h36
POLÍTICA & MURUPI
Frase do Dia
O partido estava louco para tirar a certidão de nascimento de Democratas. E o senhor deu a eles a certidão. José Múcio para Lula sobre as alfinetadas contra o partido, chamado sempre por Lula de PFL.
Pauta Política de
01-Tensão no Roosevelt:
Os Cintas-largas mantêm como reféns o procurador, Reginaldo Pereira da Trindade, o oficial da ONU, Davi Martins Castro, dois funcionários da Funai dentre outros e exigem a presença do presidente da Funai e retirada das barreiras da PF. As autoridades foram à reserva a convite dos índios, mas foram impedidos de sair e, segundo o superintendente da PF, a corporação não foi informada da visita do procurador e do oficial da ONU. O que querem os índios? Ganha um apito quem respondeu facilidades para o contrabando de diamantes. Sei...
02-Tensão na ANEEL:
Madrugada e a turma do contra começou a chegar ao prédio da ANEEL. Bandeiras, pichações e polícia. No meio, só para variar, o MST e Vila Campesina juntos com o MAB -Movimento de Atingidos por Barragens. Como não há qualquer fazenda a ser ocupada no local, é provável que estivessem ali apenas para emprestar apoio logístico para a invasão e a bagunça. São nossos defensores, mesmo sem procuração. Sem eles, nós o povo com o pau atravessado na venta, seríamos transformados numa espécie de poraquê que anda no seco.
03-Tensão em Sobradinho:
Para acabar com a greve de fome, o bispo Luiz Cappio exige a paralisação das obras de transposição do Rio São Francisco. Ontem o santo recebeu cerca de 6.000 pessoas e deitou falação. A turma do contra arrumou mais empulhação e comparou a greve com a de Mahatma Ghandi. O bispo estava bem forte apesar de vários dias de fome. Só para relembrar, D.Luiz é aquele mesmo que em 2005, ficou 11 dias em jejum, contra a obra. Ícone dos contras, nem ele nem a tchurma apresentam alternativas para o fim da seca, a não ser as velhas romarias.
04-Tensão no Senado:
D.Dilma Ruchefe pede oposição responsável, Pedro Simon é indicado mas nem ele acredita que seu partido o queira para presidir o Senado, a oposição ameaça ter candidato se não gostar do nome do PMDB, e os três votos que o governo precisa para aprovar a prorrogação da CPMF ainda não foram fechados. Pior: o Natal se avizinha, o preço do voto sobe, a mala preta ronda e a tunga mais uma vez no nosso bolso. Sem ninguém em greve de fome. Resta o truco radical: governo irresponsável ou invasão como contraponto. Calça de veludo ou...
05-Questão semântica:
O chanceler Celso Amorim classificou ontem de "mitologia semântica" a discussão sobre a aceitação de metas de redução de gases-estufa pelo Brasil. No final das negociações sobre o clima em Bali, o ministro insistiu que o Brasil não aceitará metas no sentido definido pelo Protocolo de Kyoto, mas que adotará medidas quantificáveis e verificáveis para reduzir suas emissões, em especial pelo do desmate na Amazônia. A bem da verdade, o seqüestro de carbono é um jeitinho para com pouco dinheiro continuar lançando-se carbono da atmosfera.
06-Onde foi que eu errei:
Briga de egos entre Ideli e Mercadante, Raupp e Jucá, senadores novos e governadores, Lula e senadores e colocação de Mantega como porta voz das negociações sobre a CPMF. São os erros principais do governo, segundo avaliação do ministro José Múcio, para ter chegado a o impasse atual e ter de brigar por três votos, numa disputa apertada e depois dos votos terem sido revelados pela imprensa. Hoje cedo no rádio, Lula mudou o discurso contra o Senado, mas, o mal está feito e o insucesso não se deve à oposição. O governo atirou no próprio pé.
07-Metástase:
O Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado ontem, será lembrado hoje às 14h, com uma cerimônia na Procuradoria Geral da República. Durante o evento, coordenado pela CGU, será apresentado um vídeo sobre as principais ações do governo no combate à corrupção. Serão anunciadas também novas iniciativas para enfrentar o problema. Entre elas, estão dois serviços oferecidos pelo Portal da Transparência, além de vários acordos de cooperação a serem firmados entre órgãos de combate à corrupção. Ou seja: tudo paliativo contra o câncer.
08-Plano de carência médica:
Para o ministro Aldir Passarinho Junior do STJ, o valor da vida humana deve estar acima das razões comerciais e decidiu hoje que as associações médicas devem fornecer tratamento aos pacientes de doenças graves, mesmo quando o prazo de carência não tiver terminado. O paciente não imagina ser surpreendido com um mal súbito. A aplicação do prazo de carência não pode se contrapor ao fim maior de um contrato de assistência médica, que é amparar a vida e a saúde. "Em condições particulares, torna-se inaplicável a cláusula", disse o ministro.
09-Nós na fita:
A Folha de São Paulo informa que as capitais administradas pelo PT foram privilegiadas na divisão do bolo de investimentos federais do PAC em urbanização e saneamento, um dos grandes trunfos políticos do governo para as próximas duas eleições, no ano que vem e em 2010. Levantamento feito pela Folha no volume per capita de recursos para obras nas 26 capitais estaduais mostra que, entre as dez primeiras, seis têm prefeitos petistas. A campeã é Porto Velho. Pode não ser certo, mas reclamar seria hipocrisia de minha parte. Até que enfim!
10-Oxigênio para o gás:
Hoje, todos os olhares estão voltados para a ANEEL em Brasília, para o leilão da hidrelétrica de Santo Antonio. Ou seja, de lá surgirá a solução para a energia do Brasil. Ano que vem, até o meio do ano, o outro leilão de Jirau deverá acontecer. Produziremos a energia que o Brasil precisa. Nada mais justo então que numa data como hoje, tomemos a consciência de que o gasoduto Urucu Porto Velho, que pode mudar a vida de Rondônia. Gasoduto Já!
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol