Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 - 11h48
“O Estado é preguiçoso e só se alenta com o ferrão da comunidade”. – Confúcio Moura, governador eleito de Rondônia.
01-Duro na queda
O vice presidente José de Alencar saiu da UTI e foi transferido para um quarto do Hospital Sírio Libanês depois de submetido a nova intervenção cirúrgica. E pelo andar da mula veia, não será novidade se no dia da posse de Dilma o Zé Alencar surgir todo serelepe para descer a rampa com Lula, com seu habitual e cativante sorriso e sugerir um trago para encerrar a tarefa . O câncer encontrou no vice presidente um adversário difícil, que não se entrega, que não tem pudor em falar sobre sua doença e duro de ser batido. O mineirin é duro na queda.
02-Cumprindo tabela
Assisti pela TV Justiça uma daquelas sessões que mais lembram um jogo entre duas equipes rebaixadas. Na pauta a aprovação das contas de Dilma Roussef – “a presidente eleita”, nas palavras do presidente da corte – e cai na tentação de imaginar se o TSE teria peito para reprovar a papelada que foi apresentada. Ora, se o respeitoso magistrado trata a Dilma, com contas sob análise, com tal reverência, o que esperar do julgamento? Entre as contas Dilma e o futebol da Marta, optei por ver a partida de futebol feminino entre Brasil e México.
03-Confraternização
Quarta à noite a Santo Antonio Energia, o Consórcio Construtor da Usina Santo Antonio e empresas que participam da construção da usina receberam amigos, autoridades, colaboradores e imprensa para a festa de confraternização de fim de ano. Orquestra em Ação de Ji-paraná e integrantes do Boi de Guajará foram o ponto alto da bela festa. Em meio aos discursos a reafirmação de que no ano vindouro ocorrerá a primeira geração de energia já no mês de dezembro com o acionamento das primeiras turbinas entregando energia para Rondônia e Acre. Clique AQUI e assista reportagem da TV Candelária/Record.
04-João da Muleta no samba
Esse Brasil lindo e trigueiro, esse mulato inzoneiro terra de samba e pandeiro não perde a mania de fazer um samba, ainda que do crioulo doido. Que país do mundo faria a lambança de defenestrar um deputado federal, dar posse ao que se apresentou como substituto, descobrir que o substituto era outro, passar a lâmina e empossar outro que nem esperava, pois o real substituto se recusa a assumir o mandato tampão de 20 dias? Só o inzoneiro. João da Muleta pode entrar no samba, na história, na previdência do Congresso e Rondônia, que é co-autora, no samba do crioulo doido. Ô lelê, ô lalá, isquindô babá! Brasil-sil-sil!
05-Limpando o esgoto
Pelo que entendi, o TCU retirou o pedido de paralisação das obras federais em Rondônia, incluso o serviço de esgotamento sanitário. Retirou o pedido – o que demonstra a força política boa articulação da bancada – mas as irregularidades existem. É o que se depreende de uma frase dita por Martins e citada em nota da assessoria do deputado Eduardo Valverde: “Licitou-se uma obra e se está construindo outra”. Correções serão feitas, o governo de Rondônia entrará com a contrapartida de R$7 milhões, resolvendo o problema do projeto básico. “Pau na mula” e mais pra frente a gente fica sabendo ao certo o que houve. É isso?
06-Top secret
Nada a ver com Wikileaks. Também não é tão top secret assim, já que alguns nomes vazaram para a imprensa. De qualquer forma, Confúcio Moura inova ao publicar parte do secretariado via blog, seu canal de comunicação via internet – www.confuciomoura.blogspot.com – deixando a tradição da entrevista coletiva e poupando-nos das antigas chamadas “em primeira mão, exclusivo, inédito”. Confúcio Moura que adotou o estilo blogueiro durante a campanha reafirma a idéia de manter as redes sociais como vias de comunicação. “Bom também...”
07-Quem é quem... I
E saiu parte da lista com nomes, alguns tidos pela mídia como certos. Confúcio teve liberdade de escolha, apesar da necessidade em atender compromissos da coligação eleitoral – fato normal – mas, vale lembrar o recado prévio, dado a amigos, padrinhos, correligionários e principalmente aos indicados: “Não pense que eu sou um puritano e um ingênuo, não sou, mas, o meu objetivo é este - trabalhar para servir, como sempre fiz, sou duro, calmo, prudente e tem uma coisa - sei demitir sem nenhum constrangimento.” Então senhores, como diria o mestre do colunismo, Ibrahim Sued, “olho vivo, pois cavalo não desce escada”.
08-Quem é quem II
As indicações militares foram bem aceitas na PM. Bom começo. Nas Finanças a presença do Wagner respalda o titular Benedito da cota Confúcio. Na Saúde Alexandre Muller foi aprovado até por médicos que atuam no atual governo. Na Supel, um técnico de carreira do TCE que atuou com o Conselheiro Crispim. No Deosp, Abelardo enfrenta alguma resistência corporativa e no Detran outra novidade com o vice-governador metendo a mão na massa. Na Segurança um delegado foi sondado mas, envolve uma articulação interna e na Educação as indicações empacaram. Confúcio deve nomear alguém da sua cota pessoal.
09-Por falar em educação...
Faz todo sentido a preocupação de Confúcio Moura sobre indicar o secretário da pasta da Educação e o relatório do Ipea divulgado ontem, só reforça esse cuidado. Pelo relatório, o número absoluto de analfabetos com 15 anos ou mais no país caiu 7% entre 2004 e 2009. É um número relevante. Com isso, alguma coisa próxima de 1 milhão de brasileiros passaram a ler e escrever, ainda que de forma sofrível. Mas há problemas localizados. Apesar da queda geral, cinco Estados tiveram crescimento no número de analfabetos: Rondônia, Acre, Mato do Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina. De novo, “nóis na fita preta”.
10-A natureza agradece
Agora é lei e o Tio Sam não pode ficar bravo: o Brasil chegará a 2020 emitindo no máximo 2,1 bilhões de toneladas de CO2/ ano e se obriga a publicar a cada ano as estimativas do total de emissões do país. O decreto foi assinado ontem e por ele, o Brasil se torna o primeiro país com limite absoluto para o quanto vai poluir e proporciona uma redução de 6% em relação a 2,2 bilhões de toneladas que o país emitia em 2005, ano do último inventário de gases. "O Brasil definiu seu espaço de carbono em 2020", disse Tasso Azevedo, consultor do Ministério do Meio Ambiente. "Assim, provoca outros países a fazer o mesmo."
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol