Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 12/02/08


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“A CPI sempre atrapalha, temos as medidas provisórias entulhando a pauta, temos a CPI das ONGs, não será fácil”. – Artur Virgílio do PSDB sobre a CPI da Tapioca

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Os fantasmas do Edézio Martelli:

Para se fazer justiça, não basta a sentença. E se ela absolve um cidadão é necessário divulgá-la e tentar, o que é quase impossível, devolver a esta pessoa o “status quo” anterior ao fato que deu origem à demanda. Por falta de provas, o ex-deputado Edézio Martelli foi inocentado da acusação de fazer parte da folha paralela da ALE. A sabedoria popular conta a história de alguém que subiu no alto e despejou um travesseiro de penas. Por mais que se tentasse, não foi possível juntá-las todas novamente. Mas é preciso continuar juntando.

 

02-Bolsa desmatamento:

A ministra Marina Silva reagiu rápido e cortou a possibilidade de quem queria uma anistia pelo desmatamento. Nos bastidores fervem os preparativos da operação a ser deflagrada no próximo dia 21, com um grande contingente que inclui a Polícia Federal e Ibama dentre outros órgãos. Ao contrário de anistiar, o que se busca é identificar e punir os 150 maiores desmatadores da floresta. Ao governo não restam outra opções. Ou atua punindo inclusive os seus aliados ou enfrenta a grita internacional das ONGs, governos e do resto do mundo.

 

03-Remédio amargo e ilegal:

A violência na periferia de Salvador, na Bahia, está sendo combatida com um veneno social de conseqüências piores. Em menos de 24 horas a população revoltada com a violência agiu com a mesma violência linchando três assaltantes. Tudo começou a com as invasões de terras periféricas absorvendo a miséria que fugiu do campo para o sonho da capital. Largados à própria sorte e sem a presença do estado o gueto tomou forma e abriu espaço para a narco-periferia. Qualquer semelhança com Porto Velho, não é mera coincidência.   

 

04-Remédio na hora certa:

Volta às aulas, a fila para conseguir a vaga, o buraco no orçamento para o material escolar, a condução para quem não conseguiu vaga perto de casa e o desespero dos que têm pouco para oferecer ao filho. Criança tudo vê, participa do sofrimento dos pais e está plantada a semente da revolta. Do lado “a boca” oferece a “mela” e a oportunidade do tênis de marca. É assim que se recruta o soldado do tráfico e aí, o estado que falhou antes sem política social, começa agir com o aparato policial. Sem a dose certa do remédio, a doença avança e mata.

 

05-Planejamento – o velho calo:

Além dos crimes previsíveis e que podem ser mapeados, Porto Velho enfrenta uma onda de assassinatos que merece uma reflexão. Jovens a maioria – matadores e mortos – indicam que por trás da onda existe um elemento comum. Registros das prisões por porte ou tráfico de drogas apontam na mesma direção, tornando POLÍTICA & MURUPI 12/02/08 - Gente de Opiniãoa onda de homicídios algo previsível e logo evitável. É aqui que aparecem dois caminhos. O primeiro é a política social inexistente e o segundo é a política de segurança que depende da primeira. Para fazer é preciso a vontade.  

 

06-Planejamento e vontade:

O Ginásio Fidoca tem tudo para ser um elemento de política pública social e de segurança. Tem mas não é. Pelo contrário. Encravado entre uma igreja, uma associação de moradores, um posto de saúde e um colégio, transformou-se por falta de vontade, planejamento e de visão, num espaço dominado pelo crime. O prédio é público e não precisa de reformas. Só limpeza, pintura e utilização. O terreno grande pode acolher oficinas educativas, mas nada será feito. É preciso que o Fidoca atinja o nível ideal para se fazer uma reforma de alto cu$to. $e é que me fiz entender.

 

07-Entre o querer e o poder:

O presidente do Senado, Garibaldi Alves, disse esperar que o Congresso conduza a CPI da Tapioca sem negligenciar a atividade parlamentar, para a qual foi criado. Garibaldi quer que simultaneamente a essas investigações, o Legislativo se dedique, já na próxima semana, a um mutirão para examinar os vetos presidenciais e para simplificar as normas referentes à tramitação de MPs. Pelo que se vê, Garibaldi não quer ficar apenas no discurso de abertura do ano legislativo, mas não esquece que o Senado tem, além dele, 80 cabeças diferentes, juntadas em blocos com interesses diferentes .

 

08-Cartão corporativo – a CPI acordada:

O Planalto fechou um acordo com o PSDB na busca de uma CPI "controlada" dos Cartões Corporativos. A idéia é evitar uma devassa nas contas do presidente Lula e do ex-presidente FHC, o que pode esfriar as investigações. O governo cedeu, admitindo uma comissão mista e o PSDB aceitou a investigação a partir de 1998, englobando cinco anos de FHC. O acordo porém quase não saiu após troca de telefonemas do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, com FHC que se irritou com a ampliação do foco das investigações. Vem pizza por aí. É esperar. 

 

09-Dividindo a carga da CPI:

A estratégia do governo Lula para enfrentar o caso dos cartões corporativos baseia-se numa convicção. É uma batalha pela opinião pública, travada pela imprensa. Foi essa percepção que fez o governo abandonar a tática tradicional de lutar contra a criação da CPI sobre o assunto. Em vez disso, empenhou-se em abrir a comissão, mas com a condição de que ela investigue também o governo FHC. É uma forma de dividir com o PSDB o desgaste político do episódio. O assunto foi tratado ontem, na reunião da coordenação política do governo.

 

10-Oxigênio para o gás:

A Bolívia enviará hoje uma missão ao Brasil para discutir diversos assuntos energéticos, dentre os quais uma futura reunião a ser agendada entre os presidentes de ambos os países e da Argentina, para analisar o fornecimento de gás boliviano para esses mercados este ano. A delegação do governo boliviano, liderada pelo vice-presidente Álvaro García Linera, se reunirá nesta quarta-feira com o presidente Lula. E nós aqui esperando uma reunião que nem foi agendada para sair o tal gasoduto que um dia sai. Gasoduto Já!

 

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)