Quarta-feira, 12 de agosto de 2009 - 19h11
Frase do dia:
"Agora vale facada pelas costas. Armadilha se paga com armadilha. A gente também sabe jogar” – Senador Romero Jucá depois de ter tomado um balão da oposição que convidou Lina, a ex chefe da Receita Federal, para depor na CPI da Petrobrás
01-O pocker político
Não jogo nada, nem pedra em santo porém, admiro regras e macetes de jogos de azar. De igual forma sou “sapo” da política. Vejo política em mesa de jogo e jogo nos bastidores da política. Uma dura e longa mão de pocker, com cacife absurdo está rolando no Senado e, até ontem nenhum jogador havia saído. Na mesa uma hipoteca entrou na aposta: 2010. Jogo em que o coração pulsa no bolso e na garganta é para quem tem controle. Tasso que se descontrolou com Renan foi à tribuna e piscou. Quem joga pocker sabe o que isso. Para espanto dos “sapos” a partida chega ao fim. Sarney fica, o Conselho de Ética arquiva a representação contra Virgílio e PT saudações. Política? Qual nada... O jogo é pocker!
02-Hora do espanto
Um filme trash está em cartaz. O roteiro e direção são lamentáveis mas, as cenas bizarras com bloqueio de estradas, ataques, ressurreição de mortos vivos e policiais correndo em fuga, assustam a platéia. No set estadual a direção é raivosa e a participação dos atores é de submissão. No set municipal a direção é omissa e a atuação dos atores compulsórios é de crítica constante. Mas, como em todo filme trash, direção é o que menos importa já que o roteiro adapta-se às imagens captadas. Pena. No seu melhor momento, com orçamento milionário, Rondônia virou um filme sem artistas, que não retrata seu povo e sua grandeza.
03-Manual do escoteiro
O senador Tuma, Corregedor do Senado, segundo suas próprias palavras, “Surpreso com as declarações e embates que envolveram diversos senadores da República nas sessões da última semana”, criou oito recomendações sobre normas de conduta, dentre as quais diz no item 7: “Guardar absoluta reserva, na vida pública e privada, sobre dados ou fatos pessoais de outros integrantes do Senado Federal que tenham conhecimento”. Louvável a iniciativa, ainda que dispensável excesso de zelo, até porque a leitura do item dá margem a diversas interpretações, como por exemplo, a questão de silenciar sobre fatos. Estranho.
04-Gente que chega
Está em Porto Velho, agora de forma definitiva um querido filho da terra. Zola Xavier, filho do seo Dionízio da Farmácia, voltou de mala, cuia e asa arriada. Apaixonado pelas coisas da terra – em sentido literal – Zola chega cheios de planos dentre os quais conhecer mais a história do seu pai. Seja bem vindo à sua casa e fique por aqui a vida inteira e mais três dias. Outro que aqui já estava, entra para jogar no time de colunistas do Gente de Opinião. Anísio Gorayeb – Anisinho para os amigos – conhece as noites e os dias de Porto Velho. É um grande contador de causos, testemunha e protagonista de inúmeros deles e com sua prosa atraente vai falar de Maria Eunice, chuvas, boemia... Anisinho, a casa é sua bagual.
05-Luz para todos e corte para alguns
A comunidade do distrito de Jaci-Paraná está vivendo momentos complicados. Segundo a PM do distrito, o número de habitantes saltou de 13 mil para 28 mil, quase que do dia para a noite. O quase nada de estrutura que havia entrou em colapso. Famílias diferentes se uniram para ceder moradias aos que chegavam. A economia cresceu, os problemas idem mas, não de forma linear. A população carente cresceu em número e carências e, ontem, quase que um bairro inteiro sentiu os efeitos do crescimento desordenado. Um loteamento resolveu criar uma rede particular de iluminação e a Ceron fez o corte amplo, geral e irrestrito. Sem energia elétrica, sobrou energia para a violência e Jaci entrou no filme trash.
06-Acaso ou coincidência?
Transcorria a morna reunião do Senado nessa quarta feira, quando de repente, adentrou o ex-quase-futuro-pseudo presidente Sarney de forma protocolar – ele adora a liturgia – com o ex-presidente deposto de Honduras, Manoel Zelaya. O profeta Hemetério de Jacobina baixou na hora com a informação mediúnica de que não era coincidência e sim um sinal. Pausa na modorrenta seção que dormitava sob o comando do hilário Mão Santa. Pausa no vibrante discurso do não menos vibrante Garibaldi Alves. Para esclarecer: Hemetério de Jacobina que em vida foi um filófoso de boteco, é um profeta de araque. Mente que só.
07-Agora vai. Ora se vai...
Votorantim Siderurgia e Usina Hidrelétrica Jirau firmaram acordo de R$ 240 milhões para fornecimento de 100 mil tons. de aço para a usina, que serão utilizadas na construção das estruturas de concreto, vertedouro e nas duas casas de força. E mais empregos na bica. Está prevista a contratação de mais dois mil trabalhadores ligados aos produtos fornecidos pela siderúrgica. A assinatura do contrato será dia 13, no hotel Aquárius, com presença do presidente da UHE Jirau, Victor Paranhos e do superintendente da Votorantim Siderurgia, Albano Chagas Vieira. O rio de águas turbulentas para o lado de Jirau começa a amansar.
08-Enfim um olhar para a saúde
O deputado estadual Néri Firigolo chamou a si a responsabilidade de fazer uma crítica à saúde pública e, antecipadamente já recebe meu apoio, independente do resultado que venha a obter. Segundo ele, a situação é dramática, a gestão pública da saúde está na UTI, precisa urgentemente de socorro, e de uma ação mais concreta por parte do poder público. No seu pronunciamento Neri citou o caso de um paciente de Ministro Andreazza que passou vários dias esperando por uma cirurgia da cabeça, e acabou sendo levado para Ji-Paraná, devido a falta de material para realizar a operação. Vai fundo deputado!
09-A H1N1 ou “gripe suína
Confirmado. O exame de sangue enviado pelo Cemetron ao Instituto Adolfo Lutz é positivo para o vírus influenza causador dla gripe suína. É o primeiro caso ocorrido em Rondônia, segundo informações da Angevisa. O paciente, um jovem de 23 anos morava em Cacoal e estava com os sintomas e sendo monitorado desde o dia 31 de junho. Ele chegou a ser atendido pelo Cemetron no dia 22 de julho, sendo de logo liberado. Dois dias depois voltou a Porto Velho retornando a Cacoal dois dias depois. No dia 27 foi internado no Cemetron já em estado avançado de contaminação, vindo a falecer no dia 10.
10-Salvo pelo gongo
“Não é possível a admissão da presente representação no âmbito deste Conselho, uma vez que os fatos nela relatados ou não configuram ilícito ou já têm extinta a sua punibilidade”. Com essa decisão, o engavetador geral do Conselho de Ética, Paulo Duque, mandou pros quintos do inferno a representação contra o senador Arthur Virgílio. Não por acaso, a sessão de hoje foi morna, educada, sem ataques, sem defesa, uma coisa assim... meio que Socila. Acórdão, nem pensar. Sobre essas coisas uma regra da antiga Socila: Falar é prata. Calar é ouro. Tá tudo douradinho no Senado. Até o acordo é dourado
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol