Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 12h07
"Se os países mais ricos não estão consumindo a contento, e todos querem lastrear a economia nas exportações, o mundo vai à falência, porque precisa de alguém pra comprar. Se todo mundo só quiser vender, como vai ficar o Ceará?" – Lula no G20. Respondo: vende o Ciro Gomes.
01-Vai faltar cadeia na Bahia
A decantada preguiça baiana vai ser coisa do passado. O que tem de mão ligeira na terrinha não tá no gibi. A PF prendeu até agora sete prefeitos e no total 46 espertos já estão vendo o sol nascer quadrado. A operação Carcará – também com esse nome meu rei... quem guenta? – cumpriu 82 mandados de busca e apreensão e 46 de prisão. Na rede do xaréu além dos prefeitos, tem peixões como secretários, servidores e empresários. Aviso aos navegantes: por trás estavam além da PF, a CGU e o MPF. Sabe como é isso: começa ali, respinga lá, e os ninjas na cola, até que um dia a casa cai. Aliás, sempre cai.
02-Quem quer dinheiro?
O bordão criado por Silvio se ajustou a ele como uma luva. Depois da série de picaretagens contábeis que consistia basicamente em repassar a carteira de crédito do Banco Panamericano e não dar baixa, “o homem do Baú” foi girar a roda. Socorrido pelo fundo de ajuda a bancos, Sílvio entregou seu patrimônio no valor de R$2,7 bilhões, formado por empresas inclusive o SBT, para garantir o empréstimo de R$ 2,5 bilhões. O pepino é enorme, respinga na CEF, sócia minoritária do banco e acendeu as luzes amarelas do BC sobre outros malinos.
03-Falha nossaaaaa...
Dia desses ao entrevistar o mandachuva do FestCine Amazonia, Jura, afirmei que Rondônia já havia criado a lei e, por conseqüência o conselho de cultura e o Funcultural. Errei feio véio. Desatento ou, traído pela vontade, me baseei no que ocorreu no Acre. A luz vermelha veio da coluna do Zekatraka alguns dias antes da entrevista. Zekatraka é catimbozeiro. Viu e falou antes do erro. Como vê antes e sabe das coisas, vai falar sobre o tema no Câmera 11 (Clique Aqui). É de lei Zé.
04-Barril de pólvora
O “bruxo” Carlos Sperança, antenadíssimo, traz o assunto à baila em sua “Sem Papas na Língua”. Com base num levantamento da Folha de Rondônia, Carlão coloca a coisa nua e crua. Final de um ciclo político, governador novo batendo à porta, festas de fim ano e carnaval logo ali, gente com mais dinheiro no bolso e a droga continua rolando solta. Das cadeias sairão os indultados cheios de boas intenções e o cidadão – o lado mais fraco – já se prepara para o embate. 750 novos PMs vão para as ruas. Se a inteligência trabalhou antes, iremos ver.
05-Chorando baixinho
O governador eleito Confúcio Moura, que está rodando pelo Brasil, chorou suas pitangas pelo blog - http://confuciomoura.blogspot.com/- preocupado com o jeito de andar do governo que está de muda. Passarinheiro, Confúcio sabe que passarinho de muda não canta ou não deveria. Não canta, não cria despesa, enfim, respeita a transição. Como nada pode fazer, Confúcio admoesta e recita Drummond: “No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho...” A vida às vezes é tão dura que nem mesmo a poesia nos alenta.
06-Chorando em alto e bom som
A nota é destaque do Zé Carlos no Banzeiros e apenas a complemento para registrar o aniversário de Estela Casara. Isso é presente. Seu filho, o beradeiro Lito trouxe o grupo Choro de Minas, do qual faz parte para a festa mas, com seu coração que só rivaliza em tamanho com o seu talento, Lito vai dar uma palhinha pra nós, sábado à noite no Espaço Cultural e relembrar o Chorinho na Calçada. Mais assanhados que mico de cego, nós, amantes da boa música, da noite, do Lito, do santo mé, iremos beber, alguns literalmente, do bom chorinho.
07-Enem: a lambança aumenta
"É um trem desgovernado" que deve ser parado para evitar que "descarrilhe", disse o procurador da República Oscar Costa Filho. Ele pediu que o Enem seja cancelado, por conta das medidas do MEC: aplicação de nova prova só para quem teve problema com as provas amarelas e permitir que os candidatos digam a ordem de correção. “Uma nova prova só para alguns viola o princípio de igualdade do concurso” e o ministro pode responder por improbidade e crime de responsabilidade por atentar contra "lisura do concurso público" caso coloque em prática as iniciativas anunciadas. E já se fala em licitação dirigida.
08-Mentiras por todo lado
Nunca se mente tanto antes de uma eleição, durante uma guerra e depois de uma pescaria. Da eleição temos como resultado prático a idéia de ressuscitar a CPMF. Da guerra – a cambial – o resultado pífio que o G20 costurou e que vai dar em nada. Da política interna o “espreme gato” dos partidos que apoiaram a candidatura Dilma por um naco maior de poder. De pescaria cada um conta a sua. Vejam o Sílvio Santos: pego na rede, se faz de peixe e adota a linha que Lula inaugurou: “Eu não sabia”. No Brasil de hoje, a mentira tem pernas longas.
09-Ser vice é...
Lula está fora do Brasil participando do encontro do G20, o seu vice, José de Alencar já estava internado e agravou a situação de saúde quando foi vitimado por um infarto. Na linha de sucessão, o presidente da Câmara, o Michel Temer, estava em Buenos Aires. Como estamos em tempo de paz, o país ficou acéfalo e, seguindo a linha de sucessão, o presidente do Congresso nem deu as caras. Ora, já que é assim, para que o vice? De Seul, Lula deu pitaco sobre o Enem e despachou eletronicamente. Não por acaso, o vice mora no Jaburu, nome da ave pouco vista, consome muito, voa alto e não canta. Assim como o vice.
10-Raupp no Via Sat
O programa Via Sat deste sábado (13), pela TV Candelária para todo o estado de Rondônia, entrevista o senador Raupp. Na pauta, o processo de ação penal por suposta prática do crime de falsidade ideológica nas eleições de 1998, sua ascensão ao comando do PMDB a partir de janeiro, a participação do PMDB no futuro governo Confúcio e no governo Dilma. Como é a praxe do programa, no último bloco o senador responde os questionamentos dos telespectadores. Via Sat ao vivo, sábado, pela TV Candelária – Rede Record. Imperdível.
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol