Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 13/08/10


 

Frase do Dia:

"Sob o silêncio, misturam-se, em amistosa cumplicidade, culpados inocentes e inocentes culpados. Já não há mais freiras no bordel" Josias de Souza

 
 

01-Desconstruindo

Admiro a inteligência de Zé Dirceu e mais, sua capacidade de construir discursos a partir de premissas falsas. “Boa parte da imprensa não se cansa de atacar a política industrial do Governo Lula, o BNDES e a Petrobras. Trata-se de uma clara tentativa de fomentar pânico na indústria e esconder o excelente momento econômico que o país vive às vésperas das eleições”. Ora, a maior parte da imprensa é pautada pelo governo, grande fonte de notícias. A crítica não. A crítica não prescinde da pauta. Contestatória na origem a crítica merece réplica e não a desconstrução ou diversionismo. E nisso Zé uma fera.  

 

02-Overdose eleitoral

Vem aí horário eleitoral. Um saco! Os candidatos vão mostrar um Brasil que não existe e um que não vai existir. Tudo mágico. A novidade é que o TSE liberou geral a aparição de candidatos à presidência nos programas de partidos aliados. Nada mais democrático e nessa o Serra sifu. Como a coligação do PT envolve um céu estrelado de partidos vamos ter uma overdose de Lula e Dilma. Vamos deixar combinado. Que paulada democrática, certeira, e imparcial do TSE. Um verdadeiro libera geral. Quem pode mais chora menos. Num ambiente desses, e com mais tempo na TV, Serra ganhar da Dilma, só por milagre.

 

03-Me um dinheiro aêê

Essa coisa de pedir aumento todo ano é a treva. E o STF resolveu clarear. Os ministros que recebem salário mensal de R$ 26.723 e querem reajuste de 14,79%, lutam agora pela correção anual. Ontem, o STF enviou ao Congresso projeto que prevê aumento do salário a partir de janeiro de 2011 e no texto a nova regra para correção a partir de 2012, mudando a forma como hoje é definido o reajuste salarial. Hoje, o STF envia o projeto ao Congresso que o aprova ou não. Pela nova proposta, o reajuste será feito anualmente na LDO e o próprio STF dizer qual será o novo valor. Vou levar essa odeia para o Everton Leoni. Eu digo quanto quero ganhar e ele que se vire para pagar. Será que ele aceita?

 

04-Usurpação de poder

O TCU meteu os pés pelas mãos e disse que vai rever as indenizações de perseguidos políticos. Tô pra ver constituição mais rasgada que a nossa. Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia, chiou e promete recorrer, negando legitimidade ao TCU que deseja meter a faca na bolsa ditadura. Sabemos todos que isso é uma picaretagem grossa mas, não é desrespeitando a constituição ou usurpando poder que a coisa funciona. Pior que a safadeza é atentar contra a Carta Magna. Um dia é por uma boa causa, depois a porta fica aberta para as desgraças dos mandatários de plantão. Que o TCU recorra ao STF.

    

05-Um chanceler trapalhão

A era Lula vai deixar uma marca: a trapalhadas do Itamaraty, Ontem o embaixador do Irã Mohsen Shaterzadeh, negou que o governo brasileiro tenha feito uma oferta formal de asilo aSakineh Ashtiani, condenada á morte, desmentindo o chanceler Celso Amorim. “Nós não recebemos de forma oficial pedido ou oferta alguma para esta senhora ser enviada para o Brasil. Não houve ofício por escrito, nota oral ou troca de notas, como é a orientação na diplomacia em casos assim”. Celso chiou: “No sei o que ele disse e não vou ficar agora discutindo isso, criando polêmica com o embaixador do Irã, sobre o que ele falou com a melhor das intenções”. Dica ao Amorim: fale com Marco Aurélio Top Top.

 

06-Direito relativo, constituição rasgada

O véião do PSol ia bem mas, trupicou na Globo. Na casa de enforcado falou em corda e meteu a boca por causa do seu avião classe econômica. Cortaram suas asas. Depois, quando teve oportunidade de falar, esqueceu que há Constituição um tal de “direito de propriedade” e saiu-se com uma pérola do MST: “Ocupação de terra não é crime”. Veja só, eu até estava achando o Plínio de Arruda Sampaio um sujeito interessante. Olhava para ele como se olha para o esqueleto de dinossauro e aí o veião me vem uma falseta. Foi como se o dinossauro ganhasse vida. Papo doido. Pode deitar que já morreu véião.  

 

07-Tratorando

Fedeu carbureto. A Procuradoria Regional Eleitoral de Rondônia ingressou com ação de investigação eleitoral contra o governador e candidato João Cahulla, seu vice Tiziu, o candidato a senado Ivo Cassol e suplentes. Todos na fila para sabatina sobre abuso do poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Surpresa não foi mas, eu esperava que as travas da chuteira fossem mostradas durante o período de impugnação da candidaturas. Se isso vai dar em algo, creio que sim. Afinal foi uma freada de desarrumar carreata. Aliás, essa história começa com a tal carreata de tratores. Baita dor de cabeça.     

 

08-Uma no cravo e outra na ferradura

Quem ficou de olho na agenda do presidente Lula sabe que na parte da manhã havia um compromisso particular. Lula gravou às margens do Madeira, cenas para um programa de apoio a Dilma Roussef. Claro que a gravação aconteceu fora do horário de trabalho do presidente que, como todo mundo está careca de saber, é das 8 às 18 hs. E se por acaso o presidente dedicou algumas horas como “marechal eleitoral”, com certeza vai compensar dando duro até tarde. O resto do tempo Lula só foi presidente. Lá em Mutum por exemplo ele não pediu voto para Dilma. Disse uma moradora: "Ele só perguntou se eu gostei da casa".

 

09-Dois lados de uma mesma moeda  

"Vivemos esse dilema diariamente. Se não emprestarmos quem vai emprestar? Agora, não faz sentido um país desse tamanho e o volume de demanda de investimentos ser atendido apenas pelo BNDES", disse um técnico do banco. "Não tem sentido o BNDES querer ser 'O banco'. Não é econômico, não é produtivo e não gera externalidade." Veja o que diz Zé Dirceu, no item 1 e o que diz a Folha, aqui. Ora, se no próprio BNDES a opinião é esta, onde está a “tentativa de fomentar pânico”? A moeda tem dois lados. É preciso ver os dois.

 

10-Sexta feira 13 da imprensa

Justiça seja feita. Lula não pediu votos para Dilma quando fez discurso aqui em Porto Velho. Seguiu à risca tudo o que estava na agenda menos no finalzinho. Espremidos no cercadinho em Santo Antonio os coleguinhas esperavam a hora de serem atendidos pelo presidente. Uma assessora avisou que fossem lá para fora que o presidente iria ter com eles. Eles foram mas, o presidente não. Sem mesmo um “by by see you tomorrow”, vazou da área. Mas quem se deu bem foi o Diário da Amazônia que conseguiu uma exclusiva e que você lê aqui

 Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)