Terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 10h49
Frase do dia:
"Não é preciso a certeza da culpa, mas indícios veementes, para evitar a contaminação do poder." – Edinaldo de Holanda Borges subprocurador-geral da República em artigo sobre o candidato que deve ter ficha limpa.
01-Tá difícil
Quando o desgaste público cai sobre os ombros de um político tudo fica tão difícil que até pontos positivos, trocam de sinal. É o que está acontecendo com o queridinho do mundo todo, Barack Obama. Escolhido como o Prêmio Nobel da Paz, Obama se mostrou surpreso, disse que não esperava a honraria mas, é claro, ficou feliz. Ocorre que a “tchurma” do contra – nas “estranjas” também tem disso – meteu a boca no trombone e caiu de pau no coitado, que se nada fez para merecer o prêmio, nada fez também para receber a traulitada geral.
02-Tá fácil
Quando a esmola é grande é bom desconfiar do santo. É o que faz o Brasil que estuda o que fazer com a valorização excessiva do real frente ao dólar e com o volume de dólares que entra no Brasil. A idéia é criar-se um Fundo Soberano destinado a absorver o excesso de dólares no mercado, com o lançamento de títulos de longo prazo do Tesouro Nacional. Mas, a decisão de oficializar esse fundo ainda não foi tomada porque nem o Ministério da Fazenda, nem o Banco Central têm segurança se seria conveniente um novo agente oficial no mercado de câmbio, além do BC. Trata-se de medida de precaução e se a oportunidade aparecer, o governo já terá um modelo pronto no forno. Tá com jeito que vai.
03-Tá indo bem
Recebi um e-mail reconfortante. Sabemos todos que o empresário só investe quando tem pelo menos 100% de certeza no horizonte econômico. A Alstom – gigante na fabricação de equipamentos para hidrelétricas – revelou numa nota à respeitável publicação Brasil Econômico: “Até o final do ano vamos inaugurar a quarta fábrica da Alstom no Brasil e será em Rondônia, o que facilitará o fornecimento de equipamentos para Belo Monte, se formos os escolhidos”. Só para avivar mentes, a Alstom é fornecedora de Jirau e Santo Antonio. De vez em quando ouço gente falando do “amargedon” pós usinas. Eu não acredito.
04-Tá indo mal
O Supremo Tribunal da Inglaterra emitiu semana passada sua primeira ordem judicial via Twitter, explicando que a rede social e serviço de micro-blogs era a melhor forma de notificar um "twiteiro" anônimo que fingia ser outra pessoa. "Creio que a decisão de emitir a ordem judicial pelo Twitter seja um marco", disse um professor Komaitis, da Universidade de Strathclyde. "Estão criando um precedente que se tornará referência para os outros". "A lei tende a ser um tanto lenta e burocrática e um tribunal deliberar em algo como o Twitter tão atual, mostra um comprometimento incrível." Dia desses falei que to fora desse negócio e terei companhia. Tem político que acorda antes das cinco da manhã para fugir do oficial de justiça. É degradante mas, absolutamente verdadeiro.
05-Tá amarrado
Parei de falar sobre políticas públicas de segurança e comecei a receber vários e-mails pedindo para voltar ao tema, além de “dicas” para sobreviver sem ajuda dos órgãos oficiais que vão da cerca elétrica, chaveiro para acionar o alarme do carro ao lado da cama, câmeras, parafernálias eletrônicas e a “engenhoca” que dispara a arma camuflada. Assim sendo, volto ao assunto e me estendo ao trânsito. Por onde andará o tal convênio do 5º BPM com a Prefeitura de Porto Velho? Qual será mesmo a dificuldade, impedimento, vontade, ou que diabo é que está a determinar que tal convênio não seja assinado? A quem interessa que tal não ande e não seja assinado? Será que o capeta é político? Credo...
06-Tá complicado
E lá vou eu de trânsito. A notícia está no Gente de Opinião e foi tema do Alerta Total do Augusto José. A situação chegou a um nível que qualquer pessoa tem um conhecido, amigo ou parente, vítima de acidente de trânsito em Porto Velho e a coisa tende a se agravar. Sem fiscalização, os rachas estão voltando e com eles, outros crimes paralelos como o uso de drogas e abuso de menores, com a omissão e leniência das autoridades, justo na Avenida onde está instalado o Detran, todos os finais de semana. Os nomes, placas de veículos e os pais dos menores que participam são conhecidos da polícia. Mas... quem vai encarar?
07-Tá de mal a pior
Pobre Venezuela. Tão rica em petróleo e com um Chávez tão pobre de idéias no comando. O discurso anacrônico, a caça a demônios invisíveis transformou o sargentão bolivariano num bufão internacional só respeitado e defendido pela “izquierda” burra. Dados do Banco Central da Venezuela são desanimadores: "Poderemos ficar este ano perto do 0% e provavelmente podemos decrescer". Em 2010, o país deve avançar 0,5%. Se em 2008, a economia cresceu 4,8%, nos dois primeiros trimestres de 2009 retraiu em 1% e 2,4%. Dentre as poucas medidas anunciadas está a criação de fundo para financiar alimentos e casas, dois pontos críticos. Enquanto isso ainda tem gente aqui que aplaude o bufão...
08-Pau na cobra
O governo anuncia que vai acabar com o monopólio do transporte coletivo aqui em Rondônia. Pelo que se sabe, transporte coletivo no Brasil é cartório, e está nas mãos de poucas empresas e empresários. Mas, o caso é que é promessa de campanha do Cassol e o discurso é pelo aumento da competitividade o que, em tese, pode levar à diminuição do valor da passagem. O que se espera é que o custo da licitação e os resultados compensem. Afinal, em Rondônia uma empresa – a Eucatur – atua há anos com um serviço seguro e de qualidade e trocar seis por meia dúzia ou menos, não é um bom negócio. A licitação será dia 17, ou seja, há tempo para acordos e acertos, se é que me fiz entender.
09-Pau no MST
É da competência da Abin – Agência Brasileira de Inteligência o monitoramento de atividades do MST mas, sabe-se lá por qual razão, foi a PF que investigou e descobriu o plano do MST para melar a posse de um governador que iria para a vaga de outros que havia sido cassado. Além disso a PF revelou a baderna já em curso preparada pelo MST em quatro pontos estratégicos. Tudo isso chega na hora em que o MST está na alça de mira e pouco antes da ida do ministro Cassel ao Senado explicar o inexplicável: repasses ao MST. E para complicar a CPMI arquivada por pressão do governo, ganhou “game over”. Pau no MST.
10-Por falar nisso...
Se você não tem tempo ou saco para ouvir a TV Senado, adianto a informação que será feita pelo ministro Guilherme Cassel quando for ouvido no Senado: O governo repassou ao MST ou melhor, às ONGS ligadas ao movimento, já que o MST não tem personalidade jurídica, mais de R$ 115 milhões entre os anos de 2004 a 2008. Nove entidades foram receptoras de convênios e contratos e a grana acabou no cofrinho do doido – mas que não rasga dinheiro – João Pedro Stédile e sua “tchurma”. Para entender: o valor destinado ao MST para fazer invasões é quase o mesmo que o de um avião de caça Rafale que a FAB tanto deseja. Ou seja, o MST ganhou um caça “armado até o talo” de presente e saiu pelo Brasil afora fazendo sua guerra particular no campo. E o povão pagando...
Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol