Quinta-feira, 14 de junho de 2012 - 14h41
Frase do Dia:
“Líderes do PT declararam que, para o presidente Lula, se fosse preciso entregar a cabeça do Agnelo para ter a de Perillo, que fosse feito.” – Deputado federal Bruno Araújo durante a CPI.
I-Miguel de Souza & Mário Português
Nos bastidores comenta-se que a idéia era colocar o empresário Mário Português da Distribuidora Coimbra como o cabeça de chapa. Mário teria topado ser vice, desde que o candidato fosse Miguel de Souza. Tacada de mestre do Miguel ao abandonar o frentão e escolher seu caminho. Acaba de viabilizar sua candidatura ao fazer uma dupla respeitável com o empresário, abrir espaço para acolher DEM, PTB, PP e somar um razoável tempo de TV. Afeito a obras, o engenheiro Miguel traz para a política soluções interessantes: Isola Nazif e Hermínio e se cacifa para polarizar no embate com Fátima ou quem vier.
II-Mariana criou asas
Baixíssima rejeição, – a menor entre todos os candidatos – jovem, carismática e mulher, fazem de Mariana Carvalho a grande incógnita dessa eleição. Mariana é a vice dos sonhos de qualquer candidato e foi aí que o PSDB e principalmente, Lindomar do Sanduba’s, enxergou a prefeiturável tucana de Porto Velho. Numa cidade como Porto Velho que elegeu Roberto Sobrinho saindo de 1% nas pesquisas, tudo pode acontecer e não digam que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Com Mariana pode cair.
III-Hermínio – ser ou não ser
Hermínio Coelho é um homem de sorte, mas sabe como ninguém quando e quanto arriscar. Entre o comando da Assembléia e a aventura de uma eleição, creio que o experiente político deve se balançar, até porque não é um jogo qualquer. Para viabilizar uma candidatura com chances de sucesso é necessário tempo de TV, vontade pessoal, apoio do partido ou coligação e grana. Muita grana. Hermínio nada tem de bobo e pilota ele mesmo sua carreira política. Se bem me lembro, Hermínio foi meio que posto contra a parede para aceitar a indicação do seu partido. Ou seja, havia ou pode haver uma dúvida.
IV-Fátima Cleide
Testada e aprovada nas urnas, Fátima parte para a eleição com a missão de juntar os cacos do seu PT para viabilizar a campanha. De fontes confiáveis recebi a informação de que está em andamento no PT um acordo que selaria a paz entre os grupos da Fatima e Roberto Sobrinho e que a aliança seria selada com a indicação do ex-Emdur Mário Sérgio –é assim com o Roberto – para ser o vice da ex-senadora. Além de inteligente em termos de co-existência partidária, o acordo deixaria Fátima de cara para o gol, caso o prefeito Roberto Sobrinho resolva completar suas obras e meter a cara na sua campanha.
V-Mauro Nazif
É bom de voto e se a bendita transposição sair mesmo até o final do mês, Mauro Nazif que segundo as pesquisas pontua sempre nas cabeças, estaria com a força renovada dos servidores públicos à sua disposição. Dr Mauro tem uma característica que lembra o tucano Serra: leva a decisão para o último segundo e com isso acaba se prejudicando por não conseguir fazer um bom arco de alianças. E o arco de alianças é determinante para do tempo de TV. E quem será o vice do Mauro? Alguém aí aposta?
.VI-José Augusto & Garçon
Segundo informações, Garçon será o vice do Dr José Augusto do PMDB. Diligente, trabalhador e bom de voto, Garçon que durante a campanha não para, dorme pouco e corre o trecho, teria tudo para empinar a sua própria candidatura. Falta grana ou o que? Desde que perdeu o mandato de deputado federal, Lindomar Garçon se lançou por um caminho diferente daquele que trilhava. De real nessa história só a afirmativa do senador Valdir Raupp de que o PMDB terá candidatura própria na capital. Detalhe: Dr José Augusto pode – independente de resultados – pacificar os peles curtas e cutubas do seu partido.
VII-Dalton di Franco
Será mesmo o jornalista Dalton di Franco, um candidato real, um balão de ensaio ou uma tentativa de aproximação com o PT da Fátima Cleide para uma dobradinha ou coisa do gênero? Difícil adivinhar depois da democrática decisão do partido que o escolheu e não ao outro colega jornalista, Celso Gomes. A democracia interna do PDT parece coisa dos tempos do Brizola e lembra a famosa frase do Henry Ford ao falar das características do T-Ford: "O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto."
VIII-E quem mais falta?
Á exceção do Pastor Aluizio ou outro nome a ser indicado pelo PSOL parece que a lista fechou e ficaram de fora três nomes que foram bastante incensados: Ivan Rocha, Dr Amado, Bosco da Federal e se quiserem podem colocar no mesmo altar o Odacir Soares. Acredito porém que nesse grupo aí de cima ainda haverá defecções. E se a coisa anda meio ruça para os candidatos a prefeito, como estará para os candidatos a vereador? Já é possível falar-se das chances dos novos e velhos nomes?
IX-Fora de controle
“CPI você sabe como começa, mas nunca como termina”. A frase bem conhecida e sob testes mais uma vez, está se mostrando real. Não que parlamentares sejam bons detetives ou que saibam investigar ou que conheçam mais que a polícia, nada. A atuação parlamentar ilumina pontos escuros com os holofotes da mídia e põe o bloco a rua. É o cruzamento de informações e as quebras de sigilos que importam. Sob pressão, o governador Perillo autorizou ontem seus sigilos, depois do governador Agnelo ter tomado a iniciativa. E a pressão pode levar Cavendish, e Sérgio Cabral do Rio a sentar no banco da CPI. Aí haja...
X-No answer
X1-E se no fim do mês não sair a transposição vai faltar dinheiro como fala o senador Cassol?
X2-O governo federal parece que resolveu nos desmamar e tirou a teta. Nada de ponte, transposição, gasoduto, recuperação da BR 364... Será que perdemos o encanto depois das usinas?
X2-A empresa que coleta lixo em Porto Velho está deixando bairros inteiros sem a coleta diária. Será que é isso que chamam de coleta seletiva?
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol