Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 14/11


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“O rei teve sorte porque eu não o escutei”. – Hugo Chavez, bufão da corte espanhola, portador de surdez seletiva e ganhador do troféu “Cala a boca Magda”

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Lágrimas de crocodilo:

O mundo encara a crise energética, o petróleo bate preços recordes e cada país busca uma solução para sua crise. A China pretende utilizar o carvão, a energia suja. O Brasil investe na bioenergia, flerta com a energia nuclear, mas precisa da hídrica. Rondônia está no topo com as usinas do Madeira. Leilão anunciado aparece a Ford Foundation e seus parceiros aflitos. Para eles somos índios e ribeirinhos ignorantes, correndo riscos que apenas a eles é dado conhecer, mas que constará de um relatório - quem sabe já pronto - com base naquilo que dirão terem ouvido de nós mesmos. Por trás “motivo$ inconfe$$ávei$”.

 

02-Não quero conselho. Sei errar sozinho:

Um louco cria a reserva Raposa Terra do Sol, outro permite a venda de nossas terras a estrangeiros e sem limite. Vão surgindo reservas de poucos índios e muitos gringos nos sitos sobre jazidas minerais. Pagamos à Termonorte produzindo ou não energia. Ou seja: usamos mal o que temos. Porto Velho já teve área cercada e a bandeira dos EUA hasteada, como se não fosse parte do Brasil. Mas, de novo não! Os fazedores de relatórios chegaram. Como brasileiro, posso e devo criticar o meu governo. Pode ser um governo ruim ou não, mas é nosso. Sou cidadão investido das garantias constitucionais da nossa Constituição. Sou capaz. Tenho o direito de errar sozinho sem relatórios, sem gringos, sem “stops” .

 

04-Mais um Raupp turbinado:

Com um atraso considerável, a justiça determinou que Ramiro Negreiros deixe a cadeira de vereador. Em seu lugar assume Émerson Castro do PMDB atual secretário da SEMES que vai fazer uma ponte para Assis Raupp assumir a vaga em definitivo. Com isso outro Raupp é fortalecido para iniciar sua carreira política e já com uma base eleitoral bem definida, já que se instalou em Jacy-Paraná. Emerson Castro avança várias casas no tabuleiro político da capital, e passa a ter um espaço maior sob o guarda-chuva do casal Raupp. Pode dar rock.

 

05-Valdir Raupp - a estrela sobe:

Mineiramente, desconversando, indicando outros nomes, o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp vai sendo levado para o centro do banco, num movimento que lembra a brincadeira infantil de “espremer a gata”. Seu nome foi detonado no momento em que esteve à frente da tropa de choque do Renan, mas num efeito contrário, Raupp mostrou suas qualidades como articulador político confiável. Seu nome tem o apoio de Sarney, é bem aceito no Planalto, no PT e no Senado, onde figura como a nova estrela do PMDB. Escolado, porém, nega ou cala.

 

06-Batendo cabeça:

Tida pelo ministro Temporão como uma saída para melhorar a qualidade do atendimento na saúde, a PLP que permite a contratação de funcionários públicos pelo regime celetista está na mira dos deputados federais. A oposição, diz que é inconstitucional, e a base governista cobra a inclusão de regras mais claras para o novo modelo. “Do jeito que está, o projeto é um cheque em branco. Queremos definir limites”, reclama Eduardo Valverde. Ele defende alguma garantia a ser utilizada no momento da demissão. Sem a estabilidade do serviço público, o novo empregado do governo terá tratamento igual a qualquer trabalhador da atividade privada.

 

07-CPMF num beco sem saída:

Ao PSDB e DEM, não importa ganhar ou perder. Importa apenas castigar e desfigurar o rosto do adversário, pois nem governo nem oposição vencerão a luta por nocaute. Importa o placar moral. Aquele que vai rechear os discursos oposicionistas durante as eleições contando a luta contra a CPMF. O opositor apoiado por Lula terá como bandeira anunciar o fim da CPMF no primeiro dia de governo. A oposição sabe que perde a luta por pontos, mas continua catimbando. Luta feia. Para o Zé de Nana é como brigar com bêbado: “Se ganhar, ganhou de bêbado. Se perder perdeu de bêbado”. Mesmo se o governo ganhar, perde. 

 

08-Evo Morales fazendo escola:

O governo quer mais da metade das receitas do petróleo da mega-jazida de Santos. O leilão de 41 lotes da área foi suspenso para que se estabeleçam novas regras. As empresas que ganharem o direito de exploração terão de pagar mais, pelo que conseguirem extrair. Hoje elas recolhem 50% aos cofres da União. 10% provém de royalties e 40% da "participação especial" quando as reservas são grandes ou de alta produtividade. "O Estado quer um contrato em que ganhe mais", diz o presidente da Petrobrás Sérgio Gabrielli. Pois é: Vivendo e aprendendo. Valeu Evo, o mestre.

 

09-Exploração de florestas em Rondônia:

O governo lança hoje o edital para exploração da Flona Jamari, em Rondônia. Serão 96 mil hectares divididos em três lotes, na área escolhida para conter a pressão de desmatamento. O prazo para entrega de propostas termina em 9 de janeiro e só as empresas brasileiras participam. Os vencedores vão explorar por 40 anos e gerar renda R$ 2,8 milhões por ano. Foi só falar em “exploração” e minha paranóia voltou. Continuo com pé atrás, mas o Zé de Nana acha que é só piração da minha cabeça. “É que cachorro ofendido por cobra, tem medo de lingüiça”. Deve ser isso então, mas acho que tem coisa.

 

10-Oxigênio para o gás:

Reforço de peso ontem na Câmara dos Deputados. Moreira Mendes dez um duro discurso ontem sobre o apagão e disse: "Antes de ser fundamental para Rondônia, o gasoduto é uma obra estratégica para o Brasil. Está mais do que provado que a bacia de Urucu possui reserva de gás mais suficiente para suportar um projeto dessa envergadura. Na bacia de Urucu, são produzidos, queimados e reinjetados nos poços 9,9 milhões de metros cúbicos de gás todos os dias. Estamos enterrando nossas riquezas. Isto é um crime!". Gasoduto Já!

 

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)