Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 14/11/09


 
Frase do Dia: 

"A educação é condição sine qua non para o crescimento. Eu digo sine qua non porque, se o Caetano Veloso fala sine qua non, o Lula também pode falar". – Lula matando Caetano Veloso na unha... Ou não... 



01-Reflexos do apagão I
Mais estranho até que o título acima, a guisa de continuidade, foi a fala de Lula sobre o apagão. Justo quando Tico e Teco haviam engolido a desculpa de “raios e ventos”, Lula deu um “ré de fasto” e disse que só as investigações vão determinar as causas do apagão. Ai de nós... Lula descartou uma sabotagem e, sobre novo apagão, disse que "as coisas só não têm chance de acontecer se Deus não quiser". Tadin dos dois gênios que governam minha cabeça. Ai, ai... 

02-Reflexos do apagão II
Nesta sexta, o corregedor do Senado, Romeu Tuma, apresentou oficio à Mesa Diretora da Casa com o pedido para que a PF seja convocada a participar das investigações sobre o apagão. No ofício diz que a PF tem peritos qualificados para investigar o ocorrido. Olha o “tamãi do rolo”: O MPF vai investigar, Lula diz que o povo deve se orgulhar do sistema robusto, Lobão uivou dando o caso por encerrado. Até agora ninguém perguntou nada aos engenheiros. Eles sabem. Mas se a idéia é só empurrar o lixo debaixo do tapete, basta chamar o zelador. 

03-38,9. Impossível contestar
Um professor de estatística me ensinou um truque. Ao apresentar um resultado estatístico, não despreze os decimais. Números fracionados após a vírgula dão credibilidade ao resultado. Números redondos lembram balanços fechados no martelo O Brasil anunciou hoje que a meta para a redução na emissão de CO2 é de 38,9%. O velho professor Loureiro baixou na hora. Por que não 39%? Não há explicação. O resultado é fruto de profundos estudos ambientais, de análise das variáveis desconhecidas dos pobres mortais. 38,9% nem mais nem menos. 

04-Efeito Marina. Impossível contestar
Semana passada o ministro Celso Amorim do Itamaraty e Dilma Roussef, de há muito, ex-ministra da Casa Civil e atualmente mais para pré-candidata oficial do governo, puseram o midiático Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, num freezer, junto com a sua pregação messiânica para que o Brasil adotasse como meta, 40% de redução nas emissões de CO2. A tarefa seria fácil não fora uma pedra chamada Marina Silva e seu discurso ambientalista, importante demais para ser desprezado. 40%, nunca! Mas, que tal algo como 38,9%...? Fechado! 

05-Como produzir um apagão
A análise curricular dos “cabeças gordas” do setor elétrico no Brasil, ajudam a entender como é que se faz um apagão mesmo com energia e investimentos suficientes. O ministro Lobão de Minas e Energia, é jornalista, advogado mas, antes de tudo, político. Seria bastante já que é o “cabeça gorda mor”. Olho os outros e. tristeza! A grande maioria é da cota dos partidos, postos nos cargos por caciques sem qualificação ou algum cacoete para o cargo. Nos conselhos das empresas de energia mais do mesmo e, eis os ingredientes para fazer uma – perdoem-me mas, não encontrei outro termo – merda dessas. É osso barão! 

06-Jogando areia no que o Lobão fez
"Houve um curto-circuito nos três circuitos que vêm de Itaipu", disse o ministro Edison Lobão. Aí o INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais jogou areia: “embora houvesse uma tempestade na região próxima a Itaberá, com atividade de raios no horário do apagão, as descargas mais próximas do sistema elétrico estavam a aproximadamente 30 km da subestação e cerca de 10 km distantes de uma das quatro linhas de Furnas de 750 kV e a 2 km de uma das outras linhas de 600 kV, que saem de Itaipu em direção a São Paulo. A nota completa está aqui. Cá prá nós, entre o que diz Lobão e a nota do Inpe, fico com a nota. 

07-O Brasil que decola
A respeitada colunista Lúcia Hippolito, fala da reportagem de capa da revista The Economist, a mais importante revista do mundo. É um retrato em preto e branco do país, sem ufanismo ou pessimismo. A leitura é interessante para aqueles que querem saber como o mundo nos vê, desprovido do olhar naturalmente comprometido que nós brasileiros temos, até por vivermos o dia a dia e estarmos impregnados daquilo que é colateral. Aqui Lúcia Hippolito e aqui, a reportagem de The Economist em inglês. Uma leitura que vale a pena. 

8-Mas..., e se fosse um cubano?
O italiano Cesare Battisti entrou em greve de fome. A idéia é pressionar Gilmar Mendes que na próxima semana vai revelar o seu voto para mandar ou não o homicida para sua terra. Sem entrar no mérito, acho estranha a briga de tantos políticos para proteger o “anjo”. Deve? Que pague na sua Itália. De bandidos estamos bem servidos. De greve de fome, idem. E compulsória pelos grotões sem o alarido político. E que tal dar à Itália o tratamento isonômico com Cuba? 

09-Palpite infeliz
Numa entrevista à Rede TV, Lula foi enfático ao falar de mensalão: "Foi a maior armação já feita contra o governo". Saí catando notas antigas para entender como teria sido a armação sem sucesso. Claro, se o próprio Lula disse que vai se inteirar do assunto depois de deixar o Planalto... Ora, se Lula com todas as informações, não sabia antes e não sabe hoje, como saberá depois? E, como perguntar não exige resposta imediata, lá vai: de onde surgiu a armação? Lula já disse que foi traído. Por quem? Só os amigos traem. Os inimigos matam. 

10-Upgrade no MPF
O MPF acaba de dar um passo importante ao reconhecer na carta de Natal que: a) “É fundamental valorizar o papel da Política no Estado Democrático de Direito; b) A jurisdição constitucional desempenha missão importante na proteção dos direitos fundamentais e na construção do Estado Democrático de Direito. Porém, o sentido da Constituição também é definido por todos os poderes constituídos, em diálogo com a sociedade civil; c) É imprescindível que o MPF utilize instrumentos modernos de gestão, notadamente ferramentas de planejamento estratégico, para cumprir sua missão constitucional. Entre elas, é imperioso que possua indicadores quantitativos e qualitativos precisos e confiáveis de sua atuação”. Não entendeu? Tradução o MPF se nivela como quarto Poder para decidir e agir, ao se aproximar dos outros três. E isso é bom!  

Comentários e sugestões para: leoladeia@hotmail.com 

Léo Ladeia  -  leoladeia@hotmail.com  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)