Quarta-feira, 16 de abril de 2008 - 15h35
FRASE DO DIA – – "Reafirmamos a posição do PT, desautorizando que qualquer manifestação que tenha caráter meramente pessoal seja vinculada à posição partidária." – Nota oficial do PT sobre o 3º mandato.
Pauta política de 01 a 10
01-Caso Maurinho:
Chovia muito o que me ajudou na acertada decisão de não ir à sessão da ALE para ouvir o deputado Maurinho, acusado de “gafanhotagem”. Nada de novo, nada de revelações bombásticas. O deputado seguiu a cartilha de todo político acusado de alguma falta: vestiu a capa de vítima. A Corregedoria irá investigar e Maurinho irá mostrar que fala a verdade. Afinal, errar é humano e persistir no erro é burrice. Mas se achar alguém para carregar a culpa, isso não tem preço
02-Alto Madeira – 91 anos:
Vinho, constituição e jornal quanto mais velhos, melhores. Ontem o estóico Alto Madeira completou 91 anos e comemorou com mais uma edição. “Um privilégio de poucos”, lembra Sperança. Privilégio também dos leitores que constroem sua história. A luta diária, marca da sua existência, se mostra em cada edição e só eleva seu conceito perante os leitores. O Alto Madeira é hoje uma instituição e que deve ser preservada. Compre, assine, leia e preserve o Alto Madeira.
03-Boca aberta:
O despreparado Haroldo Lima, diretor da ANP, negou que tenha anunciado um novo megacampo em Santos, culpou os especuladores e diz: “Ninguém quis especular. Os especuladores é que quiseram especular. Uns ganharam, outros perderam. Os que perderam estão chateados e tentando mobilizar a imprensa para tentar criar um espalhafato em torno desse assunto”. Faz-se de bobo o Haroldo ou é bobo mesmo? Difícil precisar. A diferença entre o gênio e o idiota é que o gênio conhece os seus limites e o Haroldinho não.
04-Reforma ou “deforma” tributária:
Quem primeiro se levantou contra a reforma tributária nos moldes propostos foi o secretário Genaro Andrade da Sefin. Ontem li o estudo do Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Genaro está certo. Quase 40% dos municípios perderão receitas do ICMS se for aprovada a mudança na forma de distribuição da arrecadação utilizando-se o critério populacional. Rondônia e estados do norte com baixa densidade populacional ficarão literalmente perdidos no mato. Ponto para a classe política atrelada a São Paulo e grandes metrópoles. E ainda chamam a esse estrupício de reforma...
05-Rebelião franciscana:
Uma "rebelião de araque" na base do governo obrigou a CPI da Tapioca a atender o pedido da oposição para liberar o acesso aos gastos sigilosos da Presidência da República. Mas, o objetivo oculto não é conhecer o segredo das contas e sim é barganhar cargos e pedidos ao Executivo. Um dos alvos é uma diretoria de Furnas que interessa a um grupo mineiro. O governo vai ter que dar ou até já deu, por diversas razões que não cabe aqui enumerar e, até porque São Francisco ensina que “é dando que se recebe” Amém.
06-Fechando a porteira:
Por decreto, o governo proibiu a celebração de convênios e contratos com entidades privadas sem fins lucrativos e ONGs que tenham autoridades do Legislativo, do Executivo e do Judiciário como dirigentes, bem como seus parentes de até segundo grau. Estão proibidos também, convênios com ONGs ligadas a servidores públicos e seus parentes e órgãos e entidades estaduais e municipais em valor inferior a R$ 100 mil. Fecharam a porta depois do roubo ter sido feito. Só pra variar.
07-Só com carteira assinada:
A estatal Furnas terá de demitir 4.300 funcionários terceirizados, substituindo-os por concursados, segundo decisão tomada ontem pelo TST. A Justiça deu o prazo de 30 dias para que a empresa cumpra a sentença. Furnas vai recorrer da decisão. Por aqui a SOPH, que administra o porto, tem 10 dias para cumprir um acordo homologado, para extinguir todas as contratações de trabalhadores comissionados, feitas sem concurso público. Coisa estranha, até parece guerra contra os cabides de emprego. Do jeito que a coisa vai, vão acabar querendo moralizar de vez e acabar até com o nepotismo.
08-D. Dilma vai para o trono:
A oposição aproveitou o cochilo da base governista e a ministra Dilma irá depor na Comissão de Infra-Estrutura sobre o dossiê do FHC. Nenhum dos aliados do governo acompanhava a sessão da comissão quando foi feito o pedido. Mais tarde, o líder do governo no Senado, Romero Jucá, ameaçou “'esterilizar” as comissões presididas pela oposição, retirando delas os parlamentares da base governista. Tradução: seria um “vaza geral” deixando a oposição sozinha
09-Revendo um erro:
O mais importante julgamento que a Fazenda Nacional enfrenta neste ano tem impacto negativo potencial de R$ 60 bilhões para os cofres públicos, ou seja, uma e meia CPMF/ano e deve começar em breve no STF. A decisão contra o governo é tida como líquida e certa por tributaristas famosos do Brasil. Em jogo estará a cobrança de um imposto sobre outro imposto. O STF irá dizer se o ICMS faz parte da base de cálculo da Cofins, que incide sobre o faturamento.
10-Oxigênio para o gás:
Informações de dentro da Petrobrás dão conta de que o problema de Urucu não é a falta de gás ou petróleo e sim a decisão de se investir em prospecção em áreas onde os estudos dão conta de imensas reservas, no litoral de São Paulo ao Espírito Santo. O anuncio de mais uma mega-descoberta confirma a direção tomada. Sobre a construção do gasoduto estou coletando informações, junto à Eletrobrás e Petrobrás. Vamos lá Gasoduto Já!
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol