Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 16/06/10


 

Frase do Dia

"O presidente não escala meu time e eu não escalo o ministério."Relembrando o Jornalista João Saldanha nos anos de chumbo, demitido antes da Copa de 70.       

   

01-Sapateando na desgraça

Ontem, apesar dos avisos, a BR319, ali no bairro da Balsa foi fechada. As 157 famílias que não concordam com a transferência e/ou valores de indenização, estão sendo insufladas por um grupo e, na contramão da via para solução dos seus interesses, se deixando levar pela conversa fácil. Ontem o Dnit publicou uma nota mas, o grupo quer o Paggot no meio da rua. Ao fechar a BR atrapalham a vida de muitos e as próprias, na medida em que o movimento ganha a antipatia da sociedade. Em ano eleitoral a bandeira em defesa de fracos e oprimidos é desfraldada sem compromisso e isso dá voto. Conseguir a casa ou melhorar a indenização é mera conseqüência. Judiação...    

02-Construindo soluções

É mais fácil o discurso mas, o ideal mesmo é sentar com a população que mora em área de risco, invadida, em condições degradantes e propor ações junto ao Dnit, para uma solução mais favorável. Mais que desejável, é possível e as autoridades sabem disso. Não é preciso usar humildes como massa de manobra ou buchas de canhão. Por trás desse movimento batido, conhecido de todos há um forte componente político eleitoreiro. Resumo da ópera: a ponte será construída, o bairro sofrerá transformações e a classe política pode ajudar falando a verdade. Sem sapateados ou bloqueios.   

03-Tiraram o bode da sala

O governo fez uma bondade e concedeu aumento de 7,7% para aposentados e vetou o fim do fator previdenciário. Para dar o aumento, vai cortar emendas parlamentares e todo mundo sabe o que isso significa. Cortar hoje para liberar quando for preciso fazer um acordo. Mas, sobre o fim do fator previdenciário, o veto. Para os aposentados, o que importa é o aumento e isso dá voto. O "fator previdenciário" é algo desconhecido para a maioria das pessoas. Ninguém liga muito. Não tira voto mas, é uma regra que, na maioria dos casos, reduz o valor da aposentadoria de quem para de trabalhar mais cedo e se aposenta por tempo de serviço.  E o “bode bolchevique” foi retirado da sala.

04-Ah essa democracia relativa...

O ministro Henrique Neves do TSE carimbou o passaporte eleitoral do PSDB e multou o partido em R$ 10 mil por propaganda eleitoral negativa contra Dilma. Mais que justo, necessário. Os tucanos inventaram um site, o www.gentequemente.org.brque publica muita coisa, desde que seja contra Dilma. O PT irou e foi à justiça alegando que o site é mantido por pessoas ligadas ao partido. Além da multa, os tucanos devem retirar do ar os comentários ofensivos. Claro que da decisão cabe recurso. Claro que é estranha a decisão contra o partido e não contra pessoas. Claro que isso vai dar rolo posto que muito do que está no site é mera colagem de publicações da imprensa. E agora José?

05-Chavez: Muy amigo

Um bolivariano barco venezuelano levou 60 contêineres de alimentos a serem doados ao Haiti mas, teve que dar o “ré de fasto” com a carga. O sargentão mandou comida fora do prazo de validade e o barco foi impedido de atracar na República Dominicana.Há poucos dias achados mais de 2.000 contêineres com alimentos importados pelo governo fora do prazo de validade ou já podres em Puerto Cabello, o principal porto do país. O rango era de responsabilidade da Pdval, subsidiária da estatal petroleira Pdvsa criada para, de forma bolivariana, comprar e distribuir alimentos. Tudo a ver: petróleo e comida estragada. Aí o sargentão cresceu: quer investigação implacável. Faz-me rir...

06-Mania de perseguição

Um documento do PT para a militância prega: "A oposição e seus apoiadores nos meios de comunicação já demonstraram, por diversas vezes, estar dispostos a absolutamente tudo para tentar ganhar as eleições". Calma. A democracia pressupõe escolhas e “toda unanimidade é burra”. Em outro trecho: "Farão de tudo para levar a eleição ao segundo turno, apoiando outras candidaturas, estimulando a judicialização da política, usando os grandes meios de comunicação como boletins de campanha, atacando os direitos humanos, torcendo para que a nova etapa da crise internacional altere para pior as condições do Brasil, produzindo crise cambial, alta de juros e primarização de nossa pauta de exportações." Calma... Que mal faz o segundo turno?

07-Mania de perseguição

Lembro que, ao contrário do que podem pensar os intelectuais do documento, o Brasil foi descoberto em 1500 e chegou até aqui, aos trancos e barrancos, pelos acertos e os erros de muitos, inclusive deles. Quanto à imprensa, o que querem? Que não se toque no caso do Maranhão, que não se divulgue a greve de fome do Dutra, ou que Lula foi multado pelo TSE? O pior da imprensa é o silêncio. Bem mais até que a parcialidade, que aliás, existe de ambos os lados. Vale lembrar que o espetacular desempenho da Dilma nas pesquisas, deve-se também à sua exposição na mídia. Paga e não paga.

08-Caixa de Pandora

Lembram-se que Durval Babosa, o garganta profunda do Arruda, disse durante a crise “o rolo compressor vem aí”? Pois é. Veio o rolo compressor e as escavadeiras. E não é que no jardim da casa da Promotora Deborah Guerner havia um cofre enterrado? O conteúdo ainda é mistério mas, já se sabe que haviam memórias de computadores e memória de computador tem o péssimo hábito de armazenar coisas que deveriam ser esquecidas. E Pelo andar da mula veia, ainda tem muito mais malfeito escondido.

09-Uma excelente notícia

Tremei canalhada. O presidente Lula sancionou a lei que permite o monitoramento eletrônico de presos. Caberá agora ao Ministério da Justiça definir se o rastreamento será feito por meio de pulseira ou tornozeleira. A emissão dos sinais eletrônicos permite saber a localização precisa do preso. Com a medida, o governo espera liberar 80 mil presos condenados por crimes de menor gravidade. Taí, falou minha língua. A lei apesar dos 13 vetos presidenciais é o maior avanço em segurança prisional que o país experimentou. Chega de gastar dinheiro bom com preso ruim. Parabéns. 

10-Foi dureza

Não morro de amores por futebol pela TV. A babação do Galvão me fez mudar para a Band e fiquei de cara com o Neto. O papo é tão antigo que ele deveria ser chamado de Avô. Apertei o Mute mas,  meu cachorro não gostou da idéia. Os fogos assustaram o bichinho que saiu procurando um canto para se esconder. Encontrei-o dentro dum guarda-roupa tremendo de medo. Jogo ruim, feio cujo placa moral foi 0 x 0. Acho que vou seguir o exemplo do meu cão. Na próxima partida vou apertar o mute e entrar no guarda roupa. Ele fica livre dos fogos e eu fico livre do Neto, do Galvao e do Dunga.  

Fonte: Léo Ladeia. -   leoladeia@hotmail.com
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)