Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 17/04/09


 
Frase do dia: 

"No início, fiquei chocada e sem entender." Eliane Brum, repórter da Época e seu chocante pedido de desculpas a uma sua “entrevistada e família”.

01-Previsível
De férias curtas, sem lenço, sem documento e assim meio desligado, vou-me inteirando de fatos, lendo e ouvindo e dei de cara com os mototaxistas em briga com a polícia. Não poderia ser de outra forma. Ainda no avião a versão da revista Época e o desabafo da nova moradora de Porto Velho enganada, disse, pela repórter. Já é um bom começo para quem pretende ficar aqui. Não sei quem é o autor, mas, o certo é que alguém já disse que se as pessoas soubessem como são feitas as leis e as salsichas, não consumiriam nem umas, nem outras. Vale também para certo tipo de imprensa. Vale a pena ler o desabafo da nova moradora - www.tudorondonia.com.br - e o artigo de Neuza Tezzari no site www.rondoniagora.com. Os dois lados da moeda esquecidos pela Época.


02-Lá e cá
Salvador a decantada capital da Bahia tem mais de um terço da população morando em favelas. Com pouca chuva a cidade vira o caos, o mau cheiro se espalha, flanelinha, (já há até sindicato de guardadores), lixo, mau atendimento, carestia, escolas sem professores... Some-se a tudo isso o sub-emprego, a mendicância, as drogas, o trânsito engarrafado, crianças abandonadas, o gueto e nem o baiano, tão orgulhoso de sua capital, agüenta mais. Até as praias – belas mas, poluídas – deixaram de ser atrativas para o “meu rei” e o “meu dengo”, que “se picam” para a Linha Verde.. Até nas obras é a mesma coisa. O metrô de Salvador fez aniversário de paralisação das obras. Nove anos sem direito a bolo. É assim no Rio, São Paulo, Recife, às vezes debaixo dos narizes já acostumados e insensíveis, de repórteres e moradores. Novos e velhos. Agudos ou crônicos.

 
03-Mototáxis
Nem tudo é tão ruim que não possa ser piorado. E piorou. Além dos problemas para instalação do serviço, os mototaxistas – que atuam de forma irregular e precária (veja vídeo) – arranjaram outra dor de cabeça: o mototaxista pirata. E se dispõem a ajudar a polícia a identificá-los para coibir o abuso. A coisa é tão surreal que lembra a velha piada do cidadão que foi preso por ter prestado queixa ao delegado contra o bicheiro que não lhe pagou o milhar premiado. País “sui generis” o nosso onde traficante cheira, prostituta goza, cafetão se apaixona e pirata se queixa à polícia. E agora como separar o joio do joio? Ora, se pirata da perna de pau pode, o do olho de vidro, não pode? Por falar em pirata, o que tem de político tirando uma de “papagaio de pirata”, não tá no gibi.


04-Sobrando pais para filho de viúva rica
Nem vou entrar na discussão sobre a legalidade. O deputado Tiziu Jidalias apresentou uma PEC colocando sob as asas protetoras do estado, os distritos municipais de Rondônia. Segundo Tiziu, a PEC segue o exemplo do que foi feito no vizinho estado de Mato Grosso. E como perguntar não paga “royalties”, lá vai: porque agora, quando a crise bate às portas e prefeitos e governadores choram pitangas com a redução dos fundos de participação? Por que a bondade? Se a esmola é grande até santo desconfia. Isso lembra a história da viúva cheia de filhos que vivia ralando para sustentar a prole sem receber ajuda de ninguém. Um dia a viúva recebeu a notícia que era dona de considerável fortuna deixada pelo indigitado defunto. Com a notícia chegaram os protetores, amigos e a lista de pretendentes a casório. Coincidência: na historinha o nome da viúva era Jaci...

 
05-A fila andou
Roseana Sarney assumiu o governo do estado do Maranhão. Defenestrado pelo TSE, Jackson diz que só larga o osso à força e continua na residência oficial esperando que um milagre ocorra. O problema é que nas igrejas do Maranhão só tem santo fazedor de milagre para a família Sarney. "Entendemos que não podemos ser cúmplices do desrespeito da vontade da maioria da população. Nos resta resistirmos no Palácio para que a população reflita sobre o que estão fazendo com o Estado. Estou defendendo a Constituição, que jurei respeitar e defender". Pelo andar da carroça, a roda empenou de vez e o TSE, surpreendentemente ágil, fustiga os cavalos. Sei não, sei não... A tal da fila está andando, o carrasco na espera e tem muita gente suando frio.


06-Tucanadas 
POLÍTICA & MURUPI 17/04/09 - Gente de OpiniãoDois próceres tucanos com posições antagônicas me confirmaram que a entrada do governador Cassol no partido “melou de vez”. Cassol apesar de tido como “sem partido”, é, e deve continuar filiado ao PPS com seu grupo, se não pela questão ideológica, pelo tempo precioso no horário eleitoral gratuito. Trocar o PPS por um partido com menor tempo não faz qualquer sentido para um político com sua experiência. Ademais, Cassol mesmo não entrando no PSDB, estará ligado ao partido em função da aliança firmada em nível nacional pelo PSDB, DEM e PPS, para apoio à candidatura Serra. O problema dessas alianças é que, firmadas nacionalmente, não representam à época das eleições, o retrato que se espera revelado. A coisa é tipo centopéia: uma só cabeça e inúmeros pés mas, diferentemente do bicho, cada um voltado para uma direção. Bicho estranho!


07-Num tô entendendo...
O raio da BR 319 foi construída em 1973 e aberta ao tráfego em 1976. De lá para cá, em função dos mesmos problemas que levaram nossa malha viária ao sucateamento, a BR 319 sucumbiu e deixou de existir. O período de sua existência foi curto e logo o “esquemão das balsas” já estava n’água. Se nada foi feito para preservar a rodovia, nada foi feito também para regulamentar os portos fluviais da região e a coisa ficou assim tipo “raposa cuidando do galinheiro”. Agora os eco-xiitas apareceram com suas bandeiras verdes como dólares falando de desastres ambientais mas, sem sequer apresentarem um discurso a favor das hidrovias. Conversa para inglês ver. Quem é da tribo e não conhece o cacique não é da tribo. Nós daqui conhecemos bem o cacique e o pajé.


08-Oh! Não! De novo?
Vez ou outra surge um maluco com uma idéia esdrúxula e faz escola. Irado com FHC, o topetudo governador mineiro Itamar Franco decretou a moratória de seu estado por 90 dias, no primeiro dia do seu governo. Achando pouco, em outubro de 1999 o “topetudo” determinou que a PM mineira realizasse operações militares na área de Furnas, em protesto contra a privatização da estatal. Coisas de Itamar que vê Minas com um país dentro de outro. Agora é a vez do Jackson no Maranhão entrar para o folclore político. Defenestrado do poder pelo TSE e, tendo a Roseana Sarney tomado posse, o ex-governador virou-se no “zezêu” e disparou na lata: “Só deixarei o Palácio, arrastado ou morto”. É por essas e outras que somos taxados “pelaí” de República das Bananas. Tudo isso apesar da sentença judicial. Agora imagine se essa moda pega... Éraste!


09-Senado: a cada dia uma nova agonia
Já está pautada a nova dor de cabeça no Senado para a próxima semana: a farra das passagens aéreas. E, como “desgraça pouca é tiquim”, a Câmara dos Deputados já está contaminada. Nome do vírus: Adriane Galisteu. Um deputado lá do Rio Grande do Norte, Fábio Faria, resolveu bancar a viagem da beldade e se deu mal. Três repórteres, Lucio lambranho, Edson Sardinha e Eduardo Militão – Ô raça! Como diz o Zé Carlos – meteram-se a fuçar onde não deviam e descobriram o mal feito. O deputado deu uma de João-sem-braço e revelou que a moça era sua companheira à época, aliando bom gosto à falta de juízo para escapar do apuro. Mas, o pior está por vir. Gilmar Mendes, presidente do STF, comprou uma passagem com seu cartão de crédito e, sem mais nem menos descobriu que era usuário de passagens da cota de um deputado da Bahia. Olha só o rolo.


10-Bla-bla-bla e besteirol
O folclórico senador pelo Piauí, Mão Santa, fez hoje seu milésimo discurso. Senador desde 2003, o homem é uma máquina de falar sobre qualquer assunto, apesar de sua baixa contribuição em termos legislativos. Seguramente quem ouviu o seu primeiro discurso pode prescindir dos outros 999, pois a cantilena é a mesma. Mão Santa recebeu elogios do presidente do Senado, Ribamar Sarney e de outros folclóricos ou menos conhecidos, como Geraldo Mesquita, Heráclito Fortes, João Tenório, Garibaldi Alves, Gim Argello e João Durval pelo feito. Um feito que apenas se rivaliza em importância com o milésimo gol do jogador de futebol Romário, ou com o recorde do chinês Dong Changsheng que puxou um carro de 1,5 tonelada usando cordas enganchadas nas pálpebras inferiores de seus olhos. Desculpem-me por usar o espaço mas, a causa é relevante.

Fonte: Léo Ladeia / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br  
leoladeia@hotmail.com  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)